Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/896
Tipo do documento: Dissertação
Title: Àfrica-Brasil: percursos escolares de estudantes Angolanos
Autor: Francisco, Marli 
Primeiro orientador: Marques, Sônia Maria dos Santos
Primeiro membro da banca: Duarte, Geni Rosa
Segundo membro da banca: Bernartt, Maria de Lourdes
Resumo: Na presente pesquisa apresentamos a problemática inicial de dissertação desenvolvida no Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa História da Educação . O objetivo geral proposto é o de compreender as narrativas em relatos orais sobre os percursos escolares de estudantes angolanos que realizam seus estudos no Brasil, por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O objetivo geral envolve: identificar as razões que levaram os estudantes angolanos a escolher o Brasil para a realização da mobilidade acadêmica; analisar o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) que permite a mobilidade acadêmica no Brasil e a relação com a escolha do Brasil para efetivar os estudos de graduação; e compreender as narrativas sobre o percurso escolar realizado pelos sujeitos da pesquisa. Na investigação estabelecemos como problema de pesquisa o seguinte questionamento: ─ Como é o percurso escolar dos estudantes angolanos que escolheram o Brasil para realizar o estudo de graduação? Para auxiliar na compreensão do problema estabelecemos como questões de pesquisa: ─ Por que o Brasil foi o destino escolhido pelos estudantes angolanos para a mobilidade acadêmica? ─ Quais são as dificuldades e expectativas dos estudantes angolanos que realizam seus estudos nas instituições pesquisadas? ─ Quais são as histórias de vida dos estudantes angolanos que participam de convênios de mobilidade acadêmica nas Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas para a pesquisa. Para responder a essas questões a opção foi por uma pesquisa caracterizável como qualitativa, realizada por meio de entrevistas narrativas realizadas no segundo semestre de 2013, a partir das quais foi possível conhecer os percursos escolares de seis estudantes angolanos matriculados em duas Instituições de Ensino Superior (IES), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A análise documental também foi selecionada para o acesso das informações no que se refere à mobilidade estudantil dos estudantes angolanos. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que a mobilidade estudantil realizada pelos estudantes angolanos no Brasil ocorre por meio do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) em decorrência dos acordos educacionais, culturais, científico e tecnológico que o Brasil mantém com Angola e com os demais países em vias de desenvolvimento, tendo como objetivo principal a promoção e a formação de recursos humanos dos países que participam do Programa, melhorando o desenvolvimento da comunidade local e do país por meio da internacionalização da educação. Para suporte teórico-metodológico das ações fizemos uso das contribuições de Antônio Torres Montenegro, Homi K. Bhabha, Jacques Le Goff, João Carlos Cattelan, Julio Aróstegui Eva Maria Lakatos e Marina de Andrade Marconi, Michel de Certeau, Michel Maffesoli, Paul Thompson, Stuart Hall, Lucilia de Almeida Neves Delgado, François Dosse, dentre outros.
Abstract: In this study we present the dissertation initial problem developed in the Master of Education, research line "History of Education". The proposed overall goal is to understand the narratives in oral reports on the school careers of Angolan students who undertake their studies in Brazil, through the Students-Agreement Graduate Program (PEC-G). The general objective involves: identifying the reasons that led the Angolan students to choose Brazil for the fulfilment of academic mobility; analyze the Program Students-Agreement Graduation (PEC-G) which allows academic mobility in Brazil and the relationship with the choice of Brazil to effect the graduate studies; and understand the narratives about the school route taken by the research subjects. In the investigation established as a research problem the following question: ─ How is the school career of Angolan students who chose Brazil for the undergraduate study? To assist in understanding, the problem established as research questions: ─ Why Brazil was the destination chosen by the Angolan students for academic mobility? ─ What are the difficulties and expectations of Angolan students who undertake their studies in surveyed institutions? ─ What are the life stories of the Angolan students who participate in academic mobility agreements in Higher Education Institutions (HEIs) selected for the survey. To answer these questions the option was there for a characterizable as qualitative research, carried out by means of narrative interviews in the second half of 2013, from which it was possible to know the school careers of six Angolan students enrolled in two higher education institutions (IES), the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) and the Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). The document analysis was also selected to provide access to information in relation to student mobility of Angolan students. The survey results showed that student mobility held by Angolan students in Brazil is through the Student-Agreement Graduate Program (PEC-G) as a result of educational, cultural, scientific and technological agreements that Brazil has with Angola and with other developing countries, with the main objective the promotion and the training of human resources of the countries participating in the Program, enhancing the development of the local community and the country through education internationalization. For theoretical and methodological support of the actions we used the contributions of Antonio Torres Montenegro, Homi K. Bhabha, Jacques Le Goff, João Carlos Cattelan, Julio Aróstegui, Eva Maria Lakatos and Marina de Andrade Marconi, Michel de Certeau, Michel Maffesoli, Paul Thompson, Stuart Hall, Lucilia de Almeida Neves Delgado, François Dosse, among others
Keywords: África-Brasil
Cultura
Percurso educativo
Estudantes angolanos
Africa-Brazil
Culture
Educational path
Angolan students
CNPq areas: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Sociedade, Estado e Educação
Program: Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
Citation: FRANCISCO, Marli. Àfrica-Brasil: percursos escolares de estudantes Angolanos. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/896
Issue Date: 29-Oct-2014
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marli _Francisco.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.