Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7704
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Galvão, Angela de Souza Lopes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9644083854366585 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mombelli, Monica Augusta | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0726390053135417 | por |
dc.contributor.referee1 | Góes, Natália Moraes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5401266231191201 | por |
dc.contributor.referee2 | Klaus, Vanessa Camargo de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4002703346200955 | por |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T21:12:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
dc.identifier.citation | Galvão, Angela de Souza Lopes. Evidências de validade de conteúdo de um instrumento para mensurar o uso das estratégias de aprendizagem no Ensino Médio. 2024. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7704 | - |
dc.description.resumo | As estratégias de aprendizagem são sequências de procedimentos utilizados com o propósito de facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização da informação. O objetivo deste estudo foi desenvolver e verificar as evidências de validade de conteúdo de um instrumento para mensurar o uso das estratégias de aprendizagem cognitivas e metacognitivas de estudantes do Ensino Médio, mediadas ou não por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trata-se de um estudo psicométrico, de caráter descritivo e abordagem quantitativa. Para o desenvolvimento da pesquisa foram seguidas três etapas: a) revisão da literatura nas bases de dados Scopus, Educational Resources Information Center (ERIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e biblioteca virtual Google Acadêmico e levantamento de informações com alunos do Ensino Médio, que responderam a um questionário composto por 28 itens, elaborado pela autora, fundamentado na literatura; b) elaboração dos itens do instrumento com as estratégias de aprendizagem a partir da revisão de literatura e utilizadas/mencionadas pelos alunos e; c) validação do conteúdo por experts na temática, especialistas e população alvo. Os dados foram analisados por meio do Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Foram recuperados 262 artigos e dois foram analisados em profundidade. Responderam ao questionário que subsidiou a geração de itens 191 alunos. Após a interface entre os dados teóricos e as informações obtidas com os alunos, foi elaborado o instrumento nomeado “Escala de Estratégias de Aprendizagem com opção de Tecnologias Digitais para o Ensino Médio (EEATDIC-EM)”, com 41 itens. Cinco experts, dois especialistas e 30 adolescentes participaram da validação de conteúdo. Os resultados demonstraram elevados índices de validação de conteúdo para o instrumento, com o Coeficiente de Validade de Conteúdo alcançando 0,98 para o item clareza, 0,96 para pertinência e 0,93 para abrangência. Espera-se que profissionais da área educacional tenham ao seu dispor subsídios para identificar as estratégias de aprendizagem mediadas ou não pelas tecnologias digitais utilizadas pelos estudantes do Ensino Médio e, que essas informações permitam elaborar intervenções pedagógicas que incentivem o uso consciente e estratégico dessas ferramentas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades como autonomia, autorregulação e pensamento crítico. Com isso, busca-se não apenas aprimorar as práticas de estudo, mas também promover avanços no desempenho acadêmico e preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo. | por |
dc.description.abstract | Learning strategies are sequences of procedures employed in order to facilitate the acquisition, storage, and usage of information. This study aimed at developing and verifying the evidence of content validity of an instrument designed to measure the use of cognitive and metacognitive learning strategies among high school students, whether mediated by Digital Information and Communication Technologies or not. It is a psychometric study, descriptive in nature, with a quantitative approach. For it to be developed, the research was carried out in three stages a) a literature review on the database of Scopus, Educational Resources Information Center (ERIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), and the virtual library, Google Scholar databases, combined with data collection from high school students, who responded to a 28-item questionnaire developed by the author, based on the literature; b) the formulation of instrument items reflecting the learning strategies identified in the literature and reported by students; and c) content validation by subject matter experts, specialists, and the target population. The data were analysed by the Content Validity Coefficient (CVC). A total of 262 articles were retrieved, with two of them being analysed in depth. The questionnaire, which supported item generation, was completed by 191 students. Following the integration of theoretical data and student responses, the instrument entitled "Learning Strategies Scale with Digital Technologies Option for Secondary Education (EEATDIC-EM)" was developed, comprising 41 items. Five experts, two specialists, and 30 adolescents participated in the content validation process. The findings demonstrated high content validity indices for the instrument, with a Content Validity Coefficient of 0.98 for clarity, 0.96 for relevance, and 0.93 for comprehensiveness. It is expected that educational professionals have subsidies available for identifying learning strategies, mediated or not by digital technologies, used by high school students and that such information allows for the elaboration of pedagogic intervention which encourages the conscious and strategic use of these tools thus contributing to the development of skills such as autonomy, self-regulation, and critical thinking. Thereby, not only enhancing study practices is sought but also to improve academic performance and better equip students to face the challenges of the contemporary world. | eng |
dc.description.abstract | Las estrategias de aprendizaje son secuencias de procedimientos utilizados con el propósito de facilitar la adquisición, almacenamiento y uso de información. El objetivo de este estudio fue desarrollar y verificar evidencia de validez de contenido de un instrumento para medir el uso de estrategias de aprendizaje cognitivo y metacognitivo por parte de estudiantes de secundaria, mediados o no por Tecnologías de la Información y la Comunicación Digital. Se trata de un estudio psicométrico, de carácter descriptivo y enfoque cuantitativo. Para desarrollar la investigación se siguieron tres pasos: a) revisión de literatura en las bases de datos de la biblioteca virtual Scopus, Centro de Información de Recursos Educativos (ERIC), Biblioteca Electrónica Científica en Línea (SciELO) y Google Scholar y recolección de información con estudiantes de secundaria, quienes respondieron a un cuestionario compuesto por 28 ítems, elaborado por el autor, con base en la literatura; b) elaboración de ítems instrumentales con estrategias de aprendizaje basadas en revisión de literatura y utilizadas/mencionadas por los estudiantes y c) validación de contenido por parte de expertos en el tema, especialistas y público objetivo. Los datos fueron analizados mediante el Coeficiente de Validez de Contenido (CVC). Se recuperaron 262 artículos y dos se analizaron en profundidad. 191 estudiantes respondieron el cuestionario que apoyó la generación de ítems. Luego de la interfaz entre los datos teóricos y la información obtenida de los estudiantes, se creó el instrumento denominado “Escala de Estrategias de Aprendizaje con la opción de Tecnologías Digitales para la Enseñanza Media (EEATDIC-EM)”, con 41 ítems. En la validación de contenidos participaron cinco expertos, dos especialistas y 30 adolescentes. Los resultados demostraron altas tasas de validación de contenido para el instrumento, con un coeficiente de validez de contenido que alcanzó 0,98 para la claridad del ítem, 0,96 para la relevancia y 0,93 para la exhaustividad. Se espera que los profesionales de la educación tengan a su disposición apoyo para identificar estrategias de aprendizaje mediadas o no por las tecnologías digitales utilizadas por los estudiantes de secundaria, y que esta información les permita desarrollar intervenciones pedagógicas que fomenten el uso consciente y estratégico de estas herramientas, contribuyendo al desarrollo de habilidades como la autonomía, la autorregulación y el pensamiento crítico. Con esto buscamos no sólo mejorar las prácticas de estudio, sino también promover avances en el rendimiento académico y preparar a los estudiantes para los desafíos del mundo contemporáneo. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Katia Abreu (katia.abreu@unioeste.br) on 2025-03-12T21:12:51Z No. of bitstreams: 1 Angela_de_Souza_Lopes_Galvao_2024.pdf: 1363071 bytes, checksum: e6543b9608b03d85d1c35c403c07d31b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-12T21:12:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Angela_de_Souza_Lopes_Galvao_2024.pdf: 1363071 bytes, checksum: e6543b9608b03d85d1c35c403c07d31b (MD5) Previous issue date: 2024-12-10 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Oeste do Paraná | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação Letras e Saúde | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNIOESTE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Instrumento | por |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Learning strategies | eng |
dc.subject | Information technology | eng |
dc.subject | Instrument | eng |
dc.subject | Escuela secundaria | spa |
dc.subject | Estrategias de aprendizaje | spa |
dc.subject | Tecnologías de la información | spa |
dc.subject | Instrumento | spa |
dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Evidências de validade de conteúdo de um instrumento para mensurar o uso das estratégias de aprendizagem no Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | Evidence of content validity of an instrument to measure the use of learning strategies in high school | eng |
dc.title.alternative | Evidencia de validez de contenido de un instrumento para medir el uso de estrategias de aprendizaje en la enseñanza secundaria | spa |
dc.type | Dissertação | por |
dc.publisher.campus | Foz do Iguaçu | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Angela_de_Souza_Lopes_Galvao_2024.pdf | Documento principal | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.