Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8122
Tipo do documento: Tese
Title: Teoria da Atividade e Teoria Desenvolvimental: contribuições para o desenvolvimento do pensamento teórico no Ensino Fundamental Anos Iniciais
Other Titles: Activity Theory and Developmental Theory: Contributions to the Development of Theoretical Thinking in Early Elementary Education
Autor: Castro, Solange de 
Primeiro orientador: Szymanski, Maria Lidia Sica
Primeiro membro da banca: Marino Filho, Armando
Segundo membro da banca: Iacono, Jane Peruzo
Terceiro membro da banca: Tureck, Lucia Terezinha Zanato
Quarto membro da banca: Miller, Stela
Resumo: Esta tese de doutorado em Educação decorre da pesquisa acadêmico-científica desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGE-UNIOESTE-Cascavel/PR), sob orientação da Prof.ª Dra. Maria Lidia Sica Szymanski, envolvendo o “Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente – GPAAD, vinculado à UNIOESTE-Cascavel/PR e ao Grupo de Pesquisa GEPEA – “Grupo de Estudo e Pesquisa - THC para o ensino e aprendizagem” vinculado à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Três Lagoas. O objeto de estudo pesquisado é a Teoria da Atividade e a Teoria Desenvolvimental e seu objetivo principal é compreender como os conceitos da Teoria da Atividade e da Teoria Desenvolvimental contribuem para o processo pedagógico como possibilidade para a formação da Atividade de Estudo e promoção do desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Busca-se responder a seguinte questão norteadora: como os conceitos propostos pela Teoria da Atividade e pela Teoria Desenvolvimental podem contribuir para o processo pedagógico como possibilidade de formação da Atividade de Estudo e do pensamento teórico no estudante do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Para esse propósito, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar como os conceitos fundamentais da Teoria da Atividade e da Teoria Desenvolvimental contribuem para a consolidação dos processos pedagógicos no Ensino Fundamental Anos Iniciais; analisar as pesquisas desenvolvidas sobre a Teoria da Atividade e a Teoria Desenvolvimental, buscando suas contribuições para a análise dos resultados nesta pesquisa; avaliar se processos pedagógicos fundamentados na Teoria da Atividade e na Teoria Desenvolvimental possibilitam a formação da Atividade de Estudo e o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. A pesquisa bibliográfica debruça-se sobre os seguintes autores: Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934), Vasily Vasilyevich Davidov (1930- 1998), Daniil Borisovich Elkonin (1904-1984) e Alexei Nikolaevich Leontiev (1903- 1979) e a pesquisa de campo acorreu em duas escolas da Rede Pública de um município, localizado no oeste do Estado do Paraná. Organizou-se um processo de formação em grupo, preparando 6 professores, na área da Língua Portuguesa, do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Concomitantemente, desenvolveram-se 96 horas de observação da atuação pedagógica desses docentes em suas respectivas salas de aula nas escolas A e B. Para analisar os resultados dessa pesquisa foram utilizadas as categorias: Atividade de Estudo, Generalização e Pensamento Teórico e Formação de Professores, as quais estiveram presentes durante toda a discussão dos resultados. Neste trabalho de investigação defende-se a tese segundo a qual, o processo pedagógico, apoiado nos conceitos da Teoria da Atividade e da Teoria Desenvolvimental contribui para a formação da Atividade de Estudo, propiciando a xii formação do pensamento teórico nos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, conclui-se que uma característica substancial da Atividade de Estudo é que seu fim não se limita à elemento de mediação de conhecimento, mas a condição de realizar relevantes transformações no psiquismo, ou seja, essa atividade coincide com a modificação da própria pessoa, possibilitando a alteração na sua maneira de agir e de pensar.
Abstract: This doctoral thesis in Education results from the academic and scientific research carried out within the Programa de Pós-Graduação em Educação of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGE–UNIOESTE–Cascavel/PR), under the supervision of Prof. Dr. Maria Lidia Sica Szymanski. It involved the Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente – GPAAD (UNIOESTE–Cascavel/PR) and the Grupo de Pesquisa GEPEA – Grupo de Estudo e Pesquisa – THC para o ensino e aprendizagem (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Três Lagoas). The research object is the Teoria da Atividade and the Teoria Desenvolvimental, and its main objective is to understand how the concepts of both theories contribute to the pedagogical process as a possibility for the formation of the Atividade de Estudo and the promotion of the development of theoretical thinking among students from the 1st to the 5th grades of Elementary School. The guiding question is: how can the concepts proposed by the Teoria da Atividade and the Teoria Desenvolvimental contribute to the pedagogical process as a possibility for forming the Atividade de Estudo and theoretical thinking in students from the 1st to the 5th grades of Elementary School? The specific objectives are: to identify how the fundamental concepts of both theories contribute to consolidating pedagogical processes in the early years of Elementary Education; to analyze previous research on the Teoria da Atividade and the Teoria Desenvolvimental to support the analysis of this study’s results; and to evaluate whether pedagogical processes based on these theories enable the formation of the Atividade de Estudo and the development of theoretical thinking among students. The bibliographical research focuses on authors such as Lev Semionovitch Vigotski (1896– 1934), Vasily Vasilyevich Davidov (1930–1998), Daniil Borisovich Elkonin (1904– 1984), and Alexei Nikolaevich Leontiev (1903–1979). The field research was conducted in two public schools in a municipality located in the western region of the State of Paraná. A group training process was organized, involving six Portuguese Language teachers from the 1st to the 5th grades of Elementary School. Simultaneously, 96 hours of classroom observation were conducted in both schools (A and B). The analysis of the results was based on the categories Atividade de Estudo, Generalização e Pensamento Teórico, and Formação de Professores, which were present throughout the discussion. The study supports the thesis that the pedagogical process, when grounded in the concepts of the Teoria da Atividade and the Teoria Desenvolvimental, contributes to the formation of the Atividade de Estudo, fostering the development of theoretical thinking among students in the early years of Elementary Education. It concludes that a substantial characteristic of the Atividade de Estudo is that its purpose is not limited to mediating knowledge but lies in enabling significant transformations in the psyche — that is, this activity coincides with the xiv modification of the person themself, making possible changes in their way of acting and thinking.
Keywords: Atividade de Estudo
Pensamento Teórico
Processos pedagógicos
Teoria Desenvolvimental
Study Activity
Theoretical Thinking
Pedagogical Processes
Activity Theory
Developmental Theory
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Castro, Solange de. Teoria da Atividade e Teoria Desenvolvimental: contribuições para o desenvolvimento do pensamento teórico no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2025. 269 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8122
Issue Date: 5-Sep-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Solange de Castro.pdfArquivo completo3.39 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.