Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3628
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação profissional no Brasil (2003-2012): uma análise das categorias trabalho e empregabilidade presentes no PROEJA, E-TEC e PRONTATEC
Autor: Pinto, Leila Terezinha Corbari 
Primeiro orientador: Zanardini, Isaura Monica Souza
Primeiro membro da banca: Zanardini, Isaura Monica Souza
Segundo membro da banca: Amorim, Mário Lopes
Terceiro membro da banca: Deitos, Roberto Antonio
Resumo: Realizamos neste trabalho a análise das categorias trabalho e empregabilidade presentes nas políticas públicas para a Educação Profissional especificamente nos programas PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos); Sistema e-TEC Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil) e PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). Nosso objetivo é identificar como estas categorias se apresentam nesses programas e averiguar as convergências e divergências encontradas entre eles. Tendo em vista a realização destes objetivos, no primeiro capítulo introduzimos nossa pesquisa relatando como se deu a definição de nosso objeto de pesquisa e a organização do trabalho. No segundo capítulo procuramos resgatar a história da educação profissional no Brasil, almejando a compreensão do contexto histórico, político, econômico, educacional e de organização destas políticas ao longo da história e da política educacional no país, para assim compreendermos sua situação atual. Também buscamos conceituar as categorias trabalho e empregabilidade a partir de estudos realizados no campo da educação profissional, tomando estes pressupostos como base na identificação destas categorias nos programas que serão analisados. O terceiro capítulo dedica-se a apresentação e análise dos programas PROEJA, e-TEC e PRONATEC, implementados para a Educação Profissional, voltadas à inclusão de jovens e adultos no espaço educacional, formal e não-formal, e no mundo do trabalho. Analisamos a partir de fontes primárias disponíveis e com base em pesquisas que dizem respeito a política de educação profissional; as categorias trabalho e empregabilidade, identificando como estas se apresentam nos programas. No quarto e último capítulo, organizado em forma de considerações finais, procuramos reconstituir o percurso das análises desenvolvidas, bem como resgatar as questões propostas e perseguidas durante a pesquisa, procurando apresentar respostas a essas questões e esclarecer como as categorias trabalho e empregabilidade vem sendo incorporadas na política para a educação profissional.
Abstract: In this work we made the analysis of labor categories and employability that exist in public policies for Professional Education, especially in the programs PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos); e-TEC system Brazil (Escola Técnica Aberta do Brasil) and PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico). Our aim is to identify how these categories are presented in these programs and ascertain the convergences and differences among them. In the first chapter we introduced our survey reporting how our object of study was defined and the organization of the survey itself. In the second chapter we tried to rescue the history of professional education in Brazil, aiming the comprehension of the historical, political, economical, educational context and the organization of these policies throughout history and educational politics in Brazil, to realize its current situation. We also tried to conceptualize the job categories and employability based on studies about professional education, taking these concepts as the base for the identification of these categories in the programs that will be analyzed. The third chapter is dedicated to show and analyze programs PROEJA, e-TEC and PRONATEC, implemented for Professional Education, focused on the inclusion of young people and adults in the formal and non-formal educational space, and in the world of work. Based on primary available sources and surveys concerned to professional education policies we analyzed the work categories and employability, identifying how they are presented in the programs. In the last chapter, organized as final conclusions, we look for rebuild the steps of the developed analysis, as well as to rescue the proposed issues during the search, trying to answer these questions and explaining how the work categories and employability are being incorporated in policies for professional education.
Keywords: Educação profissional
Trabalho
Empregabilidade
PROEJA
E-TEC
PRONATEC
professional education
Work
Employability
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: PINTO, Leila Terezinha Corbari. Educação profissional no Brasil (2003-2012): uma análise das categorias trabalho e empregabilidade presentes no PROEJA, E-TEC e PRONTATEC. 2013. 139 f. Dissertação ( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3628
Issue Date: 14-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Leila Teresinha Corbari Pinto.pdf906.93 kBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons