Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/8031
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Konzen, Valquíria Wisniewski | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0605501067453680 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mehanna, Najla da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0314353938713666 | por |
dc.contributor.referee1 | Mehanna, Najla da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0314353938713666 | por |
dc.contributor.referee2 | Aguiar, Waldiney Gomes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3462751658085969 | por |
dc.contributor.referee3 | Silva, Carla Holanda da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8471936568107441 | por |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T13:56:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
dc.identifier.citation | KONZEN, Walquíria Wisniewski. Práticas didático-pedagógicas no ensino de geografia: narrativa docente sobre o uso do Canva. 2025.90 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2025. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8031 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como propósito examinar as práticas pedagógicas adotadas no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, com destaque para o uso da plataforma digital Canva, entre 2020 e 2024. A pesquisa foi realizada em duas instituições da rede estadual do Paraná: o Colégio Estadual Padre Cirilo, localizado no município de Capanema, e a Escola Estadual do Campo Sagrada Família, em Planalto, ambas vinculadas ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão. O estudo parte de experiências da autora como professora de Geografia, vivenciadas em um período de ampliação das políticas de integração tecnológica promovidas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR). Nesse contexto, especialmente intensificado pela pandemia de COVID-19, a incorporação de recursos digitais nas práticas escolares tornou-se uma exigência urgente, ao mesmo tempo que revelou limitações relacionadas à infraestrutura, à formação docente e ao acesso desigual às tecnologias. Buscando tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo, a pesquisa investigou o uso do Canva como ferramenta pedagógica. O recurso foi utilizado para a produção de diversos materiais visuais – como infográficos, cartazes e apresentações – voltados à construção de saberes geográficos de forma colaborativa e criativa. Apesar do potencial da plataforma para estimular a autonomia discente e enriquecer as atividades didáticas, sua aplicação em sala de aula depende de condições técnicas mínimas e de uma proposta metodológica sensível às realidades locais e às necessidades dos alunos. A investigação também problematiza o tensionamento entre a inovação tecnológica e a restrição da autonomia docente, observando que o uso impositivo de plataformas digitais pode limitar a atuação pedagógica, reduzindo o professor a um agente reprodutor de conteúdos previamente formatados. Assim, a pesquisa busca refletir sobre as reais contribuições dessas tecnologias para a Educação, analisando se promovem uma renovação significativa das práticas ou apenas mascaram precariedades já existentes no sistema educacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa, com caráter exploratório e fundamentação 8 bibliográfica. A base teórica sustenta-se em autores como Milton Santos, Paulo Freire, Libâneo, Cavalcanti, entre outros. Ademais, baseia-se em documentos curriculares como a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Paraná. A dissertação está organizada em três capítulos: o primeiro examina o avanço das tecnologias educacionais no Paraná a partir de 2017; o segundo trata do uso de recursos digitais no Ensino Fundamental II e suas implicações na prática docente; e o terceiro apresenta as experiências pedagógicas envolvendo o Canva, analisando seu impacto no ensino de Geografia. As considerações finais sintetizam os principais achados e discutem as perspectivas futuras para o uso das tecnologias digitais na educação geográfica. | por |
dc.description.abstract | This dissertation aims to examine the pedagogical practices adopted in Geography teaching in the final years of Elementary School, with a particular focus on the use of the digital platform Canva between 2020 and 2024. The research was conducted in two public schools in the state of Paraná, Brazil: Colégio Estadual Padre Cirilo, located in the municipality of Capanema, and Escola Estadual do Campo Sagrada Família, in Planalto—both under the jurisdiction of the Regional Education Office of Francisco Beltrão. The study is grounded in the author's professional experiences as a Geography teacher during a period marked by an expansion of educational technology policies promoted by the State Department of Education of Paraná (Seed/PR). This period, particularly during the COVID-19 pandemic, required an urgent integration of digital tools into educational practices, while also exposing significant challenges related to infrastructure, teacher training, and unequal access to technology. In an effort to make the teaching and learning process more dynamic and meaningful, the study explored the use of Canva as a pedagogical tool. The platform was employed in the creation of various visual materials – such as infographics, posters, and presentations – designed to foster collaborative and creative construction of geographical knowledge. Despite its potential to enhance student autonomy and enrich classroom activities, the effective implementation of Canva relies on minimum technical infrastructure and a methodological approach that considers the specific needs and contexts of each school and group of students. The research also raises critical questions about the tension between technological innovation and the reduction of teacher autonomy. It highlights that the imposed use of digital platforms can restrict educators to mere content deliverers, undermining their creative and critical role in the teaching process. Therefore, the dissertation seeks to reflect on the real contributions of such technologies to education, questioning whether they truly transform pedagogical practices or simply mask structural deficiencies within the educational system. Methodologically, the study adopts a qualitative action-research approach, with an exploratory and bibliographic nature. The 10 theoretical foundation is supported by authors such as Milton Santos, Paulo Freire, Libâneo, Cavalcanti, among others, in addition to curricular documents such as the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) and the Paraná State Curriculum Guidelines. The dissertation is organized into three chapters: the first examines the development of educational technologies in Paraná since 2017; the second addresses the use of digital tools in Elementary School and their implications for teaching practices; and the third presents the practical experiences with Canva, analyzing its impact on Geography education. The final considerations summarize the main findings and discuss future perspectives on the use of digital technologies in Geography teaching. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2025-08-21T13:56:50Z No. of bitstreams: 1 Valquiria W. Konzen 25.pdf: 2430672 bytes, checksum: 86fac2f86092b79e4b42ef8e831c850f (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-21T13:56:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valquiria W. Konzen 25.pdf: 2430672 bytes, checksum: 86fac2f86092b79e4b42ef8e831c850f (MD5) Previous issue date: 2025-06-02 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Ensino de Geografia | por |
dc.subject | Canva na educação | por |
dc.subject | Recursos didático-digitais | por |
dc.subject | Geography education | eng |
dc.subject | Canva in education | eng |
dc.subject | Digital teaching resources | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS:GEOGRAFIA | por |
dc.title | Práticas didático-pedagógicas no ensino de geografia: narrativa docente sobre o uso do Canva. | por |
dc.title.alternative | Teaching and pedagogical practices in teaching geography: teacher's narrative about the use of Canva | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Francisco Beltrão | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Valquiria W. Konzen 25.pdf | 2.37 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.