| Share |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8122Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Castro, Solange de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0108340414866627 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Szymanski, Maria Lidia Sica | - |
| dc.contributor.referee1 | Marino Filho, Armando | - |
| dc.contributor.referee2 | Iacono, Jane Peruzo | - |
| dc.contributor.referee3 | Tureck, Lucia Terezinha Zanato | - |
| dc.contributor.referee4 | Miller, Stela | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T12:19:05Z | - |
| dc.date.issued | 2025-09-05 | - |
| dc.identifier.citation | Castro, Solange de. Teoria da Atividade e Teoria Desenvolvimental: contribuições para o desenvolvimento do pensamento teórico no Ensino Fundamental Anos Iniciais. 2025. 269 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8122 | - |
| dc.description.resumo | Esta tese de doutorado em Educação decorre da pesquisa acadêmico-científica desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGE-UNIOESTE-Cascavel/PR), sob orientação da Prof.ª Dra. Maria Lidia Sica Szymanski, envolvendo o “Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente – GPAAD, vinculado à UNIOESTE-Cascavel/PR e ao Grupo de Pesquisa GEPEA – “Grupo de Estudo e Pesquisa - THC para o ensino e aprendizagem” vinculado à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - Três Lagoas. O objeto de estudo pesquisado é a Teoria da Atividade e a Teoria Desenvolvimental e seu objetivo principal é compreender como os conceitos da Teoria da Atividade e da Teoria Desenvolvimental contribuem para o processo pedagógico como possibilidade para a formação da Atividade de Estudo e promoção do desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Busca-se responder a seguinte questão norteadora: como os conceitos propostos pela Teoria da Atividade e pela Teoria Desenvolvimental podem contribuir para o processo pedagógico como possibilidade de formação da Atividade de Estudo e do pensamento teórico no estudante do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Para esse propósito, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar como os conceitos fundamentais da Teoria da Atividade e da Teoria Desenvolvimental contribuem para a consolidação dos processos pedagógicos no Ensino Fundamental Anos Iniciais; analisar as pesquisas desenvolvidas sobre a Teoria da Atividade e a Teoria Desenvolvimental, buscando suas contribuições para a análise dos resultados nesta pesquisa; avaliar se processos pedagógicos fundamentados na Teoria da Atividade e na Teoria Desenvolvimental possibilitam a formação da Atividade de Estudo e o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. A pesquisa bibliográfica debruça-se sobre os seguintes autores: Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934), Vasily Vasilyevich Davidov (1930- 1998), Daniil Borisovich Elkonin (1904-1984) e Alexei Nikolaevich Leontiev (1903- 1979) e a pesquisa de campo acorreu em duas escolas da Rede Pública de um município, localizado no oeste do Estado do Paraná. Organizou-se um processo de formação em grupo, preparando 6 professores, na área da Língua Portuguesa, do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Concomitantemente, desenvolveram-se 96 horas de observação da atuação pedagógica desses docentes em suas respectivas salas de aula nas escolas A e B. Para analisar os resultados dessa pesquisa foram utilizadas as categorias: Atividade de Estudo, Generalização e Pensamento Teórico e Formação de Professores, as quais estiveram presentes durante toda a discussão dos resultados. Neste trabalho de investigação defende-se a tese segundo a qual, o processo pedagógico, apoiado nos conceitos da Teoria da Atividade e da Teoria Desenvolvimental contribui para a formação da Atividade de Estudo, propiciando a xii formação do pensamento teórico nos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, conclui-se que uma característica substancial da Atividade de Estudo é que seu fim não se limita à elemento de mediação de conhecimento, mas a condição de realizar relevantes transformações no psiquismo, ou seja, essa atividade coincide com a modificação da própria pessoa, possibilitando a alteração na sua maneira de agir e de pensar. | por |
| dc.description.abstract | This doctoral thesis in Education results from the academic and scientific research carried out within the Programa de Pós-Graduação em Educação of the Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGE–UNIOESTE–Cascavel/PR), under the supervision of Prof. Dr. Maria Lidia Sica Szymanski. It involved the Grupo de Pesquisa Aprendizagem e Ação Docente – GPAAD (UNIOESTE–Cascavel/PR) and the Grupo de Pesquisa GEPEA – Grupo de Estudo e Pesquisa – THC para o ensino e aprendizagem (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Três Lagoas). The research object is the Teoria da Atividade and the Teoria Desenvolvimental, and its main objective is to understand how the concepts of both theories contribute to the pedagogical process as a possibility for the formation of the Atividade de Estudo and the promotion of the development of theoretical thinking among students from the 1st to the 5th grades of Elementary School. The guiding question is: how can the concepts proposed by the Teoria da Atividade and the Teoria Desenvolvimental contribute to the pedagogical process as a possibility for forming the Atividade de Estudo and theoretical thinking in students from the 1st to the 5th grades of Elementary School? The specific objectives are: to identify how the fundamental concepts of both theories contribute to consolidating pedagogical processes in the early years of Elementary Education; to analyze previous research on the Teoria da Atividade and the Teoria Desenvolvimental to support the analysis of this study’s results; and to evaluate whether pedagogical processes based on these theories enable the formation of the Atividade de Estudo and the development of theoretical thinking among students. The bibliographical research focuses on authors such as Lev Semionovitch Vigotski (1896– 1934), Vasily Vasilyevich Davidov (1930–1998), Daniil Borisovich Elkonin (1904– 1984), and Alexei Nikolaevich Leontiev (1903–1979). The field research was conducted in two public schools in a municipality located in the western region of the State of Paraná. A group training process was organized, involving six Portuguese Language teachers from the 1st to the 5th grades of Elementary School. Simultaneously, 96 hours of classroom observation were conducted in both schools (A and B). The analysis of the results was based on the categories Atividade de Estudo, Generalização e Pensamento Teórico, and Formação de Professores, which were present throughout the discussion. The study supports the thesis that the pedagogical process, when grounded in the concepts of the Teoria da Atividade and the Teoria Desenvolvimental, contributes to the formation of the Atividade de Estudo, fostering the development of theoretical thinking among students in the early years of Elementary Education. It concludes that a substantial characteristic of the Atividade de Estudo is that its purpose is not limited to mediating knowledge but lies in enabling significant transformations in the psyche — that is, this activity coincides with the xiv modification of the person themself, making possible changes in their way of acting and thinking. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-11-12T12:19:05Z No. of bitstreams: 1 Solange de Castro.pdf: 3467743 bytes, checksum: 471a9f8a6ec1a7183acc767875509277 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-12T12:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Solange de Castro.pdf: 3467743 bytes, checksum: 471a9f8a6ec1a7183acc767875509277 (MD5) Previous issue date: 2025-09-05 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| dc.subject | Atividade de Estudo | por |
| dc.subject | Pensamento Teórico | por |
| dc.subject | Processos pedagógicos | por |
| dc.subject | Teoria Desenvolvimental | por |
| dc.subject | Study Activity | eng |
| dc.subject | Theoretical Thinking | eng |
| dc.subject | Pedagogical Processes | eng |
| dc.subject | Activity Theory | eng |
| dc.subject | Developmental Theory | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCAÇÃO | por |
| dc.title | Teoria da Atividade e Teoria Desenvolvimental: contribuições para o desenvolvimento do pensamento teórico no Ensino Fundamental Anos Iniciais | por |
| dc.title.alternative | Activity Theory and Developmental Theory: Contributions to the Development of Theoretical Thinking in Early Elementary Education | eng |
| dc.type | Tese | por |
| dc.publisher.campus | Cascavel | por |
| Appears in Collections: | Doutorado em Educação (CVL) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Solange de Castro.pdf | Arquivo completo | 3.39 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
