Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7876
Tipo do documento: Dissertação
Title: História e cultura corporal indígenas nas aulas de Educação Física
Autor: Furlan, Fernanda Roberta 
Primeiro orientador: Mendes, Evandra Hein
Primeiro membro da banca: Mendes, Evandra Hein
Segundo membro da banca: Ahlert, Alvori
Terceiro membro da banca: Boaretto, Juliana Dias
Resumo: Considerando a implementação da Lei 11.645/08 nas instituições de ensino brasileiras, esse estudo analisou as possibilidades de abordar a História e Cultura Corporal Indígenas (HCCI) nas aulas de Educação Física. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de revisão de escopo (scoping review) proposto pelo Joanna Briggs Institute (JBI) e o Reviewers Manual, buscando identificar os principais apontamentos e resultados de produções que relatavam experiências pedagógicas sobre a temática. De maneira geral, os estudos apontaram a necessidade de construir diálogos entre culturas e reconhecer a diversidade cultural no contexto escolar por meio de práticas pedagógicas envolvendo a temática indígena. As experiências relatadas nos estudos abordaram as unidades temáticas jogos e brincadeiras, danças, lutas e esportes e resultaram na melhora dos níveis de colaboração, respeito a diferença, cooperação e sociabilização dos alunos nas aulas de educação física. Apesar da obrigatoriedade da lei, os estudos apontaram que, por desconhecimento da temática muitos docentes ainda têm dificuldades em elaborar e estruturar práticas pedagógicas para abordar a HCCI nas aulas de educação física. Dessa forma, identifica-se a necessidade de ampliar tanto o currículo escolar incluindo práticas corporais indígenas nas aulas de Educação Física quanto a produção acadêmica a partir de estudos propositivos relacionados ao tema.
Abstract: Considering the implementation of Law 11.645/08 in Brazilian educational institutions, this study analyzed the possibilities of addressing Indigenous History and Body Culture (IHBC) in Physical Education classes. To this end, a scoping review was conducted, as proposed by the Joanna Briggs Institute (JBI) and the Reviewers Manual, aiming to identify the main findings and results of studies reporting pedagogical experiences on the subject. In general, the studies highlighted the need to build intercultural dialogues and recognize cultural diversity in the school context through pedagogical practices involving indigenous themes. The experiences reported in the studies addressed thematic units such as games and play, dances, martial arts, and sports, resulting in improvements in collaboration levels, respect for diversity, cooperation, and socialization among students in physical education classes. Despite the legal obligation, the studies indicated that many teachers still face difficulties in designing and structuring pedagogical practices to address IHBC in physical education classes due to a lack of familiarity with the topic. Thus, it is identified the need to expand both the school curriculum to include indigenous body practices in Physical Education classes and academic production through propositional studies related to the theme.
Keywords: Educação Física Escolar
Cultura Corporal
Práticas Corporais Indígenas
CNPq areas: CIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCAÇÃO FÍSICA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: FURLAN, Fernanda Roberta. História e cultura corporal indígenas nas aulas de Educação Física. 2025. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7876
Issue Date: 17-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda_Furlan_2025.pdfDocumento principal1.31 MBAdobe PDFView/Open Preview
PRODFINAL_ProEF-_Fernanda_Furlan.pdfProduto Final1.1 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.