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Tipo do documento: Tese
Title: Sustentabilidade substantiva: uma análise compreensiva de racionalidades a partir do programa nacional de alimentação escolar (PNAE)
Autor: Marques, Ana Beatriz Goes Maia 
Primeiro orientador: Walter, Silvana Anita
Primeiro coorientador: Villar, Eduardo Guedes
Primeiro membro da banca: Walter, Silvana Anita
Segundo membro da banca: Basso, Dirceu
Terceiro membro da banca: Lima, Romilda de Souza
Quarto membro da banca: Feiden, Aldi
Quinto membro da banca: Rese, Natália
Resumo: A presente tese tem como objetivo geral compreender as racionalidades para alimentação saudável e sustentável a partir do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Os objetivos específicos correspondem aos objetivos de cada um dos três artigos a partir dos quais esta tese está estruturada. O artigo um, tem como objetivo entender os elementos constituintes do sistema alimentar voltados à sustentabilidade a partir de uma metassíntese. Foram empreendidas buscas na base Scopus e selecionamos inicialmente 1.362. Após a leitura de títulos e resumos dos artigos e a utilização de critérios de inclusão e exclusão, restaram doze estudos os quais compõem esta metassíntese. Como resultado, apontamos que elementos que emergiram por meio da síntese analítica dos artigos atuam favorecendo ou impedindo a transição para sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis e agem em quatro dimensões: produção, abastecimento, comercialização e consumo; além de em todo o sistema alimentar. Como contribuição teórica esta pesquisa explica elementos e tensionadores do sistema alimentar sustentável e, como contribuição prática, a partir dos tensionadores é possível desenvolver planos de ação, que envolvam diferentes stakeholders e ações governamentais para o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a alimentação saudável e sustentável. Já o artigo dois tem o objetivo de compreender as racionalidades que sustentam as práticas sociais para a alimentação escolar sustentável em municípios do estado do Paraná. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa desenvolvida a partir de roteiros semiestruturados a partir dos quais realizamos entrevistas com nutricionistas, profissionais de assistência técnica e extensão rural e agricultores familiares que fornecem para o PNAE. Para operacionalizar a análise das entrevistas, utilizamos a técnica de storytelling para atingir o método compreensivo do tipo ideal weberiano. Alcançamos como resultado, que as mudanças ocorridas na lei que rege o PNAE e suas resoluções fomentaram práticas que apresentam racionalidades substantivas, aproximando-se da sustentabilidade, e instrumentais, distanciando-se da sustentabilidade. Como contribuição teórica, a escolha da lente de análise nos permitiu quais as lógicas que promovem ou impedem a transição para uma alimentação saudável e sustentável. Como contribuição prática, a partir dos resultados obtidos, é possível criar, ampliar ou desenvolver práticas que fomentem lógicas em favor da sustentabilidade do sistema alimentar. Por fim, o terceiro artigo tem como objetivo propor um tipo ideal para mobilizar a sustentabilidade em políticas públicas para alimentação, compondo o que se denomina de sustentabilidade substantiva. Utilizamos a metodologia compreensiva e o conceito de tipos ideais de Max Weber. Como resultado, apontamos que o tipo ideal de sustentabilidade substantiva proposto deve ser constituído por práticas de produção baseadas nos princípios da agroecologia, em redes alimentares alternativas e democráticas e no consumo alimentar saudável e sustentável. Uma mudança institucional deve considerar os limites planetários, a saúde da população, a equidade social e os valores éticos nas tomadas de decisão para promover um futuro – e um presente – melhor para toda sociedade, no qual a sustentabilidade substantiva se traduza em prática governamental. Desta forma, a presente tese estabelece que necessitamos fomentar políticas públicas apoiadas por uma sustentabilidade substantiva, na qual possui a capacidade de subverter a lógica instrumental, levando em consideração o bem-estar da população e a saúde do planeta.
Abstract: The general objective of this thesis is to understand the rationalities for healthy and sustainable eating based on the National School Feeding Program (PNAE). The specific objectives correspond to the objectives of each of the three articles from which this thesis is structured. Article one aims to understand the constituent elements of the food system aimed at sustainability from a meta-synthesis. We searched the Scopus database and initially selected 1,362. After reading the titles and abstracts of the articles and using inclusion and exclusion criteria, we were left with twelve studies which make up this meta-synthesis. As a result, we pointed out that the elements that emerged through the analytical synthesis of the articles act to favor or impede the transition to healthy and sustainable food systems and act in four dimensions: production, supply, marketing and consumption; as well as throughout the food system. As a theoretical contribution, this research explains the elements and drivers of the sustainable food system and, as a practical contribution, based on the drivers it is possible to develop action plans that involve different stakeholders and government actions for the development of public policies that promote healthy and sustainable food. Article two aims to understand the rationalities that underpin social practices for sustainable school feeding in municipalities in the state of Paraná. This study adopted a qualitative approach based on semi-structured scripts from which we conducted interviews with nutritionists, technical assistance and rural extension professionals and family farmers who supply PNAE. To operationalize the analysis of the interviews, we used the storytelling technique to achieve the comprehensive method of the Weberian ideal type. As a result, we found that the changes made to the law governing the PNAE and its resolutions have fostered practices that have substantive rationalities, approaching sustainability, and instrumental rationalities, distancing themselves from sustainability. As a theoretical contribution, the choice of analysis lens allowed us to identify the logics that promote or impede the transition to healthy and sustainable food. As a practical contribution, based on the results obtained, it is possible to create, expand or develop practices that foster logics in favor of the sustainability of the food system. Finally, the third article aims to propose an ideal type for mobilizing sustainability in public food policies, making up what is known as substantive sustainability. We used the comprehensive methodology and Max Weber's concept of ideal types. As a result, we pointed out that the ideal type of substantive sustainability proposed should be made up of production practices based on the principles of agroecology, alternative and democratic food networks and healthy and sustainable food consumption. Institutional change must consider planetary boundaries, the health of the population, social equity and ethical values in decision-making in order to promote a better future - and present - for society as a whole, in which substantive sustainability is translated into government practice. In this way, this thesis establishes that we need to promote public policies supported by substantive sustainability, which has the capacity to subvert instrumental logic, taking into account the well-being of the population and the health of the planet.
Keywords: Alimentação sustentável
Compras públicas de alimentos
Desenvolvimento rural sustentável
Metodologia weberiana
Sistemas alimentares sustentáveis
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: MARQUES, Ana Beatriz Goes Maia. Sustentabilidade substantiva: uma análise compreensiva de racionalidades a partir do programa nacional de alimentação escolar (PNAE). 2024. 182f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Marechal Cândido Rondon, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7746
Issue Date: 9-Dec-2024
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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