Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/876
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A história da educação superior na América Latina e o desafio integracionista da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
Other Titles: | The history of higher education at Latin America and the integracionist challenge of Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
Autor: | Martins, Dênis Valério |
Primeiro orientador: | Bastos, Carmen Célia Barradas Correia |
Primeiro membro da banca: | Silva, Fabricio Pereira da |
Segundo membro da banca: | Zanardini, João Batista |
Terceiro membro da banca: | Zanardini, Isaura Monica Souza |
Resumo: | A América Latina foi dominada durante vários séculos pelos europeus. Desde a chegada do primeiro europeu a ibero-América, este domínio se deu na cultura, na língua, na religião e na educação, dentre outros. O uso da violência física e ideológica foi característico desse período de dominação dos povos originários. A estratégia utilizada pelos conquistadores europeus, durante o período de colonização, foi a implantação de uma cópia da metrópole no continente americano. Política, arquitetura, urbanização, religião, cultura e educação foram recriadas nos territórios coloniais ibéricos. Essa recriação deixou de fora aqueles que não eram europeus. Dessa forma, o trabalho fará uma retomada histórica na América Latina apresentando como foi a relação entre europeus e povos originários durante o período colonial. A educação nos territórios coloniais americanos de Portugal e Espanha será, também, enfocada com ênfase na gênese das universidades latino-americanas. Mais de quinhentos anos se passaram desde a chegada de Colombo e, aparentemente, pouca coisa mudou em relação ao elitismo e a supervalorização externa em detrimento ao regional. Alguns movimentos que tinham como objetivo a integração latino-americana ocorreram na região, como por exemplo: a integração por Símon Bolívar e o MERCOSUL. Esses movimentos se constituíram como ações contra-hegemônicas na América Latina. Mas, atualmente, a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) pelo governo brasileiro pode ser considerada uma ação contra-hegemônica? O trabalho procurará responder essas e outras questões inerentes ao percurso da educação superior, as diferentes concepções de integração e possíveis movimentos contra-hegemônicos na América Latina. |
Abstract: | Latin America was dominated by Europeans for centuries. Since the arrival of the first European at America, culture, language, religion and education were dominated. The use of physical and ideological violence was a remark at that time of original people domination. The strategy used by the European conquerors, during the colonization, was the implementation of the metropolis model in the American continent. Politics, architecture, urbanization, religion, culture and education were recreated in the Latin America. The not-Europeans were left outside this process. The present work will make an historical review of Latin America showing how was the relationship between Europeans and original people during the colonial period. The education in the American colonial territories of Portugal and Spain will, also, be focused with emphasis on Latin-American university genesis. More than five hundred years passed since the Colombus arrival, and, apparently, not much was changed of the elitism and high valorization of external model in detriment of the regional issues. Some movements that had the Latin-America integration as goal occurred in the area, as for example: the integration by Símon Bolivar and the MERCOSUL. Those movements were constituted counter-hegemonic actions in Latin-America. But, recently, can the creation of the Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) by Brazilian government be considered a counter-hegemonic action? The work will seek to answer those and other questions inherent to the higher education issue, like the distinct integration concepts and possible counter-hegemonic movements in Latin-America. |
Keywords: | América Latina Educação Superior Integração UNILA Latin America Higher education Integration UNILA |
CNPq areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Parana |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Sociedade, Estado e Educação |
Program: | Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação |
Citation: | MARTINS, Dênis Valério. The history of higher education at Latin America and the integracionist challenge of Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). 2011. 10 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Estado e Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Cascavel, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/876 |
Issue Date: | 9-Dec-2011 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
1Dissertacao Denis Martins.pdf | 260.99 kB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.