Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGallert, Claudia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8816033513440123por
dc.contributor.advisor1Góes, Eliane Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1809592930661784por
dc.contributor.advisor-co1Bondezan, Andréia Nakamura-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661846112727279por
dc.contributor.referee1Soligo, Valdecir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5365966751665341por
dc.contributor.referee2Pertile, Eliane Brunetto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1579855825583977por
dc.contributor.referee3Iacono, Jane Peruzo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0508456648541332por
dc.contributor.referee4Carvalho, José Roberto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9697177261157712por
dc.date.accessioned2025-12-18T12:48:58Z-
dc.date.issued2025-12-08-
dc.identifier.citationGallert, Claudia. “Não basta falar para esses alunos que a gente é inclusivo, tem que ser inclusivo”: a perspectiva inclusiva do IFPR e as/os estudantes com deficiência no ensino superior. 2025. 430 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8182-
dc.description.resumoA exclusão e a inclusão das pessoas com deficiência são, frequentemente, abordadas de uma forma dicotômica, onde a exclusão é entendida como um problema e a inclusão, sua solução. No entanto, nesta pesquisa abordamos a temática a partir do materialismo histórico dialético para demonstrar que ambas são processos inerentes ao capitalismo e, portanto, a inclusão, além de não resolver a exclusão, perpetua os processos excludentes desse modelo de sociedade. A partir dessa perspectiva, discutimos como o pretenso caráter inclusivo dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), em geral, e do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em particular, está relacionado com o processo de exclusão/inclusão dos estudantes com deficiência do ensino superior do IFPR. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho exploratório e explicativo. Metodologicamente, nos valemos da pesquisa bibliográfica e documental para discutir o caráter inclusivo dos Institutos Federais e para analisar os Planos de Desenvolvimento Institucional do IFPR. Para a pesquisa de campo, utilizamos entrevistas semiestruturas com gestoras/es, coordenadoras/es dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (CNapnes) e estudantes com deficiência do ensino superior do IFPR. Para análise dos dados da pesquisa de campo, utilizamos a técnica da Análise Temática. A partir dos resultados encontrados na análise das entrevistas, discutimos os temas: acesso, acessibilidade, formação, capacitismo, financiamento, CNapnes, ensino superior e inclusão. A pesquisa evidenciou que o IFPR tem avançado, principalmente nos últimos anos, em relação ao atendimento das necessidades educacionais específicas das/os estudantes com deficiência no ensino superior. No entanto, tais avanços ainda são insuficientes para garantir os atendimentos e serviços necessários para a permanência com êxito dessas/es estudantes na instituição. Dentre as principais barreiras encontradas, estão as arquitetônicas, metodológicas, atitudinais e programáticas, além da falta de financiamento que impacta diretamente essas/es estudantes. Em relação ao caráter inclusivo do IFPR, observamos que a concepção da maioria das/os entrevistadas/os é pautada na perspectiva da inclusão como solução para a exclusão, carecendo de uma postura crítica que esteja, verdadeiramente, alinhada ao pretenso caráter inclusivo da instituição, no sentido de superar a sociedade capitalista. Nesse sentido, destacamos a necessidade de o IFPR discutir internamente os conceitos de inclusão e exclusão para ampliar a compreensão de que apenas a inclusão não serve para a transformação social. Caso contrário, a instituição corre o risco de estar apenas servindo ao capital na medida em que a inclusão serve de política compensatória para atenuar os conflitos sociais, sem pretensão de alterar as estruturas da sociedade.por
dc.description.abstractExclusion and inclusion of persons with disabilities are frequently approached in a dichotomous manner, whereby exclusion is conceived as a problem and inclusion as its solution. However, in this study, the topic is approached from the perspective of historicaldialectical materialism in order to demonstrate that both are processes inherent to capitalism and, therefore, that inclusion, in addition to failing to resolve exclusion, perpetuates the exclusionary processes of this model of society. From this perspective, this study examines how the purportedly inclusive character of the Federal Institutes of Education, Science and Technology (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFs), in general, and of the Federal Institute of Paraná (Instituto Federal do Paraná – IFPR), in particular, is related to the process of exclusion/inclusion of students with disabilities in higher education at IFPR. This study adopts a qualitative, exploratory, and explanatory approach. Methodologically, bibliographic and documentary research were employed to discuss the inclusive character of the Federal Institutes and to analyze the Institutional Development Plans (Planos de Desenvolvimento Institucional – PDIs) of IFPR. For the field research, semi-structured interviews were conducted with managers, coordinators of the Centers for Assistance to Persons with Specific Needs (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – CNapnes), and students with disabilities enrolled in higher education at IFPR. The data were analyzed using the Thematic Analysis technique. Based on the results obtained from the analysis of the interviews, the following themes were discussed: access, accessibility, professional training, ableism, funding, CNapnes, higher education, and inclusion. The research revealed that IFPR has made progress, especially in recent years, with regard to meeting the specific educational needs of students with disabilities in higher education. However, such advances are still insufficient to ensure the services and support necessary for the successful academic retention of these students at the institution. Among the main barriers identified are architectural, methodological, attitudinal, and programmatic barriers, as well as the lack of funding, which directly impacts these students. Regarding the inclusive character of IFPR, it was observed that the conception held by most of the interviewees is grounded in the perspective of inclusion as a solution to exclusion, lacking a critical stance that is effectively aligned with the institution’s purported inclusive character and with the goal of overcoming capitalist society. In this regard, this study emphasizes the need for IFPR to engage in internal discussions on the concepts of inclusion and exclusion in order to broaden the understanding that inclusion alone is insufficient for social transformation. Otherwise, the institution runs the risk of merely serving capital, insofar as inclusion functions as a compensatory policy aimed at mitigating social conflicts, without any intention of altering the structures of society.eng
dc.description.abstractLa exclusión y la inclusión de las personas con discapacidad suelen abordarse de una forma dicotómica, en la que la exclusión se entiende como un problema y la inclusión como su solución. Sin embargo, en esta investigación abordamos la temática desde el materialismo histórico-dialéctico para demostrar que ambas son procesos inherentes al capitalismo y que, por lo tanto, la inclusión, además de no resolver la exclusión, perpetúa los procesos excluyentes de este modelo de sociedad. Desde esta perspectiva, analizamos cómo el supuesto carácter inclusivo de los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología (IF), en general, y del Instituto Federal de Paraná (IFPR), en particular, se relaciona con el proceso de exclusión/inclusión de las/los estudiantes con discapacidad en la educación superior del IFPR. Se trata de una investigación de enfoque cualitativo, de carácter exploratorio y explicativo. Metodológicamente, se recurrió a la investigación bibliográfica y documental para discutir el carácter inclusivo de los Institutos Federales y analizar los Planes de Desarrollo Institucional del IFPR. Para la investigación de campo, se utilizaron entrevistas semiestructuradas con gestoras/es, coordinadoras/es de los Núcleos de Atención a las Personas con Necesidades Específicas (CNAPNEs) y estudiantes con discapacidad de la educación superior del IFPR. Para el análisis de los datos de la investigación de campo, se empleó la técnica de Análisis Temático. A partir de los resultados obtenidos en el análisis de las entrevistas, se discutieron los siguientes temas: acceso, accesibilidad, formación, capacitismo, financiamiento, CNAPNEs, educación superior e inclusión. La investigación evidenció que el IFPR ha avanzado, sobre todo en los últimos años, en lo que respecta a la atención de las necesidades educativas específicas de los estudiantes con discapacidad en la educación superior. No obstante, dichos avances aún son insuficientes para garantizar los apoyos y servicios necesarios para la permanencia exitosa de estas/os estudiantes en la institución. Entre las principales barreras identificadas se encuentran las arquitectónicas, metodológicas, actitudinales y programáticas, además de la falta de financiamiento, que impacta directamente a estas/os estudiantes. En cuanto al carácter inclusivo del IFPR, se observó que la concepción de la mayoría de las/los entrevistadas/os se sustenta en la perspectiva de la inclusión como solución a la exclusión, careciendo de una postura crítica que esté verdaderamente alineada con el supuesto carácter inclusivo de la institución, en el sentido de superar la sociedad capitalista. En este sentido, destacamos la necesidad de que el IFPR discuta internamente los conceptos de inclusión y exclusión para ampliar la comprensión de que la inclusión por sí sola no es suficiente para la transformación social. De lo contrario, la institución corre el riesgo de servir únicamente al capital, en la medida en que la inclusión funciona como una política compensatoria para atenuar los conflictos sociales, sin la pretensión de modificar las estructuras de la sociedad.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Amandha Rodrigues (amandha.rodrigues@unioeste.br) on 2025-12-18T12:48:58Z No. of bitstreams: 1 Claudia_Gallert_2025.pdf: 3547746 bytes, checksum: 33a4b242ae91f5c49e32e63d3ca54858 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-18T12:48:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia_Gallert_2025.pdf: 3547746 bytes, checksum: 33a4b242ae91f5c49e32e63d3ca54858 (MD5) Previous issue date: 2025-12-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectExclusão/inclusão socialpor
dc.subjectExclusão/inclusão educacionalpor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectIFPRpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectSocial exclusion/inclusioneng
dc.subjectEducational exclusion/inclusioneng
dc.subjectPerson with disabilityeng
dc.subjectIFPReng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectExclusión/inclusión socialspa
dc.subjectExclusión/inclusión educativaspa
dc.subjectPersona con discapacidadspa
dc.subjectIFPRspa
dc.subjectEducación superiorspa
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.title“Não basta falar para esses alunos que a gente é inclusivo, tem que ser inclusivo”: a perspectiva inclusiva do IFPR e as/os estudantes com deficiência no ensino superiorpor
dc.title.alternative“It is not enough to tell these students that we are inclusive; we must be inclusive”: the inclusive perspective of IFPR and students with disabilities in higher educationeng
dc.title.alternative“No basta decirles a estos estudiantes que somos inclusivos, hay que ser inclusivos”: la perspectiva inclusiva del IFPR y las/los estudiantes con discapacidad en la educación superiorspa
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia_Gallert_2025.pdfDocumento principal3.46 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.