Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7717
Tipo do documento: Tese
Title: As bases teóricas da administração escolar no brasil: dos autores pioneiros na sua sistematização aos primeiros autores que elaboraram a crítica ao modelo clássico
Other Titles: The theoretical foundations of school administration in Brazil: from the pioneering authors in its systematization to the first authors who criticized the classical model
Autor: Barboza, Jaqueline Lima 
Primeiro orientador: Estrada, Adrian Alvarez
Primeiro membro da banca: Bonamigo, Carlos Antônio
Segundo membro da banca: Eckstein, Luiz Carlos
Terceiro membro da banca: Sandri, Simone
Quarto membro da banca: Soligo, Doutor Valdecir
Resumo: A teoria da administração escolar no Brasil passou por modificações no decorrer do tempo. Desta forma, esta tese tem como objetivo geral analisar como a teoria da administração escolar brasileira se modificou desde a produção dos autores pioneiros em sua sistematização aos primeiros autores que elaboraram a crítica a esta concepção. Os objetivos específicos são: a) analisar a trajetória histórica da administração escolar no Brasil do período colonial a década de 1990; b) elencar as obras e os principais conceitos da produção teórica dos autores pioneiros na sistematização da administração escolar, analisando como essa produção foi aplicada na educação brasileira; c) compreender as mudanças ocorridas na administração escolar nos autores seguintes aos pioneiros, verificando as obras e os autores precursores no período que denominou-se como dos estudos críticos. A pesquisa foi realizada por meio de análise bibliográfica, apresentando inicialmente o contexto histórico que contemplou a produção teórica dos autores pioneiros, bem como dos primeiros autores a elaborarem a crítica desta concepção e, posteriormente, analisamos as obras mais relevantes dos autores de ambas as perspectivas. As primeiras obras a serem publicadas no Brasil a respeito da temática em investigação são posteriores a década de 1930, quando se iniciou no país a industrialização e crescente urbanização. Como pioneiros na trajetória do conhecimento no campo da administração escolar no Brasil, tomamos como base os seguintes autores e as suas respectivas obras: Antônio de Arruda Carneiro Leão com a obra Introdução à Administração Escolar; Anísio Spínola Teixeira, com a obra Educação para a democracia: introdução a administração educacional; José Querino Ribeiro, com a obra intitulada Ensaio de uma teoria da administração escolar e Manoel Bergstöm Lourenço Filho, com a obra Organização e Administração Escolar: curso básico. Após a década de 1980, com o período de redemocratização do Brasil as produções sobre a administração escolar assumiram uma compreensão crítica sobre a temática, distanciando dos princípios técnicos adotados pelos pioneiros para desenvolverem uma teoria administrativa que melhor abarcasse as especificidades da educação brasileira. Para tanto, consideramos os primeiros autores e obras a alcançarem destaque nacional nesta perspectiva, e são eles: Miguel Gonzalez Arroyo, com o artigo Administração da educação, poder e participação; Maria de Fátima Costa Félix com a obra Administração escolar: um problema educativo ou empresarial? e Vitor Henrique Paro com a obra Administração escolar: introdução crítica. A tese que temos é de que a teoria da administração escolar no Brasil teve alterações conceituais no período posterior a década de 1980, pois a partir de então os estudiosos acerca da temática iniciaram novas perspectivas de investigação enfatizando as características políticas e sociais do Brasil, por meio da aplicação da análise crítica de natureza histórico-sociológica, e secundariamente pelas variáveis técnicas que eram adotadas pelos autores pioneiros.
Abstract: he theory of school administration in Brazil has undergone modifications over time. Thus, this thesis aims to analyze how the theory of Brazilian school administration has changed from the production of pioneering authors in its systematization to the first authors who elaborated a critique of this conception. The specific objectives are: a) to analyze the historical trajectory of school administration in Brazil from the colonial period to the 1990s; b) to list the works and main concepts of the theoretical production of the pioneering authors in the systematization of school administration, analyzing how this production was applied in Brazilian education; c) to understand the changes that occurred in school administration in the authors following the pioneers, examining the works and authors who were forerunners during the period known as the critical studies period. The research was conducted through bibliographic analysis, initially presenting the historical context that encompassed the theoretical production of the pioneering authors, as well as the first authors to elaborate a critique of this conception, and subsequently analyzing the most relevant works of authors from both perspectives. The first works to be published in Brazil on the subject under investigation date back to the post-1930s when industrialization and growing urbanization began in the country. As pioneers in the knowledge trajectory in the field of school administration in Brazil, we base our study on the following authors and their respective works: Antônio de Arruda Carneiro Leão with the work "Introduction to School Administration"; Anísio Spínola Teixeira with the work "Education for Democracy: Introduction to Educational Administration"; José Querino Ribeiro with the work titled "Essay on a Theory of School Administration"; and Manoel Bergstöm Lourenço Filho with the work "Organization and School Administration: Basic Course." After the 1980s, during Brazil's redemocratization period, the productions on school administration adopted a critical understanding of the theme, distancing themselves from the technical principles adopted by the pioneers to develop an administrative theory that better encompassed the specificities of Brazilian education. To this end, we consider the first authors and works to gain national prominence from this perspective, and they are: Miguel Gonzalez Arroyo with the article "Administration of Education, Power, and Participation"; Maria de Fátima Costa Félix with the work "School Administration: An Educational or Business Problem?"; and Vitor Henrique Paro with the work "School Administration: Critical Introduction." Our thesis is that the theory of school administration in Brazil underwent conceptual changes in the period after the 1980s, as from then on, scholars on the subject began new perspectives of investigation emphasizing Brazil's political and social characteristics through the application of critical analysis of a historical-sociological nature, and secondarily through the technical variables that were adopted by the pioneering authors.
Keywords: Educação
Escola
Administração escolar
Education
School
School administration
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Barboza, Jaqueline Lima. As bases teóricas da administração escolar no brasil: dos autores pioneiros na sua sistematização aos primeiros autores que elaboraram a crítica ao modelo clássico. 2024.198 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7717
Issue Date: 9-Dec-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jaqueline Lima Barboza.pdfARQUIVO COMPLETO1.9 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.