Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPessoa, Natach de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7570157617674766por
dc.contributor.advisor1Martins, Maridelma Laperuta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6009498366480094por
dc.contributor.referee1Tallei, Jorgelina Ivana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863700309171897por
dc.contributor.referee2Amato, Laura Janaina Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0986145314688863por
dc.contributor.referee3Flores, Olga Viviana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5728609748497994por
dc.date.accessioned2025-06-06T17:55:05Z-
dc.date.issued2025-03-10-
dc.identifier.citationPessoa, Natach de Jesus. Implementação da língua espanhola nas escolas municipais de Foz do Iguaçu: um estudo da tríplice fronteira. 2025. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7891-
dc.description.resumoSabe-se que a cidade de Foz do Iguaçu é muito conhecida pelas diversas etnias presentes no município. É também uma cidade de tríplice fronteira, que faz divisa com Ciudad del Este no Paraguai e Puerto Iguazú na Argentina, as quais têm como língua oficial o Espanhol e o Guarani, no caso do Paraguai. Sem considerar a característica linguístico-cultural, no ano de 2022, a Secretaria Municipal de Educação de Foz do Iguaçu iniciou um “projeto-piloto” de ensino de línguas estrangeiras, sendo desenvolvido em algumas escolas da rede que, atualmente, conta com cinquenta de Ensino Fundamental I. No primeiro semestre desse mesmo ano, passou a oferecer, para as turmas de 5º ano, o ensino de Língua Inglesa em todas as escolas municipais e, apenas no segundo semestre, o ensino do Espanhol nas escolas integrais, para as turmas de 1º a 3º anos. Diante disso, e considerando que as escolas municipais recebem alunos advindos de diferentes países da América Latina, sendo em sua maioria, do Paraguai, entendemos que o ensino do espanhol é necessário para a nossa realidade e, por isso, propusemos esta pesquisa. Considerando a principal realidade educacional do município, que recebe frequentemente alunos falantes da Língua Espanhola, buscarei responder à seguinte questão: como está sendo o processo de implementação das línguas estrangeiras na Rede Municipal de Foz do Iguaçu? Para isso, a metodologia adotada será uma pesquisa documental e de campo, de cunho qualitativo, tendo como objetivo geral: compreender o processo de implementação da Língua Espanhola nas escolas municipais da cidade de Foz do Iguaçu e, como objetivos específicos: analisar as políticas linguísticas relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras no contexto da cidade de Foz do Iguaçu, buscando compreender seus fundamentos, diretrizes e impactos locais; investigar as percepções e práticas dos professores das escolas piloto envolvidas na implementação da proposta de ensino de Língua Espanhola; examinar o papel e as perspectivas da equipe da Secretaria Municipal de Educação (SMED) na formulação e execução dessas políticas; avaliar os documentos oficiais que fundamentam a proposta de implementação de línguas estrangeiras.por
dc.description.abstractFoz do Iguaçu is widely recognized as home to a variety of ethnic groups. It’s a tripleborder city, sharing borders with Ciudad del Este in Paraguay and Puerto Iguazú in Argentina, where Spanish is the official language, along with Guarani in Paraguay. In 2002, the Municipal Secretary of Education of Foz do Iguaçu launched a “pilotproject” for foreign language teaching without considering the region’s linguistic and cultural characteristics. This project was implemented in several public schools and currently covers fifty units of Elementary School I (Ensino Fundamental I). In the first semester of that year, English was taught to Year 5 students in all municipal schools, and only in the second semester, Spanish was introduced to Year 1 to Year 3 students in full-day schools. Given this situation and considering that municipal schools enroll students from different Latin American countries, particularly from Paraguay, we recognize that teaching Spanish is fundamental to the local context. Therefore, we propose this research. Given the city’s educational landscape, which frequently welcomes Spanish-speaking students, this study aims to answer the following question: How is the implementation of foreign languages being carried out in the Foz do Iguacu Municipality network? The methodology will include both documentary and field research, using a qualitative approach. The general objective is to understand the process of implementing Spanish Language instruction in the municipal schools of Foz do Iguaçu. The specific objectives are as follows: analyzing linguistic policies related to foreign language teaching in the context of Foz do Iguacu, with a focus of understanding their foundations, guidelines and local impacts; studying teachers’ insights and practices at pilot schools regarding the implementation of the Spanish Language teaching proposal; exploring the role and perspectives of the Municipal Secretary of Education ( SMED) in the development and execution of these policies, and evaluating the official documents supporting the proposal for implementing foreign language teaching.eng
dc.description.abstractSe sabe que la ciudad de Foz do Iguaçu es ampliamente conocida por la diversidad de etnias presentes en el municipio. Además, es una ciudad de triple frontera, que limita con Ciudad del Este en Paraguay y Puerto Iguazú en Argentina, cuyos idiomas oficiales son el español y el guaraní, en el caso de Paraguay. Sin considerar la característica lingüístico-cultural, en el año 2022, la Secretaría Municipal de Educación de Foz do Iguaçu inició un "proyecto piloto" de enseñanza de lenguas extranjeras, desarrollado en algunas escuelas de la red, que actualmente cuenta con cincuenta escuelas de Educación Primaria I. En el primer semestre de ese mismo año, comenzó a ofrecer, para el curso de 5.º año, la enseñanza de la lengua inglesa en todas las escuelas municipales y, solo en el segundo semestre, la enseñanza del español en las escuelas de jornada completa, para los cursos de 1.º a 3.º año. Ante esta situación, y considerando que las escuelas municipales reciben alumnos provenientes de diferentes paíse s de América Latina, siendo la mayoría de Paraguay, entendemos que la enseñanza del español es esencial para nuestra realidad y, por ello, proponemos esta investigación. Teniendo en cuenta la principal realidad educativa del municipio, que recibe con frecuencia alumnos hablantes de la lengua española, buscaré responder a la siguiente pregunta: ¿Cómo se está llevando a cabo el proceso de implementación de las lenguas extranjeras en la Red Municipal de Foz do Iguaçu? Para ello, la metodología adoptada será una investigación documental y de campo, de carácter cualitativo, con el objetivo general de comprender el proceso de implementación de la lengua española en las escuelas municipales de la ciudad de Foz do Iguaçu. Como objetivos específicos, se pretende analizar las políticas lingüísticas relacionadas con la enseñanza de lenguas extranjeras en el contexto de la ciudad de Foz do Iguaçu, buscando comprender sus fundamentos, directrices e impactos locales; investigar las percepciones y prácticas de los profesores de las escuelas piloto involucradas en la implementación de la propuesta de enseñanza de la lengua española; examinar el papel y las perspectivas del equipo de la Secretaría Municipal de Educación (SMED) en la formulación y ejecución de estas políticas; y evaluar los documentos oficiales que fundamentan la propuesta de implementación de lenguas extranjeras.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2025-06-06T17:55:05Z No. of bitstreams: 1 Natach_de_Jesus_Pessoa_2025.pdf: 2300993 bytes, checksum: dc33fed3593abb28908f940773c554ec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-06T17:55:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Natach_de_Jesus_Pessoa_2025.pdf: 2300993 bytes, checksum: dc33fed3593abb28908f940773c554ec (MD5) Previous issue date: 2025-03-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectSecretaria municipal de educaçãopor
dc.subjectLíngua espanholapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectFoz do Iguaçupor
dc.subjectMunicipal secretary of educationeng
dc.subjectSpanish languageeng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectFoz do Iguaçueng
dc.subjectSecretaría Municipal de Educaciónspa
dc.subjectLengua Españolaspa
dc.subjectEnseñanzaspa
dc.subjectFoz do Iguaçuspa
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleImplementação da língua espanhola nas escolas municipais de Foz do Iguaçu: um estudo da tríplice fronteirapor
dc.title.alternativeImplementation of the spanish language in municipal schools of Foz do Iguaçu: a study of the triple bordereng
dc.title.alternativeImplementación de la lengua española em las escuelas municipales de Foz do Iguaçu: un estudio de la triple fronteraspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natach_de_Jesus_Pessoa_2025.pdfDocumento principal2.25 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.