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Tipo do documento: Dissertação
Title: Encerramento do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Dois Vizinhos: Um Estudo de Caso
Other Titles: Closing of the Bachelor's Degree in Rural Education at the Federal Technological University of Paraná - UTFPR, Dois Vizinhos Campus: A Case Study.
Autor: Ferreira, Vladileia Tochetto Gonçalves 
Primeiro orientador: Nogueira, Francis Mary Guimarães
Primeiro membro da banca: Pereira, Luciana Boemer Cesar
Segundo membro da banca: Deitos, Roberto Antonio
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar os fatores que levaram ao encerramento do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Câmpus Dois Vizinhos, por meio da análise do contexto histórico e das políticas educacionais voltadas para o campo. Examinou-se as orientações institucionais, políticas e econômicas que influenciaram seu encerramento. Os Cursos de Licenciaturas em Educação do Campo buscam formar docentes para atuar principalmente em assentamentos da Reforma Agrária, Acampamentos ligados aos Movimentos Sociais e Escolas do Campo, possibilitando uma educação ajustada à realidade dos estudantes que vivem no e do campo. Isto posto, o fim de um curso dessa natureza demanda um aprofundamento investigativo, pois reflete uma possível descontinuidade no acesso à Educação do Campo e na formação de profissionais capacitados para essa realidade. O interesse por essa temática emerge da necessidade de compreender o processo de encerramento do curso na UTFPR-Dois Vizinhos, que se insere em um cenário mais amplo de políticas educacionais implementadas em regiões agrárias. Para tanto, foi realizado um Estudo de Caso com base em abordagem qualitativa e exploratória, empregando ao longo da pesquisa uma análise crítica na leitura dos documentos e na bibliografia. A pesquisa busca identificar e compreender os fatores históricos, políticos, sociais, educacionais e econômicos que influenciaram a decisão, com o intuito de contribuir para a expansão dos debates sobre o encerramento desse e de outros cursos da LEDOC em situações conjunturais similares. Como resultado da investigação, pôde-se trazer à tona as razões específicas para o encerramento do curso e reflexões sobre as políticas educacionais voltadas ao campo, especialmente em um contexto de retração de investimentos para o PROCAMPO. Dessa forma, esta pesquisa pretende contribuir com subsídios para o fortalecimento das discussões sobre a permanência e ampliação da oferta de cursos de Educação do Campo no Brasil.
Abstract: This study investigates the factors leading to the termination of the Bachelor’s Degree in Education for the Countryside (LEDOC) at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Dois Vizinhos Campus, through an analysis of the historical context and educational policies related to rural education. The research examines the institutional, political, and economic guidelines that influenced the course's discontinuation. The Licentiate Courses in Rural Education aim to train teachers primarily for action in land reform settlements, camps linked to social movements, and rural schools, facilitating an education tailored to the realities of students living in rural areas. Therefore, the closure of such a course necessitates an in-depth investigation, as it reflects a potential discontinuity in access to rural education and the training of professionals equipped to address this context. This study explores the process of course termination at UTFPR-Dois Vizinhos within the broader context of educational policies in agrarian regions. Utilizing a qualitative and exploratory case study approach, the research involved critical analysis of documents and literature. The objective is to identify and understand the historical, political, social, educational, and economic factors influencing this decision, contributing to discussions about the termination of this and other LEDOC courses in similar contexts. The investigation reveals specific reasons for the course's closure and provides insights into educational policies aimed at rural areas, particularly in light of reduced investments in PROCAMPO. This study aims to provide insights to strengthen discussions regarding the continuation and expansion of rural education programs in Brazil.
Keywords: Universidade Pública
MST
Curso de Licenciatura do Campo da UTFPR – Dois Vizinhos – Pr.
PROCAMPO
Public University
MST
UTFPR – Dois Vizinhos – Pr
Bachelor’s Degree Course in the Field
PROCAMPO
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Ferreira, Vladileia Tochetto Gonçalves. Encerramento do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Câmpus Dois Vizinhos: Um Estudo de Caso. 2024. 153 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7718
Issue Date: 12-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação(CVL)

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