Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/895
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bär, Maira Vanessa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3236329252076996 | por |
dc.contributor.advisor1 | Malacarne, Vilmar | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2174433445359774 | por |
dc.contributor.referee1 | Strieder, Dulce Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4981747301070724 | por |
dc.contributor.referee2 | Polinarski, Celso Aparecido | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887561895831576 | por |
dc.contributor.referee3 | Barcelos, Valdo Hermes de Lima | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7447760896466057 | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-10T16:17:08Z | - |
dc.date.available | 2016-04-20 | - |
dc.date.issued | 2014-03-24 | - |
dc.identifier.citation | BÄR, Maira Vanessa. O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2014. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/895 | - |
dc.description.resumo | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino formal, incisa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96, artigo 37, seção V, sendo destinada às pessoas que não concluíram os estudos no tempo considerado regular. Os alunos jovens e adultos participantes desse ensino possuem algumas especificidades, entre elas, a experiência de vida e a opinião já formada para determinados conceitos e conteúdos. Do outro lado, estão os professores, buscando na formação continuada e em outros meios, uma forma de suprir as necessidades e dificuldades advindas na sua maioria, da própria formação inicial. Nesse trabalho buscou-se identificar, descrever e analisar aspectos da formação de professores de Ciências Biológicas da região Oeste do Paraná para a atuação na EJA. Foram utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, o método de revisão bibliográfica onde autores como Gatti e Nunes (2008), Gil-Perez e Carvalho (2009), Freire (2011), Tardif (2011), entre outros, serviram de embasamento e fundamentação teórica. Dialogando com os autores, também foi utilizada a pesquisa documental, pautada em Leis, Resoluções e Deliberações Nacionais, Estaduais e Municipais. E a pesquisa de campo, a qual foi desenvolvida em quatro Universidades da região Oeste do Paraná ofertantes do curso de Ciências Biológicas Licenciatura presencial e também no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) da cidade de Cascavel/PR. Nas Universidades foram entrevistados o coordenador do curso e os professores da área de ensino. Também foi aplicado questionários para os alunos que estavam cursando o último ano/período do curso. Já no CEEBJA, foram entrevistados os professores do ensino de ciências. Para organização dos dados coletados formou-se categorias dispostas em vários quadros buscando representar a realidade encontrada nas universidades e com os professores da EJA. Os dados obtidos foram separados por universidade, descritos e discutidos. O mesmo ocorreu com os dados coletados no CEEBJA. Entre os resultados obtidos, observou-se que o curso de Ciências Biológicas Licenciatura presente nas quatro Universidades investigadas, pouco enfatizam sobre a EJA na formação inicial, refletindo assim, na atuação do professor nos centros da EJA. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-10T16:17:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maira_ Vanessa Bar.pdf: 1661616 bytes, checksum: fd7b79bccb07f0cbaaf3731fd8d5b96b (MD5) Previous issue date: 2014-03-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Parana | por |
dc.publisher.department | Sociedade, Estado e Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | por |
dc.subject | formação de professores | por |
dc.subject | ensino de ciências | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O professor de ciências da educação de jovens e adultos: impasses na formação, impasses na atuação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Maira_ Vanessa Bar.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.