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Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3414
Tipo do documento: Dissertação
Title: O panorama de uso da experimentação no Ensino da Física em municípios da região Oeste do Paraná: uma análise dos desafios e das possibilidades
Other Titles: The perspective of experimentation application at Physics Teaching in municipalities of western Paraná: an analysis of challenges and possibilities
Autor: Hoffmann, Jairo Luiz 
Primeiro orientador: Strieder, Dulce Maria
Segundo membro da banca: Justina, Lourdes Aparecida Della
Terceiro membro da banca: Zara, Reginaldo Aparecido
Quarto membro da banca: Camargo, Sergio
Resumo: A temática relativa ao uso da experimentação no Ensino de Física apresenta relevância devido às contribuições das mudanças metodológicas e variações de recursos pedagógicos, como forma de oportunizar diferentes possibilidades na construção do conhecimento científico. As reflexões sobre o tema buscam contribuir para a melhoria da aprendizagem da Física e da significação dos conteúdos escolares para os estudantes. A perspectiva é contextualizar as teorias e leis bem como a utilização das estruturas físicas, materiais e instrumentos didáticos disponíveis nas escolas de Ensino Médio e a forma de compensar a ausência ou precariedade desses. Por outro lado, os relatos de alunos e professores que evidenciam dificuldades são constantes na compreensão dos conceitos, a falta de interesse pelas aulas e a escassez de atividades prático-experimentais. A carga horária da disciplina insuficiente e o grande número de alunos por turma justificam parte das dificuldades, em especial, com o trabalho experimental nas escolas. A presente investigação se propõe a analisar como ocorre o uso da experimentação no Ensino da Física no Ensino Médio das Escolas Públicas do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo – PR. Reflete sobre a importância da experimentação no currículo escolar e as condições presentes nas escolas para tais atividades, além da compreensão dos profissionais do ensino acerca do uso da experimentação e o Ensino da Física. A pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo foram adotadas com a técnica de entrevista com professores, observação (diário de bordo) nos estabelecimentos de ensino e aplicação de questionários para docentes e discentes, a fim de se conhecer a realidade da experimentação em Física vivenciada no contexto escolar regional. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, numa abordagem de pesquisa qualitativa. Identifica-se que, como resultado da pesquisa, embora a temática da experimentação esteja presente nas discussões sobre o Ensino de Física, no âmbito escolar, na formação inicial e continuada, encontra dificuldades na efetivação prática nos ambientes escolares em nível de Ensino Médio. Mas, se por um lado ela é indicada pelos estudantes como estimuladora ao interesse pela aprendizagem dos conteúdos escolares, por outro lado, percebe-se, a partir das falas dos professores, o predomínio das abordagens demonstrativas e de verificação frente ao caráter investigativo da experimentação. Isso justifica a continuidade dos debates para a superação das dificuldades elencadas no contexto da pesquisa, a fim de que se possa explorar o caráter investigativo da experimentação. Mesmo que se reconheça a importância dos experimentos a partir de materiais de baixo custo, é necessária a constante atualização dos laboratórios de ciências e de informática como ampliação de possibilidades para a experimentação
Abstract: The thematic concerning the experimentation application at Physics Teaching has relevance due to contributions of methodological changes and several pedagogical resources to allow different possibilities during the scientific knowledge background. The reflections on this theme aim at contributing on the improvement of Physics learning and school content meanings for the students. The perspective is contextualizing theories and laws as well as the use of physical structures, materials and didactic instruments available in high schools and how their absence or precariousness can be made up for. On the other hand, there are constant reports of students and teachers evidencing difficulties in understanding the concepts, lack of interest in classes and the lack of practical-experimental activities. The scarce course schedule as well as the large number of pupils in the classrooms explain part of the difficulties, especially with the experimental work in schools. Thus, this research aims at analyzing how the use of experimentation in Physics Teaching has been taking place in High School of Public Schools of the Regional Nucleus of Education (RNE) in Toledo-PR. It thinks over the experimentation importance in the school curriculum and the conditions in schools for such activities, as well as the teaching professionals understanding about experimentation use and the teaching of physics. The bibliographical research and the field research were recorded with interviews with teachers, observation (logbook) in educational institutions. Questionnaires for teachers and students were applied in order to know the experimentation reality in Physics experienced in the regional school context. Data were submitted to content analysis in a qualitative research approach. It is identified that as a research result, although the subject of experimentation takes part on the discussions about Physics Teaching, in the school context and in the initial and continued background, there are difficulties to actualize practices in High School environments. But, if in one hand, it is indicated by the students as stimulating concerning the interest in learning the school syllabus, on the other hand, it can be observed in teachers' statements the predominance of demonstrative and checking approaches based on investigative experimentation feature, which justifies the ongoing debates to overcome difficulties listed in the research context, in order to explore the investigative nature of experimentation. Even though if the importance of experiments with low-cost materials is recognized, it is necessary to constantly update the science and computer laboratories as an extension of possibilities for experimentation
Keywords: Ensino de Física
Ensino por Investigação
Experimentação
Ensino Médio
Physics Teaching
Research Teaching
Experimentation
High School
CNPq areas: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: HOFFMANN, Jairo Luiz. O panorama de uso da experimentação no Ensino da Física em municípios da região Oeste do Paraná: uma análise dos desafios e das possibilidades. 2017. 198 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br/handle/tede/3414
Issue Date: 13-Dec-2017
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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