Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8061
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMichuel, Liliane de Alcântara Bordignon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9401515847057042por
dc.contributor.advisor1Souza, Claudio Alexandre de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0356316368021912por
dc.contributor.referee1Junior, Valdir Serafim-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8194386581162172por
dc.contributor.referee2Afonso, Lauisa Barbosa Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0579675835197932 ID Lattes: 0579675835197932por
dc.date.accessioned2025-09-23T16:53:13Z-
dc.date.issued2025-07-08-
dc.identifier.citationMichuel, Liliane de Alcântara Bordignon. Os impactos da conscientização sobre bloqueios criativos e técnicas de criatividade na geração de ideias e na autoeficácia criativa. 2025. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8061-
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo analisar se a conscientização sobre os bloqueios criativos e a apresentação de técnicas de criatividade podem impactar na capacidade de geração de ideias e na autopercepção criativa dos discentes dos primeiros anos dos cursos pertencentes ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A pesquisa possui natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa e descritiva, fundamentada na metodologia de pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de atividades práticas de um livreto, que possibilitou a conscientização sobre os impactos dos bloqueios criativos, a apresentação de técnicas de criatividade e a avaliação da capacidade de geração de ideias. Ademais, a fundamentação teórica aborda o conceito de criatividade, os fatores a ela relacionados e sua importância. O estudo concluiu que a conscientização sobre aspectos da criatividade pode influenciar positivamente a fluência e a originalidade na produção de ideias, bem como impactar no desenvolvimento da autoeficácia criativa.por
dc.description.abstractThe study aims to analyze whether awareness of creative blocks and the introduction of creativity techniques can impact the idea generation capacity and creative self-perception of first-year students in the Center for Applied Social Sciences (CCSA) at the State University of Western Paraná (Unioeste). The research is applied in nature, with a qualitative, quantitative, and descriptive approach, based on action research methodology. Data collection was conducted through practical activities in a booklet, which enabled awareness of the impacts of creative blocks, the introduction of creativity techniques, and the assessment of idea generation capacity. Furthermore, the theoretical framework addresses the concept of creativity, its related factors, and its importance. The study concluded that awareness of aspects of creativity can positively influence fluency and originality in idea production, as well as impact the development of creative self-efficacy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Amandha Rodrigues (amandha.rodrigues@unioeste.br) on 2025-09-23T16:53:13Z No. of bitstreams: 1 Liliane_de_Alcântara_Bordignon_Michuel_2025.pdf: 3363220 bytes, checksum: 75d7bebe6408cc3c611fb97d3a476fd7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-23T16:53:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Liliane_de_Alcântara_Bordignon_Michuel_2025.pdf: 3363220 bytes, checksum: 75d7bebe6408cc3c611fb97d3a476fd7 (MD5) Previous issue date: 2025-07-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectHabilidades e competênciaspor
dc.subjectBloqueios de criatividadepor
dc.subjectGeração de ideiaspor
dc.subjectCreativityeng
dc.subjectSkills and competencieseng
dc.subjectCreative blockseng
dc.subjectIdea generationeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpor
dc.titleOs impactos da conscientização sobre bloqueios criativos e técnicas de criatividade na geração de ideias e na autoeficácia criativapor
dc.title.alternativeThe impacts of awareness of creative blocks and creativity techniques on idea generation and creative self-efficacyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Liliane_de_Alcântara_Bordignon_Michuel_2025.pdfDocumento principal3.28 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.