Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3526
Tipo do documento: Dissertação
Title: Televisão, infância e educação: os programas infantis Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Tv Colosso
Other Titles: Television, childhood and education: The children's shows Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau Amarelo and TV Colosso
Autor: Cordeiro, Francielle Sthefane Bruschi 
Primeiro orientador: Fiuza, Alexandre Felipe
Primeiro membro da banca: Magalhães, Luiz Antonio Mousinho
Segundo membro da banca: Barreiros, Ruth Ceccon
Resumo: A televisão e os meios de comunicação como um todo, desde seu surgimento, acompanham a vida das crianças. Inicialmente, com programas apenas voltados para adultos, os meios tornaram-se espaço de convivência familiar, de modo que a criança tornou-se também público-alvo. É neste sentido que, neste trabalho, entendemos os conceitos de criança e de infância como sociais, históricos e culturais, sendo de extrema importância a problematização destes para a compreensão da influência televisiva sobre as crianças. Ao analisarmos três programas, de momentos históricos distintos – Sítio do Pica Pau Amarelo, Vila Sésamo e, como contraponto, TV Colosso –, buscamos compreender, no espaço-tempo de três décadas, como foi difundida a programação infantil, em especial na televisão aberta. Abordaremos neste estudo os aspectos técnicos da linguagem midiática e a importância social da televisão na formação dos sujeitos. A programação infantil é, pois, fonte de compreensão das mudanças e contradições sociais vivenciadas pela infância. Dentre as categorias a serem abordadas, elencamos a programação, a linguagem midiática, os produtos comerciais e o consumo infantil, permeados pela concepção de infância e de criança, que buscava-se disseminar com as temáticas e abordagens dos três programas analisados. Esta pesquisa se baseia em fontes diversas, como bibliografia, vídeos, músicas, entrevistas, depoimentos e questionários aplicados aos atores que participaram da constituição desses programas, a partir de informações e contatos fornecidos pelo Globo Universidade, entre outras fontes, como revistas e matérias jornalísticas.
Abstract: Since their early history, television and the media as a whole follow the children’s lives. Initially presenting programs aimed exclusively to adults, the media became a motivating factor of family life, so that children have also become the target audience. In this study, the concepts of child and childhood are taken as social, historical and cultural concepts; therefore, it is of utmost importance to problematize them in order to understand the television influence on children. With the analysis of three programs in different historical moments – Sítio do Pica-Pau Amarelo (Yellow Woodpecker Farm), Vila Sésamo (Sesame Street) and, as a counterpoint, TV Colosso –, the aim is to examine, in the space-time of three decades, how children’s television programs were broadcast, especially in open television. This study addresses the technical aspects of media language and social importance of television in the education of subjects. Children’s programming is therefore a source for understanding the changes and social contradictions experienced in the childhood. Among the categories addressed are television programs, media language, commercial products and children’s consumption, permeated by the concept of childhood and child disseminated through the themes and approaches of the three programs analyzed. Research is based on several sources, such as literature, videos, songs, interviews, testimonials and questionnaires applied to actors who participated in the creation of these programs, based on information and contacts provided by Globo Universidade, among other sources, such as magazine and newspaper articles.
Keywords: Televisão
Infância
Programação infantil
Television
Childhood
Children’s programming
CNPq areas: EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: CORDEIRO, Francielle Sthefane Bruschi. Televisão, infância e educação: os programas infantis Vila Sésamo, Sítio do Pica-Pau Amarelo e Tv Colosso. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3526
Issue Date: 25-May-2015
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francielle_Goncalves2015.pdf4.18 MBAdobe PDFView/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons