Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorQueiroz, Marli Maraschin de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1491582718644929por
dc.contributor.advisor1Sousa, Joceli de Fatima Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4461788798381505por
dc.contributor.referee1Santos, Silvia Alves dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6071485632653631por
dc.contributor.referee2Andrade, Susimeire Vivien Rosotti de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7645006700133174por
dc.contributor.referee3André, Tamara Cardoso-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9519719491233229por
dc.date.accessioned2025-08-18T14:52:02Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationQueiroz, Marli Maraschin de. Formação de professores e a base nacional comum curricular: a expansão do capital privado na educação pública. 2025. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8021-
dc.description.resumoA formação continuada exigida no município de Foz do Iguaçu para a progressão na carreira docente, com carga horária obrigatória de cento e sessenta horas a cada dois anos, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 4.362/2015 (Plano de carreira), tem levado muitos professores a buscar cursos oferecidos por instituições como Vivo telefônica, Itaú Social, Rhema, entre outras. Diante desse cenário, surge a questão norteadora que impulsiona este estudo: quais interesses permeiam as grandes fundações privadas na formação continuada de professores no Brasil, especialmente no contexto de expansão do capital privado na educação pública? Para responder a essa indagação, esta pesquisa tem como objetivo investigar como as políticas de formação docente têm sido moldadas pelas grandes fundações privadas e quais são as implicações desse movimento para o trabalho docente, a autonomia dos professores e a qualidade da educação pública. O estudo é fundamentado no método do Materialismo Histórico-Dialético, buscando compreender a relação entre o setor privado e seu interesse no setor público, especialmente no que diz respeito à transferência de recursos financeiros do segundo para o primeiro. A metodologia adotada é qualitativa, com a coleta de dados empíricos, por meio de questionário semiestruturado, articulados com a problemática central. Os resultados da pesquisa revelam a crescente influência do setor privado na formação docente, impulsionada pelas políticas neoliberais, o que tem enfraquecido a autonomia dos professores e adotado um modelo tecnicista, alinhado aos interesses do mercado. A privatização da formação continuada tem precarizado as condições de trabalho dos docentes, favorecendo a lógica de mercado em detrimento de uma educação transformadora. Nesse sentido, é urgente um movimento coletivo em defesa da educação pública, gratuita e crítica, com foco na autonomia pedagógica e no fortalecimento das universidades públicas.por
dc.description.abstractThe continuing education required in the municipality of Foz do Iguaçu, with a required workload of 160 hours every two years, as established by Municipal Law nº 4.362/2015 (Career Plan), has led many teachers to enroll in courses offered by institutions such as Vivo Telefônica, Itaú Social, and Rhema, among others. In this scenario, the guiding question that drives this study arises: what interests permeate large private foundations in the continuing education of teachers in Brazil, especially in the context of the expansion of private capital in public education? To answer this question, this research aims to investigate how teacher education policies have been shaped by large private foundations and what the implications of this movement are for teachers' work, teachers' autonomy, and the quality of public education. The study is based on the Historical-Dialectical Materialism method, seeking to understand the relationship between the private sector and its interest in the public sector, especially regarding the transfer of financial resources from the latter to the former. The adopted methodology is qualitative, with empirical data collection through a semi-structured questionnaire, articulated with the central problem. The research results reveal the growing influence of the private sector in teacher education, driven by neoliberal policies, which has weakened teachers' autonomy and adopted a technicist model, aligned with market interests. The privatization of continuing education has precariousized teachers' working conditions, favoring market logic to the detriment of transformative education. In this sense, a collective movement in defense of public, free, and critical education is urgent, focusing on pedagogical autonomy and the strengthening of public universities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2025-08-18T14:52:02Z No. of bitstreams: 1 Marli_Maraschin_de_Queiroz_2025.pdf: 4043101 bytes, checksum: 4b414c5b021b288daa96c1ede108b9e1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-18T14:52:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marli_Maraschin_de_Queiroz_2025.pdf: 4043101 bytes, checksum: 4b414c5b021b288daa96c1ede108b9e1 (MD5) Previous issue date: 2025-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação escolarpor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAnálise de políticas públicaspor
dc.subjectSchoolingeng
dc.subjectCommon National Curriculum Baseeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPublic policy analysiseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleFormação de professores e a base nacional comum curricular: a expansão do capital privado na educação públicapor
dc.title.alternativeTeacher training and national common curriculum base: the expansion of private capital in public schoolseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marli_Maraschin_de_Queiroz_2025.pdfDocumento principal3.95 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.