Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8061
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Michuel, Liliane de Alcântara Bordignon | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9401515847057042 | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Claudio Alexandre de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0356316368021912 | por |
dc.contributor.referee1 | Junior, Valdir Serafim | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8194386581162172 | por |
dc.contributor.referee2 | Afonso, Lauisa Barbosa Pinto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0579675835197932 ID Lattes: 0579675835197932 | por |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T16:53:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-08 | - |
dc.identifier.citation | Michuel, Liliane de Alcântara Bordignon. Os impactos da conscientização sobre bloqueios criativos e técnicas de criatividade na geração de ideias e na autoeficácia criativa. 2025. 61 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8061 | - |
dc.description.resumo | O estudo tem como objetivo analisar se a conscientização sobre os bloqueios criativos e a apresentação de técnicas de criatividade podem impactar na capacidade de geração de ideias e na autopercepção criativa dos discentes dos primeiros anos dos cursos pertencentes ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A pesquisa possui natureza aplicada, com abordagem quali-quantitativa e descritiva, fundamentada na metodologia de pesquisa-ação. A coleta de dados foi realizada por meio de atividades práticas de um livreto, que possibilitou a conscientização sobre os impactos dos bloqueios criativos, a apresentação de técnicas de criatividade e a avaliação da capacidade de geração de ideias. Ademais, a fundamentação teórica aborda o conceito de criatividade, os fatores a ela relacionados e sua importância. O estudo concluiu que a conscientização sobre aspectos da criatividade pode influenciar positivamente a fluência e a originalidade na produção de ideias, bem como impactar no desenvolvimento da autoeficácia criativa. | por |
dc.description.abstract | The study aims to analyze whether awareness of creative blocks and the introduction of creativity techniques can impact the idea generation capacity and creative self-perception of first-year students in the Center for Applied Social Sciences (CCSA) at the State University of Western Paraná (Unioeste). The research is applied in nature, with a qualitative, quantitative, and descriptive approach, based on action research methodology. Data collection was conducted through practical activities in a booklet, which enabled awareness of the impacts of creative blocks, the introduction of creativity techniques, and the assessment of idea generation capacity. Furthermore, the theoretical framework addresses the concept of creativity, its related factors, and its importance. The study concluded that awareness of aspects of creativity can positively influence fluency and originality in idea production, as well as impact the development of creative self-efficacy. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Amandha Rodrigues (amandha.rodrigues@unioeste.br) on 2025-09-23T16:53:13Z No. of bitstreams: 1 Liliane_de_Alcântara_Bordignon_Michuel_2025.pdf: 3363220 bytes, checksum: 75d7bebe6408cc3c611fb97d3a476fd7 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-23T16:53:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Liliane_de_Alcântara_Bordignon_Michuel_2025.pdf: 3363220 bytes, checksum: 75d7bebe6408cc3c611fb97d3a476fd7 (MD5) Previous issue date: 2025-07-08 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Engenharias e Ciências Exatas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Habilidades e competências | por |
dc.subject | Bloqueios de criatividade | por |
dc.subject | Geração de ideias | por |
dc.subject | Creativity | eng |
dc.subject | Skills and competencies | eng |
dc.subject | Creative blocks | eng |
dc.subject | Idea generation | eng |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL | por |
dc.title | Os impactos da conscientização sobre bloqueios criativos e técnicas de criatividade na geração de ideias e na autoeficácia criativa | por |
dc.title.alternative | The impacts of awareness of creative blocks and creativity techniques on idea generation and creative self-efficacy | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Foz do Iguaçu | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Liliane_de_Alcântara_Bordignon_Michuel_2025.pdf | Documento principal | 3.28 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.