Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLourdes, Ivonete do Carmo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4734650063443078por
dc.contributor.advisor1Ahlert, Alvori-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070773522751798por
dc.contributor.referee1Hansel, Tiago Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7630848762014453por
dc.contributor.referee2Silva, Nardel Luiz Soares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9766602895767413por
dc.contributor.referee3De Grandi, Adriana Maria-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5167786337665141por
dc.contributor.referee4Engelmann, Franciele-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5681600198166751por
dc.contributor.referee5Welter, Cristiane Backes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141169517444536por
dc.date.accessioned2025-03-06T22:27:51Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationLOURDES, Ivonete do Carmo de. Educação para o desenvolvimento rural sustentável: uma abordagem sobre o lugar da Educação Ambiental no contexto do currículo básico da AMOP e suas possibilidades criativas. 2024. 102f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7689-
dc.description.resumoA presente tese defende que a Educação Ambiental é uma dimensão educativa fundamental na Educação do Campo para um desenvolvimento rural sustentável. Somente a valorização do espaço rural permite a construção de uma consciência ambiental nas ruralidades. Para sua efetivação, a Educação Ambiental demanda um lugar privilegiado no currículo da Educação Básica de responsabilidade dos municípios, que representam o poder político, condutor de políticas públicas como a educação, mais próximo da população. Nesse contexto, o Currículo Básico da AMOP representou uma experiência inovadora na escolarização de uma região reconhecidamente agrícola ao desenvolver, com flexibilidade e autonomia dos municípios o desenvolvimento da estruturação e organização da Educação Ambiental por meio de sua incorporação ao currículo das escolas como componente curricular, como disciplina específica ou como tema transversal. Essa dimensão da Educação Ambiental possibilita diferentes formas na sua execução pedagógica, seja através de projetos ou, como criação e inovação de materiais pedagógicos próprios, como o material pedagógico “Hidrografia e Educação Ambiental na prática Inclusiva”, em formato de e-book e vídeo, com tradução em linguagem de sinais, para ser utilizado pelos professores, explorando seu potencial como recurso pedagógico inclusivo e sustentável.por
dc.description.abstractThe present thesis defends that environmental education is a fundamental educational dimension for a rural sustainable development in countryside education. Only the rural space valuation allows the environmental conscience building in in rural areas. Into turning it efective, Environmental Education requires a privileged place in the Basic Education curriculum, which is responsibility from the municipalities, political power representative and the driver of public policies such as education, closest to the population. In this context, AMOP's Basic Curriculum represented an innovative experience in schooling over a region known for its agriculture, developing over municipalities flexibility and autonomy, the structure and organization of Environmental Education through its incorporation into the schools curriculum as a curricular component, a specific subject or a cross-cutting theme. This dimension of Environmental Education allows different forms of pedagogical implementation, over projects or specific teaching materials creation and innovation, such as “Hydrography and Environmental Education in Inclusive Practice” teaching material in e-book and video format and translation into sign language, to be used by teachers, exploring its potential as an inclusive and sustainable teaching resource.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Helena Bejio (helena.bejio@unioeste.br) on 2025-03-06T22:27:51Z No. of bitstreams: 1 Ivonete_Lourdes_2024.pdf: 1749910 bytes, checksum: 27fdcffc3dffb5ffb6a5391ba6afce72 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T22:27:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ivonete_Lourdes_2024.pdf: 1749910 bytes, checksum: 27fdcffc3dffb5ffb6a5391ba6afce72 (MD5) Previous issue date: 2024-12-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Agráriaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento Rural Sustentávelpor
dc.subjectComponente curricularpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS AGRÁRIAS:DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVELpor
dc.titleEducação para o desenvolvimento rural sustentável: uma abordagem sobre o lugar da Educação Ambiental no contexto do currículo básico da AMOP e suas possibilidades criativaspor
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusMarechal Cândido Rondonpor
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ivonete_Lourdes_2024.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.