Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCavalheiro, Silvia da Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294458822318546por
dc.contributor.advisor1Molin, Beatriz Helena Dal-
dc.contributor.referee1Fachin, Paulo-
dc.contributor.referee2Ristow, Marcia-
dc.contributor.referee4Moreira, Julia Cristina Granetto-
dc.date.accessioned2025-12-18T14:25:48Z-
dc.date.issued2025-09-19-
dc.identifier.citationCavalheiro, Silvia da Aparecida. Trabalho docente: dos saberes necessários ao professor da Educação Superior ao desenvolvimento da prática pedagógica na universidade, para o século XXI. 2025. 69 f. Dissertação( Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8186-
dc.description.resumoO Ensino Superior no século XXI enfrenta desafios significativos diante das transformações sociais, tecnológicas e epistemológicas, exigindo uma ressignificação do papel do docente universitário. Esta dissertação investiga os saberes fundamentais para a prática pedagógica no Ensino Superior contemporâneo, considerando a interseção entre conhecimento acadêmico, didática universitária, inovação pedagógica e inclusão educacional. Nesse sentido, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, ancorada em revisão bibliográfica e entrevistas com docentes de diferentes áreas do conhecimento, buscando compreender como os professores universitários constroem e aplicam seus saberes pedagógicos no cotidiano da sala de aula. Os resultados indicam que, além do domínio do conteúdo específico, o professor da Educação Superior precisa desenvolver competências didáticas, habilidades socioemocionais, práticas inclusivas e domínio das inovações tecnológicas educacionais. Portanto, a formação continuada e o desenvolvimento profissional emergem como fatores determinantes para a eficácia do ensino universitário, destacando a necessidade de políticas institucionais voltadas à capacitação docente. A pesquisa contribui para o debate sobre a docência no Ensino Superior, apontando caminhos para uma prática pedagógica que integre conhecimento, inovação e compromisso com a aprendizagem significativa dos estudantes.por
dc.description.abstractHigher education in the 21st century faces significant challenges in the face of social, technological and epistemological transformations, requiring a re-signification of the role of the university lecturer. This dissertation investigates the fundamental knowledge for pedagogical practice in contemporary higher education, considering the intersection between academic knowledge, university didactics, pedagogical innovation and educational inclusion. In this sense, the research adopts a qualitative approach, anchored in a literature review and interviews with lecturers from different areas of knowledge, seeking to understand how university lecturers construct and apply their pedagogical knowledge in everyday classroom life. The results indicate that, in addition to mastering specific content, higher education teachers need to develop didactic competences, socio emotional skills, inclusive practices and mastery of new educational technologies. Therefore, continuing education and professional development emerge as determining factors for the effectiveness of university teaching, highlighting the need for institutional policies aimed at teacher training. The research contributes to the debate on teaching in higher education, pointing the way towards a pedagogical practice that integrates knowledge, innovation and commitment to meaningful student learning.por
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-12-18T14:25:48Z No. of bitstreams: 1 Silvia Cavalheiro.pdf: 1855993 bytes, checksum: e6d18ab5c67314338a1810783bc8ee03 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-18T14:25:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Cavalheiro.pdf: 1855993 bytes, checksum: e6d18ab5c67314338a1810783bc8ee03 (MD5) Previous issue date: 2025-09-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDocência universitáriapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectSéculo XXIpor
dc.subjectUniversity teachingeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject21st centuryeng
dc.subject.cnpqLinguagem e Sociedadepor
dc.titleTrabalho docente: dos saberes necessários ao professor da Educação Superior ao desenvolvimento da prática pedagógica na universidade, para o século XXIpor
dc.title.alternativeFrom essential knowledge required of necessary of Higher Education professors i to the development of pedagogical practice at the university, for the 21st century.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia Cavalheiro.pdfArquivo completo1.81 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.