Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7858
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCardoso, Greice de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1210326477358904por
dc.contributor.advisor1Priotto, Elis Maria Teixeira Palma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7380387808307862por
dc.contributor.referee1Fonseca, Luciana Mara Monti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2405356819478086por
dc.contributor.referee2Zilly, Adriana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6792533235391231por
dc.date.accessioned2025-05-26T18:14:05Z-
dc.date.issued2024-07-05-
dc.identifier.citationCardoso, Greice de Lima. Elaboração de um e-book para auxiliar professores no uso de recursos tecnológicos. 2024. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7858-
dc.description.resumoSão constantes os recursos tecnológicos que ingressam na sociedade de maneira repentina. Muitos desses recursos contribuem para o desenvolvimento e aplicabilidade de ações cotidianas no ambiente educacional, acarretando diversos benefícios no processo ensino-aprendizagem. É notório que, mesmo com as mais variadas tecnologias disponíveis como ferramentas de auxílio à aprendizagem, muitos professores são resistentes ou podem ter dificuldades quanto ao manuseio destas em suas práticas docentes e, optando por métodos mais tradicionais na docência. Objetivo: elaborar um e-book para professores sobre o uso das tecnologias educacionais na prática docente. A pesquisa teve como questão norteadora se era possível desenvolver um recurso didático para professores sobre o uso de tecnologias no processo ensino-aprendizagem a partir de suas necessidades e/ou dificuldades no manejo delas? Método: pesquisa de natureza qualitativa exploratória para identificar as dificuldades dos professores quanto ao uso da tecnologia para o ensino e aprendizagem e, a partir desse levantamento, elaborar um livro eletrônico que pudesse facilitar sua compreensão. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário semiestruturado junto a 64 professores de 32 escolas do Estado do Paraná, cada uma pertencente a um Núcleo Regional de Educação do Estado do Paraná. O referencial metodológico para desenvolvimento do e-Book foi elaborado através das etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Resultados: a análise dos dados obtidos possibilitou identificar professores que entendem que o ensino requer uma mudança significativa de paradigmas, demonstrando uma baixa literacia-digital, ausência de aporte e estímulos que contribuam com o alavancamento do conhecimento tecno-digital. Notou-se que os professores utilizam diferentes tecnologias para ensinar, porém, pautadas em seguir exigências acerca da obrigatoriedade na utilização de plataformas educacionais digitais do Estado do Paraná. Assim, a gama de aplicativos, sites e recursos tecnológicos voltados ao ensino estão tendo pouca visibilidade frente a plataformização do Estado. O e-Book finalizado está organizado em capítulos sequenciados e evidenciados através de figuras geométricas, imagens públicas e cópias de telas de acordo com cada temática apresentada. Conclusão: a pesquisa concretizou-se com a elaboração do e-book subsidiado pelas respostas obtidas dos professores. Esse e-book pode auxiliar os professores a usar as tecnologias educacionais de maneira simples e didática, contribuindo para o enfrentamento e aprendizagem não somente das plataformas educacionais digitais, mas também dos mais variados recursos tecnológicos disponíveis atualmente.por
dc.description.abstractThere are constant technological resources that suddenly enter society. Many of these resources contribute to the development and applicability of everyday actions in the educational environment, resulting in several benefits in the teaching-learning process. It is clear that, even with the most varied technologies available as learning aid tools, many teachers are resistant or may have difficulties in handling them in their teaching practices and opt for more traditional teaching methods. Objective: to develop and present an e-book that helps teachers in the use of educational technologies used in teaching. The guiding question of the research was whether it was possible to develop a teaching resource to assist teachers in the use of educational technologies in the teaching-learning process based on their needs and/or difficulties in managing them? Method: qualitative research with exploratory purposes, identifying teachers' difficulties in using technology to teach and, based on this survey, developing an electronic book that could facilitate understanding. Data collection was carried out by applying a semi-structured questionnaire to 64 teachers from 32 schools in the State of Paraná, each belonging to a Regional Education Center in the State of Paraná. Results: the analysis of the data obtained made it possible to identify teachers who understand that teaching requires a significant change in paradigms, demonstrating digital literacy, a lack of input and stimuli that contribute to the leveraging of techno digital knowledge. It was noted that teachers use different technologies to teach, however, these are based on following requirements regarding the mandatory use of digital educational platforms in the State of Parana. Thus, the range of applications, websites and technological resources aimed at teaching are having little visibility in the face of the State's plattaformization. Conclusion: the research came to fruition with the creation of the e-book supported by the responses obtained from teachers. This e book can help teachers use educational technologies in a simple and didactic way, contributing to coping and learning not only from digital educational platforms, but also from the most varied technological resources currently available.eng
dc.description.abstractHay constantes recursos tecnológicos que de repente entran en la sociedad. Muchos de estos recursos contribuyen al desarrollo y aplicabilidad de acciones cotidianas en el entorno educativo, resultando en diversos beneficios en el proceso de enseñanza aprendizaje. Es claro que, incluso con las más variadas tecnologías disponibles como herramientas de ayuda al aprendizaje, muchos docentes se resisten o pueden tener dificultades para manejarlas en sus prácticas docentes y optan por métodos de enseñanza más tradicionales. Objetivo: desarrollar y presentar un libro electrónico que ayude a los docentes en el uso de las tecnologías educativas utilizadas en la enseñanza. La pregunta orientadora de la investigación fue si era posible desarrollar un recurso didáctico que ayudara a los docentes en el uso de las tecnologías educativas en el proceso de enseñanza-aprendizaje en función de sus necesidades y/o dificultades para gestionarlas. Método: investigación cualitativa con fines exploratorios, identificando las dificultades de los docentes en el uso de la tecnología para enseñar y, a partir de esta encuesta, desarrollar un libro electrónico que pueda facilitar la comprensión. La recolección de datos se realizó mediante la aplicación de un cuestionario semiestructurado a 64 docentes de 32 escuelas del Estado de Paraná, cada una perteneciente a un Centro Educativo Regional del Estado de Paraná. Resultados: el análisis de los datos obtenidos permitió identificar docentes que entienden que la enseñanza requiere un cambio significativo de paradigmas, demostrando alfabetización digital, falta de inputs y estímulos que contribuyan al aprovechamiento del conocimiento tecno-digital. Se observó que los docentes utilizan diferentes tecnologías para enseñar, sin embargo, estas se basan en los siguientes requisitos en cuanto al uso obligatorio de plataformas educativas digitales en el Estado de Paraná. Así, la oferta de aplicaciones, sitios web y recursos tecnológicos destinados a la enseñanza están teniendo poca visibilidad frente a la plataformatización del Estado. Conclusión: la investigación llegó a buen término con la creación del libro electrónico sustentada en las respuestas obtenidas de los docentes. Este libro electrónico puede ayudar a los docentes a utilizar las tecnologías educativas de una manera sencilla y didáctica, contribuyendo al afrontamiento y al aprendizaje no sólo de las plataformas educativas digitales, sino también de los más variados recursos tecnológicos disponibles actualmente.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2025-05-26T18:14:05Z No. of bitstreams: 1 Greice_de_Lima_Cardoso_2024.pdf: 2121597 bytes, checksum: 9e2d96820043d7f0a40c35305d82e17d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-26T18:14:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Greice_de_Lima_Cardoso_2024.pdf: 2121597 bytes, checksum: 9e2d96820043d7f0a40c35305d82e17d (MD5) Previous issue date: 2024-07-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação Letras e Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensinopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectAprendizagem escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectSchool learningeng
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectProfesoresspa
dc.subjectTecnología educativaspa
dc.subjectInclusión digitalspa
dc.subjectAprendizaje escolarspa
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.titleElaboração de um e-book para auxiliar professores no uso de recursos tecnológicospor
dc.title.alternativeElaboration of an e-book to support teachers how to use the technologies resourceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFoz do Iguaçupor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino (FOZ)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Greice_de_Lima_Cardoso_2024.pdfArquivo principal2.07 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.