Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/8020
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBezerra, João Abner Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2373328373839087por
dc.contributor.advisor1Pereira, Eliane Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779566969221196por
dc.contributor.referee1Souza, Claudio Alexandre de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0356316368021912por
dc.contributor.referee2Silva, Rosangela de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168736233931232por
dc.date.accessioned2025-08-18T14:05:18Z-
dc.date.issued2025-06-16-
dc.identifier.citationBezerra, João Abner Santos. Construção de oficina de extensão com temas transversais: pesquisa-ação nas universidades públicas de Foz do Iguaçu. 2025. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/8020-
dc.description.resumoBEZERRA, J. A. S. (2025). Construção de oficina de extensão com Temas Transversais: pesquisa-ação nas universidades públicas de Foz do Iguaçu. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - PPGTGS, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A partir da década de 1990, os tema transversais, como Educação Ambiental, Educação das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Direitos Humanos foram incorporados da educação básica ao ensino superior, sendo normatizados pelo Ministério da Educação como critérios na avaliação dos cursos de graduação com intuito de contribuir com a formação cidadã dos estudantes. No contexto universitário, a Extensão Universitária se destaca como uma ferramenta para a construção, pelos estudantes, de conhecimentos relacionados à realidade social. Contudo, a execução desses projetos, temas transversais e a Extensão Universitária, mesmo impulsionada nos últimos Planos Nacionais de Educação, enfrenta desafios, como currículos rígidos, resistência à inovação, dificuldades administrativas e desconexão com as demandas sociais. Diante desse cenário, surgiu a pergunta de pesquisa: como integrar os temas transversais à extensão curricular nos cursos de graduação das universidades públicas em Foz do Iguaçu? A pesquisa visa discutir as ações propostas e executadas ao longo do planejamento e a execução de três oficinas que associaram esses elementos, buscando criar espaços de discussão e ação por meio de técnicas de fomento à criatividade à luz do formato da tecnologia social, de forma interdisciplinar. Os resultados alcançados evidenciam a integração possível entre os temas transversais e a extensão, seja ou não curriculares. Além disso, destacam as limitações das oficinas enquanto tecnologia social e as potencialidades das ações propostas, capazes de otimizar recursos e promover uma educação mais alinhada com as demandas sociais.por
dc.description.abstractBEZERRA, J. A. S. (2025). Designing an Extension Workshop on Cross-Cutting Themes: An Action Research Approach in Public Universities in Foz do Iguaçu. Master's Dissertation - Postgraduate Program in Technologies, Management and Sustainability - PPGTGS, State University of Western Paraná - UNIOESTE, Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil. Since the 1990s, cross-cutting themes such as Environmental Education, Education for Ethnic-Racial Relations, Afro-Brazilian and African History and Culture, and Human Rights have been incorporated from basic education to higher education, regulated by the Ministry of Education as criteria for evaluating undergraduate programs to contribute to students' civic education. In the university context, University Extension stands out as a tool for students to construct knowledge related to social reality. However, the implementation of these projects—cross-cutting themes and University Extension—even though encouraged in recent National Education Plans, faces challenges such as rigid curricula, resistance to innovation, administrative difficulties, and disconnection from social demands. Given this scenario, the research question emerged: How can cross-cutting themes be integrated into curricular extension activities in undergraduate programs at public universities in Foz do Iguaçu? The research aims to discuss the proposed and implemented actions during the planning and execution of three workshops that combined these elements, seeking to create spaces for discussion and action through creativity-enhancing techniques based on the social technology framework, in an interdisciplinary approach. The results demonstrate the possible integration between cross-cutting themes and extension activities, whether curricular or not. Additionally, they highlight the limitations of the workshops as a social technology and the potential of the proposed actions, which can optimize resources and promote education more aligned with social demands.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2025-08-18T14:05:18Z No. of bitstreams: 1 Joao_Abner_Santos_Bezerra_2025.pdf: 2836970 bytes, checksum: c8507f563e6b638d279c6c2607fa4c1f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-18T14:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joao_Abner_Santos_Bezerra_2025.pdf: 2836970 bytes, checksum: c8507f563e6b638d279c6c2607fa4c1f (MD5) Previous issue date: 2025-06-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Engenharias e Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTemas transversaispor
dc.subjectExtensãopor
dc.subjectCurricularizaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectOficinapor
dc.subjectCross-cutting themeseng
dc.subjectUniversity extensioneng
dc.subjectCurricular integrationeng
dc.subjectInterdisciplinarityeng
dc.subjectWorkshopeng
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleConstrução de oficina de extensão com temas transversais: pesquisa-ação nas universidades públicas de Foz do Iguaçupor
dc.title.alternativeDesigning an extension workshop on cross-cutting themes: an action research approach in public universities in Foz do Iguaçueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joao_Abner_Santos_Bezerra_2025.pdfDocumento principal2.77 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.