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https://tede.unioeste.br/handle/tede/895
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação |
Autor: | Bär, Maira Vanessa ![]() |
Primeiro orientador: | Malacarne, Vilmar |
Primeiro membro da banca: | Strieder, Dulce Maria |
Segundo membro da banca: | Polinarski, Celso Aparecido |
Terceiro membro da banca: | Barcelos, Valdo Hermes de Lima |
Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formal, incisa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, artigo 37, seção V, sendo destinada às pessoas que não concluíram os estudos no tempo considerado regular. Os alunos jovens e adultos participantes desse ensino possuem algumas especificidades, entre elas, a experiência de vida e a opinião já formada para determinados conceitos e conteúdos. Do outro lado, estão os professores, buscando na formação continuada e em outros meios, uma forma de suprir as necessidades e dificuldades advindas na sua maioria, da própria formação inicial. Nesse trabalho buscou-se identificar, descrever e analisar aspectos da formação de professores de Ciências Biológicas da região Oeste do Paraná para a atuação na EJA. Foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, o método de revisão bibliográfica onde autores como Gatti e Nunes (2008), Gil-Perez e Carvalho (2009), Freire (2011), Tardif (2011), entre outros, serviram de embasamento e fundamentação teórica. Dialogando com os autores, também foi utilizada a pesquisa documental, pautada em Leis, Resoluções e Deliberações Nacionais, Estaduais e Municipais. E a pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em quatro Universidades da região Oeste do Paraná ofertantes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura presencial e também no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) da cidade de Cascavel/PR. Nas Universidades foram entrevistados o coordenador do curso e os professores da área de ensino. Também foi aplicado questionários para os alunos que estavam cursando o último ano/período do curso. Já no CEEBJA, foram entrevistados os professores do ensino de ciências. Para organização dos dados coletados formou-se categorias dispostas em vários quadros buscando representar a realidade encontrada nas universidades e com os professores da EJA. Os dados obtidos foram separados por universidade, descritos e discutidos. O mesmo ocorreu com os dados coletados no CEEBJA. Entre os resultados obtidos, observou-se que o curso de Ciências Biológicas Licenciatura presente nas quatro Universidades investigadas, pouco enfatizam sobre a EJA na formação inicial, refletindo assim, na atuação do professor nos centros da EJA. |
Keywords: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) formação de professores ensino de ciências |
CNPq areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Parana |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Sociedade, Estado e Educação |
Program: | Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação |
Citation: | BÄR, Maira Vanessa. O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895 |
Issue Date: | 24-Mar-2014 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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