Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7995
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Os jogos esportivos na Educação Física Escolar: uma proposta construtivista para contextualizar a indisciplina e conflitos nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor: | Ampessan, Patrícia Gabriela ![]() |
Primeiro orientador: | Silva Júnior, Arestides Pereira da |
Primeiro membro da banca: | Silva Júnior, Arestides Pereira da |
Segundo membro da banca: | Borges, Gustavo André |
Terceiro membro da banca: | Lima, Walcir Ferreira |
Resumo: | A indisciplina e os conflitos na Educação Física Escolar são causados por diversos fatores, como conversas paralelas, discussões, desentendimentos entre colegas e falta de respeito com professores, os quais impactam negativamente o desenvolvimento das aulas. Nesse contexto, os jogos esportivos, pautados na abordagem construtivista e aplicados na prática pedagógica dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, podem minimizar esses problemas. A abordagem construtivista valoriza a construção do conhecimento por meio da interação dos alunos com o ambiente e com os colegas. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os jogos esportivos de invasão, por meio de uma abordagem construtivista, podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para lidar com os desafios nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada na Escola Municipal Dom Pedro II, em Matelândia – PR. A pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: entrevista diagnóstica com professores, aplicação da proposta pedagógica de intervenção com a utilização de diário de campo e avaliação da intervenção com entrevista final aos professores. Participaram da intervenção 19 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, durante 16 aulas de Educação Física sobre jogos esportivos de invasão na abordagem construtivista. Os dados obtidos foram tratados e analisados usando a técnica de análise de dados qualitativos. A entrevista diagnóstica realizada com os professores antes da intervenção identificou os principais comportamentos indisciplinados dos alunos do 5º ano, sendo as mais frequentes: provocações, conflitos, agressões verbais e físicas, além de competição excessiva. Esses atos afetavam negativamente o ambiente de aprendizagem. A intervenção pedagógica, focada nos jogos esportivos de invasão e adotando uma abordagem construtivista, procurou envolver ativamente os alunos, que, durante as atividades, modificavam regras, refletiam sobre as atividades e participações. Isso fez com que estivessem mais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvessem competências sociais, cognitivas, emocionais e motoras ao encontrarem soluções coletivas para os problemas enfrentados. Ao final da intervenção, novas entrevistas com os professores apontaram melhora significativa no comportamento dos alunos, proporcionando um ambiente mais tranquilo e favorável para o aprendizado, promovendo maior colaboração entre eles e participação mais ativa nas decisões da aula. A abordagem construtivista e o uso dos jogos esportivos de invasão mostraram-se eficazes na redução da indisciplina e na construção de um ambiente mais colaborativo, estimulando o desenvolvimento integral dos alunos e promovendo comportamentos mais cooperativos. |
Abstract: | Indiscipline and conflicts in Physical Education are caused by several factors, such as side conversations, arguments, disagreements between colleagues and lack of respect for teachers, which negatively impact the development of classes. In this context, sports games, based on the constructivist approach, applied in the pedagogical practice of students in the initial years of elementary school, can minimize these problems. The constructivist approach values the construction of knowledge through the interaction of students with the environment and with colleagues. The main objective of this research was to investigate how invasion sports games, through a constructivist approach, can be used as a pedagogical tool to deal with the challenges in the initial years of elementary school. The methodology used was action research, with a qualitative approach, carried out at the Dom Pedro II Municipal School, in Matelândia - PR. The research used the following instruments: diagnostic interview with teachers, application of the pedagogical intervention proposal with the use of a field diary and evaluation of the intervention with a final interview with the teachers. Nineteen 5th grade elementary school students participated in the intervention during 16 Physical Education classes on invasion sports games using a constructivist approach. The data obtained were processed and analyzed using the qualitative data analysis technique. The diagnostic interview conducted with the teachers before the intervention identified the main undisciplined behaviors of the 5th grade students, the most frequent being: provocations, conflicts, verbal and physical aggression, and excessive competition. These acts negatively affected the learning environment. The pedagogical intervention, focused on invasion sports games and adopted a constructivist approach, sought to actively involve the students, who, during the activities, modified rules and reflected on the activities and participation. This made them more involved in the teaching-learning process and developed social, cognitive, emotional and motor skills by finding collective solutions to the problems they faced. At the end of the intervention, new interviews with the teachers indicated a significant improvement in the students' behavior, providing a calmer and more favorable environment for learning, promoting greater collaboration among them and more active participation in class decisions. The constructivist approach and the use of invasion sports games proved effective in reducing indiscipline and building a more collaborative environment, stimulating the students' comprehensive development and promoting more cooperative behaviors. |
Keywords: | Jogos esportivos Educação Física Escolar Indisciplina Conflitos Abordagem Construtivista |
CNPq areas: | CIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Campun: | Marechal Cândido Rondon |
Citation: | AMPESSAN, Patrícia Gabriela. Os jogos esportivos na Educação Física Escolar: uma proposta construtivista para contextualizar a indisciplina e conflitos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7995 |
Issue Date: | 9-May-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação Física (MCR) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Patrícia_Ampessan.pdf | 2.94 MB | Adobe PDF | View/Open Preview | |
Prod.Téc.Patrícia_Ampessan.pdf | 7.25 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.