Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmpessan, Patrícia Gabriela-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7438164983014336por
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Arestides Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172035925617965por
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Arestides Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172035925617965por
dc.contributor.referee2Borges, Gustavo André-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8450697161244021por
dc.contributor.referee3Lima, Walcir Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4968357912867522por
dc.date.accessioned2025-08-04T23:29:54Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationAMPESSAN, Patrícia Gabriela. Os jogos esportivos na Educação Física Escolar: uma proposta construtivista para contextualizar a indisciplina e conflitos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2025. 167f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7995-
dc.description.resumoA indisciplina e os conflitos na Educação Física Escolar são causados por diversos fatores, como conversas paralelas, discussões, desentendimentos entre colegas e falta de respeito com professores, os quais impactam negativamente o desenvolvimento das aulas. Nesse contexto, os jogos esportivos, pautados na abordagem construtivista e aplicados na prática pedagógica dos alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, podem minimizar esses problemas. A abordagem construtivista valoriza a construção do conhecimento por meio da interação dos alunos com o ambiente e com os colegas. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os jogos esportivos de invasão, por meio de uma abordagem construtivista, podem ser utilizados como ferramenta pedagógica para lidar com os desafios nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, realizada na Escola Municipal Dom Pedro II, em Matelândia – PR. A pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: entrevista diagnóstica com professores, aplicação da proposta pedagógica de intervenção com a utilização de diário de campo e avaliação da intervenção com entrevista final aos professores. Participaram da intervenção 19 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, durante 16 aulas de Educação Física sobre jogos esportivos de invasão na abordagem construtivista. Os dados obtidos foram tratados e analisados usando a técnica de análise de dados qualitativos. A entrevista diagnóstica realizada com os professores antes da intervenção identificou os principais comportamentos indisciplinados dos alunos do 5º ano, sendo as mais frequentes: provocações, conflitos, agressões verbais e físicas, além de competição excessiva. Esses atos afetavam negativamente o ambiente de aprendizagem. A intervenção pedagógica, focada nos jogos esportivos de invasão e adotando uma abordagem construtivista, procurou envolver ativamente os alunos, que, durante as atividades, modificavam regras, refletiam sobre as atividades e participações. Isso fez com que estivessem mais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e desenvolvessem competências sociais, cognitivas, emocionais e motoras ao encontrarem soluções coletivas para os problemas enfrentados. Ao final da intervenção, novas entrevistas com os professores apontaram melhora significativa no comportamento dos alunos, proporcionando um ambiente mais tranquilo e favorável para o aprendizado, promovendo maior colaboração entre eles e participação mais ativa nas decisões da aula. A abordagem construtivista e o uso dos jogos esportivos de invasão mostraram-se eficazes na redução da indisciplina e na construção de um ambiente mais colaborativo, estimulando o desenvolvimento integral dos alunos e promovendo comportamentos mais cooperativos.por
dc.description.abstractIndiscipline and conflicts in Physical Education are caused by several factors, such as side conversations, arguments, disagreements between colleagues and lack of respect for teachers, which negatively impact the development of classes. In this context, sports games, based on the constructivist approach, applied in the pedagogical practice of students in the initial years of elementary school, can minimize these problems. The constructivist approach values the construction of knowledge through the interaction of students with the environment and with colleagues. The main objective of this research was to investigate how invasion sports games, through a constructivist approach, can be used as a pedagogical tool to deal with the challenges in the initial years of elementary school. The methodology used was action research, with a qualitative approach, carried out at the Dom Pedro II Municipal School, in Matelândia - PR. The research used the following instruments: diagnostic interview with teachers, application of the pedagogical intervention proposal with the use of a field diary and evaluation of the intervention with a final interview with the teachers. Nineteen 5th grade elementary school students participated in the intervention during 16 Physical Education classes on invasion sports games using a constructivist approach. The data obtained were processed and analyzed using the qualitative data analysis technique. The diagnostic interview conducted with the teachers before the intervention identified the main undisciplined behaviors of the 5th grade students, the most frequent being: provocations, conflicts, verbal and physical aggression, and excessive competition. These acts negatively affected the learning environment. The pedagogical intervention, focused on invasion sports games and adopted a constructivist approach, sought to actively involve the students, who, during the activities, modified rules and reflected on the activities and participation. This made them more involved in the teaching-learning process and developed social, cognitive, emotional and motor skills by finding collective solutions to the problems they faced. At the end of the intervention, new interviews with the teachers indicated a significant improvement in the students' behavior, providing a calmer and more favorable environment for learning, promoting greater collaboration among them and more active participation in class decisions. The constructivist approach and the use of invasion sports games proved effective in reducing indiscipline and building a more collaborative environment, stimulating the students' comprehensive development and promoting more cooperative behaviors.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2025-08-04T23:29:54Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Patrícia Ampessan.pdf: 3005629 bytes, checksum: 6e7c3d3152d9f7207450f1b9a98c5680 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-04T23:29:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Patrícia Ampessan.pdf: 3005629 bytes, checksum: 6e7c3d3152d9f7207450f1b9a98c5680 (MD5) Previous issue date: 2025-05-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectJogos esportivospor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectAbordagem Construtivistapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.titleOs jogos esportivos na Educação Física Escolar: uma proposta construtivista para contextualizar a indisciplina e conflitos nos anos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Patrícia_Ampessan.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open Preview
Prod.Téc.Patrícia_Ampessan.pdf7.25 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.