Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8161
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Sandra Marli da Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8031850011780929por
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Aparecida de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9384529360074084por
dc.contributor.referee1Martins, Fernando José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242496231137438por
dc.contributor.referee2Marinoski, Laura Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940606928449647por
dc.contributor.referee3Schütz, Rosalvo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0920572653737862por
dc.contributor.referee4Gehrke, Marcos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2504684330782635por
dc.date.accessioned2025-12-02T14:00:22Z-
dc.date.issued2025-01-29-
dc.identifier.citationRodrigues, Sandra Marli da Rocha. O Coletivo de acompanhamento político pedagógico - CAPP nos cursos do Pronera: o caso do curso de enfermagem com ênfase em Saúde Pública na Unioeste, Campus Foz do Iguaçu. 2025. 194 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8161-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objeto de estudo analisar qual a função que o Coletivo de Acompanhamento Político Pedagógico – CAPP desempenha na prática, no primeiro curso de Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública, pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, na Unioeste - Campus Foz do Iguaçu. Para tanto, tem como pergunta de pesquisa: Qual a relevância do CAPP nos cursos do Pronera? O objetivo geral da pesquisa foi compreender a importância do CAPP no processo organizativo e coletivo nos cursos do Pronera, na perspectiva da formação humana, para além da formação técnica/cientifica dos sujeitos do campo. Teve como objetivos específicos: Compreender a Pedagogia do Movimento Sem Terra nas lutas pela terra e as lutas do Movimento de Educação do Campo; analisar o Pronera enquanto política pública e a forma como é organizado; Evidenciar a importância do CAPP nos cursos do Pronera; Demonstrar a atuação do CAPP no curso de Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública. A metodologia adotada é de Estudo de Caso, tendo como primeiro momento a revisão bibliográfica, seguida da pesquisa de campo. A hipótese, confirmada na pesquisa de campo e que se transformou na tese aqui defendida, era de que o CAPP é essencial para que a dimensão da formação humana se desenvolva articulada à formação técnica e científica nos cursos do Pronera. O estudo apresentou as matrizes formadoras do sujeito coletivo Sem Terra, as quais são: luta social, organização coletiva, trabalho, cultura e história. O estudo demonstrou que o surgimento do Movimento Por Uma Educação do Campo se deu ligado às lutas políticas, econômicas, sociais e culturais. Conclui-se que o Pronera é fruto das lutas por Terra e por Educação no Campo. Essa importante política pública abriu o caminho para as demais políticas para a Educação do Campo. Constatou-se que o CAPP se configura como imprescindível nos cursos do Pronera, porque nem as IES e nem o Incra têm estrutura física e recursos humanos capacitados para suprir essa demanda presente nestes cursos em Regime de Alternância. O estudo demonstrou que o CAPP desempenha uma tarefa central tanto política, quanto pedagógica, nos cursos do Pronera. Em relação ao curso de Enfermagem com Ênfase em Saúde Pública, o estudo demonstrou que o CAPP é o elo entre todas as instâncias envolvidas no curso e no diálogo com os parceiros na execução do curso. Demonstrou também que as dimensões formativas propostas para os cursos do Pronera são concretizadas por que há um CAPP realizando um trabalho político e pedagógico no cotidiano do curso e que extrapolou as funções descritas nos documentos analisados.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the role of the Political Pedagogical Monitoring Collective (CAPP) in practice, in the first Nursing Course with Emphasis on Public Health, through the National Program for Education in Land Reform (Pronera), at Unioeste – Foz do Iguaçu Campus. The central research question is: What is the relevance of the CAPP in Pronera courses? The general objective of the research was to understand the importance of the CAPP in the organizational and collective process within Pronera courses, from the perspective of human development, beyond the technical/scientific training of rural students. The specific objectives were: to understand the pedagogy of the Landless Workers Movement (MST) in the struggles for land and the struggles of the Rural Education Movement; to analyze Pronera as a public policy and its organizational structure; to highlight the importance of the CAPP in Pronera courses; and to demonstrate the role of the CAPP in the Nursing Course with Emphasis on Public Health. The methodology used was a Case Study, starting with a literature review, followed by field research. The hypothesis, confirmed in the field research and which became the thesis defended here, was that: The CAPP is essential for the development of human formation integrated with technical and scientific education in Pronera courses. The study presented the formative matrices of the collective Sem Terra subject, which are: social struggle, collective organization, work, culture, and history. The study showed that the emergence of the Movement for Rural Education was linked to political, economic, social, and cultural struggles. It is concluded that Pronera is the result of the struggles for land and rural education, and this important public policy paved the way for other rural education policies. It was found that the CAPP is indispensable in Pronera courses because neither higher education institutions (IES) nor INCRA have the physical structure or human resources trained to meet the demands of these courses in an alternating regime. The study showed that the CAPP plays a central political and pedagogical role in Pronera courses. Regarding the Nursing Course with Emphasis on Public Health, the study demonstrated that the CAPP acts as the link between all the entities involved in the course and in dialogue with partners in course execution. It also showed that the formative dimensions proposed for Pronera courses are realized because there is a CAPP conducting political and pedagogical work in the daily routine of the course and which went beyond the functions described in the analyzed documents.eng
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objeto de estudio analizar cuál es la función que desempeña en la práctica el Colectivo de Acompañamiento Político Pedagógico (CAPP) en el primer curso de Enfermería con Énfasis en Salud Pública, a través del Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria (Pronera), en la Unioeste – Campus Foz do Iguaçu. La pregunta de investigación es: ¿Cuál es la relevancia del CAPP en los cursos del Pronera? El objetivo general de la investigación fue comprender la importancia del CAPP en el proceso organizativo y colectivo de los cursos del Pronera, desde la perspectiva de la formación humana, más allá de la formación técnica/científica de los sujetos del campo. Los objetivos específicos fueron: comprender la Pedagogía del Movimiento Sin Tierra en las luchas por la tierra y las luchas del Movimiento de Educación del Campo; analizar el Pronera como política pública y su organización; evidenciar la importancia del CAPP en los cursos del Pronera; y demostrar la actuación del CAPP en el curso de Enfermería con Énfasis en Salud Pública. La metodología adoptada fue el Estudio de Caso, comenzando con una revisión bibliográfica, seguida de la investigación de campo. La hipótesis, confirmada en la investigación de campo y que se transformó en la tesis defendida aquí, es que: el CAPP es esencial para que la dimensión de la formación humana se desarrolle de manera articulada con la formación técnica y científica en los cursos del Pronera. El estudio presentó las matrices formadoras del sujeto colectivo Sin Tierra, que son: lucha social, organización colectiva, trabajo, cultura y historia. El estudio demostró que el surgimiento del Movimiento por una Educación del Campo estuvo ligado a las luchas políticas, económicas, sociales y culturales. Se concluye que el Pronera es fruto de las luchas por la tierra y por la educación en el campo, y que esta importante política pública abrió el camino para otras políticas de educación rural. Se constató que el CAPP es indispensable en los cursos del Pronera, ya que ni las IES ni el Incra tienen la estructura física ni los recursos humanos capacitados para cubrir esta demanda presente en estos cursos en régimen de alternancia. El estudio demostró que el CAPP desempeña una tarea central tanto política como pedagógica en los cursos del Pronera. En relación con el curso de Enfermería con Énfasis en Salud Pública, el estudio mostró que el CAPP es el vínculo entre todas las instancias involucradas en el curso y el diálogo con los socios en la ejecución del mismo. También demostró que las dimensiones formativas propuestas para los cursos del Pronera se concretan porque existe un CAPP realizando un trabajo político y pedagógico en el día a día del curso y que extrapoló las funciones descritas en los documentos analizados.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Amandha Rodrigues (amandha.rodrigues@unioeste.br) on 2025-12-02T14:00:22Z No. of bitstreams: 1 Sandra_Marli_Da_Rocha_Rodrigues_2025.pdf: 2373193 bytes, checksum: 1e99f9dff55730ebef55b8da3fad3e73 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-02T14:00:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sandra_Marli_Da_Rocha_Rodrigues_2025.pdf: 2373193 bytes, checksum: 1e99f9dff55730ebef55b8da3fad3e73 (MD5) Previous issue date: 2025-01-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPronerapor
dc.subjectCAPPpor
dc.subjectMovimento sem terrapor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectProneraspa
dc.subjectCAPPspa
dc.subjectMovimiento sin tierraspa
dc.subjectEducación ruralspa
dc.subjectFormaciónspa
dc.subjectProneraeng
dc.subjectCAPPeng
dc.subjectLandless workers movementeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleO Coletivo de acompanhamento político pedagógico - CAPP nos cursos do Pronera: o caso do curso de enfermagem com ênfase em Saúde Pública na Unioeste, Campus Foz do Iguaçupor
dc.title.alternativeThe political-pedagogical monitoring collective - CAPP in Pronera courses: the case of the nursing course with emphasis on Public Health at Unioeste, Foz do Iguaçu, Campuseng
dc.title.alternativeEl colectivo de acompañamiento político pedagógico - CAPP en los cursos del Pronera: el caso del curso de enfermería con énfasis en Salud Pública en la Unioeste, Campus Foz do Iguaçuspa
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sandra_Marli_Da_Rocha_Rodrigues_2025.pdfDocumento principal2.32 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.