Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8095
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGoncalves, Ageu Tavella-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2559723770694426por
dc.contributor.advisor1Lazzarotto, Emerson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092096824405681por
dc.contributor.referee1Silva, Priscila Gleden Novaes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7335933263691857por
dc.contributor.referee2Souza, Cláudio Alexandre de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0356316368021912por
dc.date.accessioned2025-10-21T12:26:03Z-
dc.date.issued2025-07-21-
dc.identifier.citationGoncalves, Ageu Tavella. Uma análise do nível de conhecimento e percepção dos professores das séries iniciais de Santa Terezinha de Itaipu-PR em relação ao pensamento computacional. 2025. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8095-
dc.description.resumoO pensamento computacional pode auxiliar no desenvolvimento nas competências dos professores da educação básica, tais como raciocínio lógico, pensamento crítico e na resolução de problemas, pois, com a implementação da política nacional de educação digital, o pensamento computacional foi incluído como um dos novos componentes curriculares obrigatórios. Diante disso, surgiu a problemática de pesquisa: Analisar o grau de conhecimento e a percepção dos professores referente ao conceito do Pensamento Computacional das séries iniciais no município de Santa Terezinha de Itaipu-PR. Para responder a essa pergunta, foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, combinado com a aplicação de um questionário aos professores interessados. Os resultados indicaram uma compreensão parcial do conceito do Pensamento Computacional e da Política Nacional de Educação Digital no ensino, evidenciando a necessidade de capacitação dos docentes.por
dc.description.abstractComputational Thinking can help develop the skills of Basic Education teachers, such as logical reasoning, critical thinking and problem solving, as, with the implementation of the National Digital Education Policy, Computational Thinking was included as one of the new components of the mandatory curriculum. Given this, the research question arose: Analyze the level of knowledge and perception of teachers regarding the concept of Computational Thinking in the initial grades in the municipality of Santa Terezinha de Itaipu-PR. To answer this question, bibliographical research methods were used, along with the application of a questionnaire to interested teachers. The results indicated a partial understanding of the concept of Computational Thinking and the National Digital Education Policy in teaching, highlighting the need for teacher training.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amandha Rodrigues (amandha.rodrigues@unioeste.br) on 2025-10-21T12:26:03Z No. of bitstreams: 1 Ageu_Tabella_Gonçalves_2025.pdf: 2126680 bytes, checksum: c18d65d1de5929028ed3a6396ee061e8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-21T12:26:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ageu_Tabella_Gonçalves_2025.pdf: 2126680 bytes, checksum: c18d65d1de5929028ed3a6396ee061e8 (MD5) Previous issue date: 2025-07-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectPolítica nacional de educação digital (PNED)por
dc.subjectBase nacional comum curricular (BNCC)por
dc.subjectComputational Thinkingeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectNational digital education policy (PNED)eng
dc.subjectCommon national curriculum base (BNCC)eng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleUma análise do nível de conhecimento e percepção dos professores das séries iniciais de Santa Terezinha de Itaipu-PR em relação ao pensamento computacionalpor
dc.title.alternativeAn analysis of the level of knowledge and perception of teachers in the initial grades of Santa Terezinha de Itaipu-PR in relation to computational thinkingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ageu_Tabella_Gonçalves_2025.pdfDocumento principal2.08 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.