Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7773
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Jordanna Peliser Fachinello de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0932722053070921por
dc.contributor.advisor1Ghedini, Cecilia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636003938279392por
dc.contributor.referee1Ghedini, Cecilia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4636003938279392por
dc.contributor.referee2Lima, Romilda de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6825951310072511por
dc.contributor.referee3Moreira, Elaine Martins-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8268627279348886por
dc.contributor.referee4Moretti, Cheron Zanini-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7519135497828256por
dc.date.accessioned2025-04-16T13:45:11Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationSOUZA, Jordanna Peliser Fachinello de. A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão, Paraná, 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana. 2024. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024 .por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7773-
dc.description.resumoEsta dissertação, intitulada A abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte – Francisco Beltrão – Paraná - 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana, foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão - PR, área de concentração em Educação e Linha de Pesquisa: Sociedade, Conhecimento e Educação. A problemática proposta foi compreender qual o processo educativo presente na abordagem metodológica desenvolvida nos grupos socioeducativos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), desenvolvidos em 2023. Esta pesquisa se justificou pela escassez de materiais sobre a Pedagogia Freireana como abordagem metodológica no PAIF/CRAS, propondo-se a colaborar com a proposta do Caderno de Orientações Técnicas sobre o PAIF (vol. 2). A pesquisa foi realizada a partir do desenvolvimento de um Projeto de Extensão da Unioeste, intitulado Círculos Dialógicos Socioeducativos (CDS): uma proposta metodológica inspirada nos Círculos de Cultura de Paulo Freire, junto aos Grupos Socioeducativos do CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão – Paraná. Assim, o objetivo da pesquisa foi analisar o processo educativo presente na abordagem metodológica desenvolvida junto aos grupos socioeducativos do PAIF/CRAS, por meio dos CDSs. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com procedimentos da pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Algumas das categorias de análise foram trabalho, cuidado, território, migração, educação, saúde e alimentação. As análises permitiram constatar que a abordagem metodológica nos CDSs se utilizou das principais categorias da Pedagogia Freireana: o levantamento temático, a problematização e a ação, buscando considerar a realidade concreta das participantes, contribuindo no alcance dos objetivos do PAIF, fortalecendo os vínculos comunitários, incentivando a autonomia e promovendo a reflexão e a transformação da realidade. Nesse sentido, considerou-se que a Pedagogia Freireana pode constituir-se em um compromisso ético político e teórico-metodológico dos profissionais do CRAS com as classes populares e sua emancipação. Além disso, também se mostra adequada para processos de formação dialógicos com profissionais da Assistência Social.por
dc.description.abstractThis dissertation, entitled “PAIF’s methodological approach at CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão, Paraná, 2023: an educational process using Freirean pedagogy”, was developed in the Postgraduate Programme in Education, Master’s level, at the State University of Western Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão Campus - PR, area of concentration in Education and Research Line: Society, Knowledge and Education. The proposed problem was to understand the educational process present in the methodological approach developed in the socio educational groups of the Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Comprehensive Family Protection and Care Service – PAIF, acronym in Portuguese), at the Centro de Referência de Assistência Social (Social Assistance Reference Centre - CRAS, acronym in Portuguese), developed in 2023. This research was justified by the scarcity of materials on Freirean pedagogy as a methodological approach in the PAIF/CRAS, proposing to collaborate with the proposal in the Caderno de Orientações Técnicas sobre o PAIF (Technical Guidance Notebook on the PAIF) (vol. 2).The research was carried out as part of a Unioeste extension project entitled “Socio-educational Dialogical Circles (CDS): a methodological proposal inspired by Paulo Freire's Cultural Circles, with the socio-educational groups of CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão – Paraná”. The aim of the research was to analyse the educational process present in the methodological approach developed with the PAIF/CRAS socio-educational groups, through the CDS. It was a qualitative case study, using documentary research and semi-structured interviews. Some of the categories of analysis were work, care, territory, migration, education, health and food. The analysis showed that the methodological approach in the CDSs used the main categories of Freirean pedagogy: thematic inquiry, problematisation and action, which sought to consider the concrete reality of the participants, contribute to the achievement of the PAIF's objectives, strengthen community ties, promote autonomy and encourage reflection and transformation of reality. In this sense, it was considered that Freirean pedagogy could be an ethical-political and theoretical-methodological commitment of CRAS professionals to the working classes and their emancipation. It is also suitable for dialogical training processes with social welfare professionals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2025-04-16T13:45:10Z No. of bitstreams: 1 Jordanna P. F. de Souza 24.pdf: 4683997 bytes, checksum: 6701081ca632e25b7bd856aefe38c319 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-04-16T13:45:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jordanna P. F. de Souza 24.pdf: 4683997 bytes, checksum: 6701081ca632e25b7bd856aefe38c319 (MD5) Previous issue date: 2024-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCentro de referência de assistência Social (CRAS)por
dc.subjectServiço de proteção e atendimento integral à família (PAIF)por
dc.subjectCírculos de cultura de Paulo Freirepor
dc.subjectPedagogia freireanapor
dc.subjectCírculos dialógicos socioeducativos (CDS)por
dc.subjectSocial assistance reference center (CRAS)eng
dc.subjectComprehensive family care and protection service (PAIF)eng
dc.subjectPaulo Freire’s culture circleseng
dc.subjectFreirean pedagogyeng
dc.subjectSocio educational dialogic circles (CDS)eng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃOpor
dc.titleA abordagem metodológica do PAIF no CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão, Paraná, 2023: um processo educativo com a pedagogia freireana.por
dc.title.alternativePAIF’s methodological approach at CRAS Cidade Norte, Francisco Beltrão, Paraná, 2023: an educational process using Freirean pedagogy.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusFrancisco Beltrãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jordanna P. F. de Souza 24.pdf4.57 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.