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https://tede.unioeste.br/handle/tede/8017
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Bagatoll, Dariane Espinosa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9313388388146362 | por |
dc.contributor.advisor1 | Malacarne, Vilmar | - |
dc.contributor.referee1 | Gonçalves, Vitor Manuel Barrigão | - |
dc.contributor.referee2 | Iacono, Jane Peruzo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-15T18:52:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
dc.identifier.citation | Bagatoll, Dariane Espinosa. A Disciplina Positiva na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Impactos na Sala de Aula.. 2025. 122 f Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/8017 | - |
dc.description.resumo | Uma das propostas da Disciplina Positiva é a capacitação de professores, visando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos, ao mesmo tempo em que realiza a gestão do comportamento de forma democrática em sala de aula. Partindo desta compreensão, o presente estudo teve como objetivo investigar, analisar e relacionar os impactos de uma formação de professores baseada na Disciplina Positiva. O campo de pesquisa foi composto por duas escolas públicas municipais no Oeste do Paraná. O estudo recebeu 12 participações voluntárias de professores regentes que ministravam aulas, no momento da formação, para os alunos do Ensino Fundamental, anos iniciais. Como percurso metodológico adotou-se o estudo exploratório, descritivo e relacional de caráter misto (qualitativo-quantitativo). Para o arcabouço teórico foi realizada uma pesquisa bibliográfica para aprofundar as origens históricas da Disciplina Positiva e elucidar sua concepção e princípios. O estudo de campo foi concretizado por meio da pesquisa-ação, quando foi aplicada uma formação baseada na Disciplina Positiva, bem como houve a aplicação de questionários junto aos participantes e o registro do diário de campo da pesquisadora. Para analisar os dados qualitativos utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin e a triangulação de dados. Para tratar dos dados quantitativos realizou-se a tabulação por meio do programa Excel for Windows que, na sequência, foram analisados com o uso de tabelas dinâmicas, gerando tabelas, gráficos e estatística exploratória de dados (mínimo, média, máximo, frequência, porcentagem). Para as questões abertas, agruparam-se as ideias dos respondentes para que fosse possível identificar os principais aspectos informados no estudo. Dos resultados emergiram as seguintes categorias de análise que auxiliaram no agrupamento dos elementos coletados, bem como, apoiaram sua explicação: aspectos sobre o comportamento dos alunos; nível de conhecimento sobre Disciplina Positiva; Impactos da Formação em Disciplina Positiva no comportamento dos alunos, na condução da sala de aula e na relação professor-aluno. Os resultados apontam para um conhecimento incipiente ou completamente desconhecido sobre a Disciplina Positiva; os desafios de comportamento entre os alunos, bem como as percepções dos professores sobre a Formação em DP, sugerem a necessidade do ensino desta abordagem nas escolas; A Formação apontou para uma mudança na percepção dos professores em relação aos alunos e na forma como devem conduzir a sala de aula, além dos efeitos percebidos no comportamento das crianças. E, apesar dos respondentes evidenciarem elevada satisfação com a Formação, mostrou se salutar que a DP ou abordagens correlatas sejam ensinadas com maior recorrência e profundidade para que os educadores tenham segurança, clareza e intencionalidade na aplicação dessas práticas. | por |
dc.description.abstract | One of the goals of Positive Discipline is to train teachers with a view to developing students’ social-emotional skills while managing classroom behavior in a democratic and respectful manner. Based on this understanding, the present study aimed to investigate, analyze, and relate the impacts of a teacher training program grounded in the principles of Positive Discipline. The research was carried out in two public municipal schools in western Paraná, Brazil. The study involved 12 volunteer teachers who, at the time of the training, were teaching in the early years of elementary education. A mixed-methods (qualitative quantitative) exploratory, descriptive, and relational research design was adopted. The theoretical framework was built through a bibliographic review, in order to explore the historical origins of Positive Discipline and clarify its concepts and principles. Field research was conducted through action research, which included the implementation of a training course based on Positive Discipline, the application of questionnaires, and the researcher’s field diary. The qualitative data were analyzed using Bardin’s content analysis and data triangulation. The quantitative data were organized in Excel for Windows and analyzed using pivot tables to generate tables, charts, and exploratory statistics (minimum, average, maximum, frequency, percentage). Open-ended questions were grouped by theme to identify the main ideas reported by participants. The results gave rise to the following categories of analysis: aspects of student behavior; level of knowledge about Positive Discipline; and impacts of the training on student behavior, classroom management, and teacher-student relationships. Findings point to a limited or absent knowledge of Positive Discipline among participants; frequent behavior-related challenges among students; and positive perceptions of the training, which suggest the relevance of implementing this approach in schools. The training contributed to a shift in how teachers perceive students and how they manage classroom dynamics, with positive effects also reported in student behavior. Although participants expressed a high level of satisfaction with the training, the study emphasizes the need for Positive Discipline — or similar approaches — to be offered more regularly and in greater depth, so that educators can apply these practices with greater confidence, clarity, and intentionality. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-08-15T18:52:17Z No. of bitstreams: 1 Dariane Bagatolli.pdf: 2177930 bytes, checksum: 7e46de4f28b1d3b3c3aeba8bf8cfbd6d (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-15T18:52:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dariane Bagatolli.pdf: 2177930 bytes, checksum: 7e46de4f28b1d3b3c3aeba8bf8cfbd6d (MD5) Previous issue date: 2025-05-27 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação, Comunicação e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Gestão do Comportamento | por |
dc.subject | Habilidades Socioemocionais | por |
dc.subject | Indisciplina na escola | por |
dc.subject | Social-Emotional Skills | eng |
dc.subject | Behavior Management | eng |
dc.subject | School Discipline Problems | eng |
dc.subject.cnpq | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM | por |
dc.title | A Disciplina Positiva na Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Impactos na Sala de Aula. | por |
dc.title.alternative | Positive Discipline in the Training of Elementary School Teachers: Impacts in the Classroom | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Cascavel | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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File | Description | Size | Format | |
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Dariane Bagatolli.pdf | Arquivo completo | 2.13 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
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