Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7883
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFurtado, Marcos Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2489517050434541por
dc.contributor.advisor1França, uliana de Sá-
dc.contributor.referee1Schröder, Luciane Thomé-
dc.contributor.referee2Orsatto, Franciele Luzia de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-06-03T19:13:25Z-
dc.date.issued2025-04-28-
dc.identifier.citationFurtado, Marcos Dias. As tirinhas no livro didático Aprender Juntos Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Fundamental: reflexões para uma leitura discursiva na sala de aula. 2025. 135 f. Dissertação( Mestrado em Letras - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7883-
dc.description.resumoDada a popularidade do gênero tira – tanto no contexto escolar como fora dele – e sua constante presença em materiais didático-pedagógicos, o presente trabalho possui como objetivo a proposição e a aplicação de uma unidade didática, para uma turma de 5º ano, orientada à leitura discursiva de tiras, com base na Análise de Discurso (AD) de linha francesa. Compreendendo a leitura como um processo discursivo, o estudo demonstra que as tirinhas podem fomentar um ensino mais significativo ao instigar os estudantes a perceberem a complexidade dos discursos e suas implicações na construção de sentidos. Tomou-se como objeto de pesquisa o livro didático Aprender juntos Língua Portuguesa – 5° ano do EF com o intuito de verificar de que forma as tiras eram mobilizadas no material e se a abordagem favorecia a leitura e a construção de sentidos. Apesar de sua presença constante, observou-se que o gênero era mobilizado, de forma predominante, para subsidiar exercícios voltados a normas da língua, o que caracteriza subutilização das tiras e limitação do trabalho com a leitura. Frente a esta constatação, selecionaram-se as tiras do personagem Armandinho – as mais recorrentes no material – para que fossem analisadas e tomadas como base para a elaboração de uma unidade didática orientada à leitura discursiva. Essa proposta se estruturou a partir da reflexão sobre os gestos de leitura e os efeitos de sentidos mobilizados pelas tiras, abrindo espaço para que os estudantes interpretassem os discursos nelas inscritos e os relacionassem com sua realidade. A aplicação da unidade didática demonstrou que, ao deslocar o foco da análise estrutural para uma abordagem discursiva, os estudantes foram capazes de perceber como a linguagem opera na produção de sentidos, rompendo com uma concepção de leitura pautada apenas na localização de informações explícitas ou na identificação da aplicação de normais linguísticas. Dessa forma, este trabalho reforça a importância de se investir em práticas de leitura que ultrapassem a decodificação e a compreensão literal dos textos, oportunizando espaços de reflexão e de diálogo, estimulando os estudantes a perceberem a multiplicidade de sentidos do texto e contribuindo para a formação de leitores mais críticos, reflexivos e autônomos desde os primeiros anos escolares. Além disso, o estudo pode contribuir para a (re)significação do trabalho do professor na sala de aula, estimulando-o a estabelecer um olhar mais crítico e reflexivo sobre as propostas e abordagens da leitura contidas em livros didáticos de Língua Portuguesa.por
dc.description.abstractDada la popularidad del género historieta - tanto en el contexto escolar como fuera de él - y su constante presencia en materiales didáctico-pedagógicos, el presente estudio tiene como objetivo la propuesta y aplicación de una unidad didáctica, para um grupo meta de 5º año, orientada a la lectura discursiva de historietas, basada en el Análisis del Discurso (AD) de línea francesa. Al concebir la lectura como un proceso discursivo, el estudio demuestra que las historietas pueden fomentar una enseñanza más significativa al estimular a los estudiantes a percibir la complejidad de los discursos y sus implicaciones en la construcción de significados. Se tomó como objeto de investigación el libro de texto Aprender Juntos Língua Portuguesa – 5º año de EF con el propósito de verificar cómo se movilizaban las historietas en el material y si el enfoque favorecía la lectura y la construcción de sentidos. Pese su presencia constante en el material, se observó que el género se utilizaba predominantemente como apoyo para ejercicios de normas lingüísticas, lo que caracteriza una subutilización de las historietas y una limitación del trabajo con la lectura. Ante esta constatación, se seleccionaron las historietas del personaje Armandinho, las más recurrentes en el material, para que fueran analizadas y tomadas como base en la elaboración de una unidad didáctica orientada a la lectura discursiva. Esta propuesta se estructuró a partir de la reflexión sobre los gestos de lectura y los efectos de sentido movilizados por las historietas, abriendo espacio para que los estudiantes interpretaran los discursos presentes en ellas y establecieran relaciones con su realidad social. La aplicación de la unidad didáctica demostró que, al desplazar el foco del análisis estructural a un enfoque discursivo, los estudiantes fueron capaces de percibir cómo opera el lenguaje en la producción de sentidos, rompiendo con una concepción de lectura basada únicamente en la localización de información explícita o en la identificación de la aplicación de normas lingüísticas. De esta manera, este estudio refuerza la importancia de invertir en prácticas de lectura que vayan más allá de la decodificación y la comprensión literal de los textos, creando espacios de reflexión y diálogo, estimulando a los estudiantes a percibir la multiplicidad de sentidos del texto y contribuyendo a la formación de lectores más críticos, reflexivos y autónomos desde los primeros años escolares. Además, el estudio puede contribuir a la (re)significación del trabajo docente en el aula, promoviendo una mirada más crítica y reflexiva sobre las propuestas y enfoques presentes en los libros de texto de Lengua Portuguesa en relación con la lectura.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Edineia Teixeira (edineia.teixeira@unioeste.br) on 2025-06-03T19:13:25Z No. of bitstreams: 1 Marcos Dias Furtado.pdf: 4876699 bytes, checksum: be68a1f325830eaf2ec93f83e4df909c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-06-03T19:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcos Dias Furtado.pdf: 4876699 bytes, checksum: be68a1f325830eaf2ec93f83e4df909c (MD5) Previous issue date: 2025-04-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectAnálise de discursopor
dc.subjectTiraspor
dc.subjectArmandinho.por
dc.subjectLecturaspa
dc.subjectAnálisis del discursospa
dc.subjectHistorietasspa
dc.subjectArmandinhospa
dc.subject.cnpqLINGUAGENS E LETRAMENTOSpor
dc.titleAs tirinhas no livro didático Aprender Juntos Língua Portuguesa do 5° ano do Ensino Fundamental: reflexões para uma leitura discursiva na sala de aulapor
dc.title.alternativeLas historietas en el libro de texto Aprender juntos Língua Portuguesa del 5º ano de la Educación Primaria: reflexiones para una lectura discursiva en el aulaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos Dias Furtado.pdfARQUIVO COMPLETO4.76 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.