Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFurlan, Fernanda Roberta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9629837668692474por
dc.contributor.advisor1Mendes, Evandra Hein-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9716570679234268por
dc.contributor.referee1Mendes, Evandra Hein-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9716570679234268por
dc.contributor.referee2Ahlert, Alvori-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee3Boaretto, Juliana Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9968362319190055por
dc.date.accessioned2025-05-29T22:52:19Z-
dc.date.issued2025-03-17-
dc.identifier.citationFURLAN, Fernanda Roberta. História e cultura corporal indígenas nas aulas de Educação Física. 2025. 67f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7876-
dc.description.resumoConsiderando a implementação da Lei 11.645/08 nas instituições de ensino brasileiras, esse estudo analisou as possibilidades de abordar a História e Cultura Corporal Indígenas (HCCI) nas aulas de Educação Física. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de revisão de escopo (scoping review) proposto pelo Joanna Briggs Institute (JBI) e o Reviewers Manual, buscando identificar os principais apontamentos e resultados de produções que relatavam experiências pedagógicas sobre a temática. De maneira geral, os estudos apontaram a necessidade de construir diálogos entre culturas e reconhecer a diversidade cultural no contexto escolar por meio de práticas pedagógicas envolvendo a temática indígena. As experiências relatadas nos estudos abordaram as unidades temáticas jogos e brincadeiras, danças, lutas e esportes e resultaram na melhora dos níveis de colaboração, respeito a diferença, cooperação e sociabilização dos alunos nas aulas de educação física. Apesar da obrigatoriedade da lei, os estudos apontaram que, por desconhecimento da temática muitos docentes ainda têm dificuldades em elaborar e estruturar práticas pedagógicas para abordar a HCCI nas aulas de educação física. Dessa forma, identifica-se a necessidade de ampliar tanto o currículo escolar incluindo práticas corporais indígenas nas aulas de Educação Física quanto a produção acadêmica a partir de estudos propositivos relacionados ao tema.por
dc.description.abstractConsidering the implementation of Law 11.645/08 in Brazilian educational institutions, this study analyzed the possibilities of addressing Indigenous History and Body Culture (IHBC) in Physical Education classes. To this end, a scoping review was conducted, as proposed by the Joanna Briggs Institute (JBI) and the Reviewers Manual, aiming to identify the main findings and results of studies reporting pedagogical experiences on the subject. In general, the studies highlighted the need to build intercultural dialogues and recognize cultural diversity in the school context through pedagogical practices involving indigenous themes. The experiences reported in the studies addressed thematic units such as games and play, dances, martial arts, and sports, resulting in improvements in collaboration levels, respect for diversity, cooperation, and socialization among students in physical education classes. Despite the legal obligation, the studies indicated that many teachers still face difficulties in designing and structuring pedagogical practices to address IHBC in physical education classes due to a lack of familiarity with the topic. Thus, it is identified the need to expand both the school curriculum to include indigenous body practices in Physical Education classes and academic production through propositional studies related to the theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2025-05-29T22:52:19Z No. of bitstreams: 2 Fernanda_Furlan_2025.pdf: 1339041 bytes, checksum: 43e29e5750ff5a9e1decf1994b4322f6 (MD5) PRODFINAL_ProEF-_Fernanda_Furlan.pdf: 1122653 bytes, checksum: d2a19d123900621d5776b488df4d1044 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-29T22:52:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Fernanda_Furlan_2025.pdf: 1339041 bytes, checksum: 43e29e5750ff5a9e1decf1994b4322f6 (MD5) PRODFINAL_ProEF-_Fernanda_Furlan.pdf: 1122653 bytes, checksum: d2a19d123900621d5776b488df4d1044 (MD5) Previous issue date: 2025-03-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas, Educação e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectCultura Corporalpor
dc.subjectPráticas Corporais Indígenaspor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS DA SAÚDE:EDUCAÇÃO FÍSICApor
dc.titleHistória e cultura corporal indígenas nas aulas de Educação Físicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda_Furlan_2025.pdfDocumento principal1.31 MBAdobe PDFView/Open Preview
PRODFINAL_ProEF-_Fernanda_Furlan.pdfProduto Final1.1 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.