Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8036
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHrchorovitch, Gracieli Daiane Gnoatto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3254889226570272por
dc.contributor.advisor1Francischett, Mafalda Nesi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8041231173562955por
dc.contributor.referee1Leme, Rosana Cristina Biral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7045318168309807por
dc.contributor.referee2Biz, Ana Claudia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8651921144403875por
dc.contributor.referee3Cucchi, Andreia Zuchelli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1521567660741100por
dc.contributor.referee4Andreis, Adriana Maria-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8472948314997700por
dc.contributor.referee5Nunes, Sérgio Claudino Loureiro-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8727109556137218por
dc.date.accessioned2025-08-25T13:22:43Z-
dc.date.issued2025-07-22-
dc.identifier.citationHRCHOROVITCH, Gracieli Daiane Gnoatto. O contexto histórico-geográfico do município de Itapejara D’Oeste/PR e a participação cidadã por meio da metodologia do Projeto Nós Propomos!. 2025. 224 f. Tese (doutorado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8036-
dc.description.resumoA presente tese foi desenvolvida para doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Geografia, na área de concentração: produção do espaço e meio ambiente; na linha de pesquisa: Educação e Ensino de Geografia, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste/Campus de Francisco Beltrão, com apoio dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Representações, Espaços, Tempos e Linguagens nas Experiências Educativas (Retlee). A problemática da qual germinou a pesquisa foi a falta de recurso didático-pedagógico adequado e sistematizado sobre a caracterização histórico-geográfica do município de Itapejara D’Oeste/PR. Fato evidenciado na investigação realizada durante o curso de Mestrado (2017- 2019), intitulada “Nós propomos! Perspectiva metodológica para o ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental”. Buscamos trabalhar com a formação para a cidadania territorial com os estudantes, no lugar de vivência, por meio da caracterização histórico geográfica do município de Itapejara D’Oeste/PR. Buscamos respostas para a pergunta de tese: é possível elaborar uma metodologia de ensino de Geografia que aborde o estudo do município com estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio? A pesquisa teve início no ano de 2021, com a participação de 76 sujeitos: 60 estudantes do 8º ano, turmas A e B, do período matutino, da Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont – Ensino Fundamental, e 16 pioneiros: nove homens e sete mulheres. Esta tese se materializa teoricamente pela perspectiva da Geografia Crítica, com as referências principais da educação e do ensino de Geografia, com: Santos (2008, 2011 e 2020); Cavalcanti (2005, 2012); Castro (2003); Martinha e Rego (2023); Horta, Grunberg e Monteiro (1999); Vygotsky (1998); Andreis, Callai, Nunes (2023), Mendonça, Claudino (2016), Silva, Claudino (2023), Yin (2001, 1994); Francischett, Nunes, Leme (2021), dentre outros. Desenvolvemos a pesquisa alicerçada e caracterizada como estudo de caso, com a delimitação territorial do município de Itapejara D’Oeste/PR. Esse recorte espacial ocorreu por ser o lugar de morada e atuação profissional da pesquisadora, bem como local de morada e estudo para os demais participantes, o que permitiu discorrer sobre detalhes específicos e importantes do território local. Abordamos evidências da importância da educação patrimonial, por meio de documentos, artefatos, entrevistas, observações, diário de campo e roda de conversa, na evolução processual histórico-geográfica. Envolvemos os estudantes no ensino e na aprendizagem, na investigação e na extensão, a partir da metodologia do Projeto Nós Propomos!, que sugere investigar os problemas do lugar e apresentar as possíveis soluções. Os principais resultados que se constituíram no decorrer do processo foram: 1) Organização de uma proposta de recurso didático, apresentado numa síntese na própria tese, como sugestão dos estudantes; 2) A indicação de que o Projeto Nós Propomos! deve continuar e ser ampliado para demais escolas; 3) Possibilitou formação para cidadania territorial; 4) Concretizou uma metodologia para o ensino e aprendizagem do município; 5) Fomentou interação entre as famílias, a escola, a universidade e a governança local, por meio da educação geográfica.por
dc.description.abstractThis thesis was developed for a doctoral degree in the Graduate Program in Geography, in the concentration area: Production of Space and Environment; in the research line: Education and Teaching of Geography, at the State University of Western Paraná – Unioeste/Francisco Beltrão Campus, with the support of researchers from the Research Group Representations, Spaces, Times and Languages in Educational Experiences (Retlee). The problem that sparked this research was the lack of adequate and systematized didactic-pedagogical resources for the historical-geographical characterization of the municipality of Itapejara D'Oeste, Paraná. This fact was evidenced in the research carried out during the Master's program (2017-2019), entitled "We Propose! A Methodological Perspective for Teaching Geography in the Final Years of Elementary School." We sought to develop territorial citizenship with students, in their place of experience, through the historical-geographical characterization of the municipality of Itapejara D’Oeste, Paraná. We sought answers to the thesis question: is it possible to develop a Geography teaching methodology that addresses the study of the municipality with elementary and high school students? The research began in 2021, with the participation of 76 subjects: 60 8th grade students, classes A and B, in the morning period, from the Irmão Isidoro Dumont State School - Elementary Education, and 16 pioneers: nine men and seven women. This thesis is theoretically materialized from the perspective of Critical Geography, with the main references of education and Geography teaching, with: Santos (2008, 2011 and 2020); Cavalcanti (2005, 2012); Castro (2003); Martinha and Rego (2023); Horta, Grunberg and Monteiro (1999); Vygotsky (1998); Andreis, Callai, Nunes (2023), Mendonça, Claudino (2016), Silva, Claudino (2023), Yin (2001, 1994); Francischett, Nunes, Leme (2021), among others. We developed this research based on and characterized as a case study, encompassing the territorial boundaries of the municipality of Itapejara D'Oeste, Paraná. This spatial framework was established because it is the researcher's place of residence and professional activity, as well as the other participants' place of residence and study, allowing us to discuss specific and important details of the local territory. We addressed evidence of the heritage education importance through documents, artifacts, interviews, observations, field diaries, and discussion groups, in the historical-geographical process. We involved students in teaching and learning, research, and extension, using the methodology of the "We Propose!" Project, which suggests investigating local problems and presenting possible solutions. The main outcomes of the process were: 1) Organization of a proposed teaching resource, presented in a summary in the thesis itself, as suggested by the students; 2) The recommendation that the "We Propose!" Project should continue and be expanded to other schools; 3) It enabled development in territorial citizenship; 4) It implemented a methodology for teaching and learning in the municipality; 5) It encouraged interaction between families, schools, universities and local governments, through geographical education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2025-08-25T13:22:43Z No. of bitstreams: 1 Gracieli D. G. Hrchorovitch 25.pdf: 13483688 bytes, checksum: 5711a67f08af31d80133673500270ce6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-25T13:22:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gracieli D. G. Hrchorovitch 25.pdf: 13483688 bytes, checksum: 5711a67f08af31d80133673500270ce6 (MD5) Previous issue date: 2025-07-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação geográficapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectCidadania territorialpor
dc.subjectProjeto Nós Propomos!por
dc.subjectGeographic educationeng
dc.subjectTeaching and learnineng
dc.subjectHeritage educationeng
dc.subjectTerritorial citizenshipeng
dc.subjectWe Propose! Projecteng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIApor
dc.titleO contexto histórico-geográfico do município de Itapejara D’Oeste/PR e a participação cidadã por meio da metodologia do Projeto Nós Propomos!por
dc.title.alternativeThe historical-geographical context of the municipality of Itapejara D’Oeste/PR and the civic participation through the methodology of the We Propose! Projecteng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Doutorado em Geografia (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gracieli D. G. Hrchorovitch 25.pdf13.17 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.