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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7667
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Darcy Ribeiro e o papel da escola no processo de transformação social |
Other Titles: | Darcy Ribeiro and the place of school in the process of social transformation |
Autor: | Pereira, Thiago Fernandes dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Favoreto, Aparecida |
Primeiro membro da banca: | Telles, Maria Sarah da Silva |
Segundo membro da banca: | Garcia, Ronaldo Aurelio Gimenez |
Terceiro membro da banca: | Sandri, Simone |
Quarto membro da banca: | Zanardini, João Batista |
Resumo: | O presente trabalho revisita as ideias de Darcy Ribeiro (1922-1997) a respeito da educação brasileira, tendo como foco suas proposições para a implementação do Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), projeto educacional que teve como responsável o referido intelectual, tendo sido por ele idealizado. Buscamos compreender sua concepção de educação, sobretudo o peso que a educação escolar pode ter como possível instrumento de transformação social. Para tanto, por intermédio de uma pesquisa bibliográfica, analisa-se as principais obras de Darcy Ribeiro que discutem a sociedade e a educação brasileira. Foram investigadas outras fontes como livros e pesquisas acadêmicas a respeito da trajetória de Darcy Ribeiro, estas possibilitam compreender suas ideias e o contexto histórico em que o autor foi atuante. Nesse propósito, primeiramente, realiza-se uma revisão da produção acadêmica sobre a obra e as propostas de Darcy Ribeiro, preferencialmente aquelas que destacam sua atuação como educador e gestor educacional. Posteriormente, pelas suas obras, busca-se captar sua teoria e explicação histórica a respeito da formação social do Brasil. Em seguida, apresenta-se a crítica de Darcy Ribeiro em relação à forma pela qual se deu o processo de expansão da escola pública no Brasil, mormente a partir da década de 1980, bem como suas divergências em relação às principais teorias sociais e educacionais de seu contexto histórico. Observa-se também a proximidade de Darcy Ribeiro com o movimento escolanovista em geral e com Anísio Teixeira (1900-1971) especificamente e como essa proximidade contribuiu para o amadurecimento de suas propostas educacionais. Logo após, apresenta-se como Darcy Ribeiro compreende o papel da educação na sociedade, reivindicando o que compreendia como uma situação ideal. Desvela-se também um panorama da atuação de Darcy Ribeiro e seu papel na elaboração da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), que sugere algum grau de distanciamento entre o discurso como analista e as composições inerentes à atuação política. Por fim, evidencia-se o que no âmbito deste trabalho considera-se o principal projeto político e educacional desenvolvido por Darcy Ribeiro, os CIEPs, na medida em que tal projeto, na hipótese dessa análise, contribui para elucidar a concepção de educação de Darcy Ribeiro, uma vez que, como demonstrado, a maioria das proposições deste projeto dialogam e são respostas aos entraves da educação pública diagnosticada pelas análises do referido autor. Apresentam-se as características e especificidades deste projeto educacional. As conclusões deste trabalho apontam no sentido de que Darcy Ribeiro, por meio do CIEP, apostou na educação como elemento de transformação social a partir de uma perspectiva reformista. Todavia, na ocasião em que desenvolveu o ideal educacional do CIEP, apontou que a educação deveria promover a modificação das trajetórias individuais dos estudantes, deduzindo que as modificações particulares poderiam acarretar efeito coletivo na sociedade. |
Abstract: | This work rescues Darcy Ribeiro's propositions regarding Brazilian education, focusing on its proposals for the implementation of the Integrated Center for Public Education (CIEP), educational project of which he was the Creator. We seek to understand his conception of education, especially the importance that school education can have as a possible instrument of social transformation. To this end, through bibliographical research, the main works of Darcy Ribeiro that discuss Brazilian society and education are analyzed. Other sources are also analyzed, such as books and academic research regarding Darcy Ribeiro's trajectory, which make it possible to understand his ideas and the historical context in which the author was active. To this end, firstly, a review of the academic production on Darcy Ribeiro's work and proposals is carried out, highlighting those that highlight his work as an educator and educational manager. Subsequently, through his works, we seek to capture his theory and historical explanation regarding the social formation of Brazil. Next, Darcy Ribeiro's criticism is presented in relation to the way in which the process of expansion of public schools in Brazil took place, especially from the 1980s onwards, as well as his divergences in relation to the main social and educational theories of its historical context. We highlight Darcy Ribeiro's proximity to the Escola Nova movement in general and to Anísio Teixeira (1900-1971) specifically and how this proximity contributes to the maturation of his educational proposals. Then, it is presented how Darcy Ribeiro understands the role of education in society, claiming what he understood as an ideal situation. An overview of Darcy Ribeiro's performance and his contribution to the drafting of the current Brazilian Education Law (Law 9,394/1996) is also presented, which suggests some degree of distance between his discourse as an analyst and the compositions inherent to political action. Finally, we present what, within the scope of this work, is considered the main political and educational project developed by Darcy Ribeiro, the CIEPs, insofar as this project, in the hypothesis of this analysis, contributes to elucidating Ribeiro's conception of education, since, as will be demonstrated, most of the propositions of this project dialogue with and are responses to the obstacles to public education diagnosed by Darcy Ribeiro's analyses. We present the characteristics and specificities of this educational project. The conclusions of this work point to the sense that Darcy Ribeiro, through CIEP, invested in education as an element of social transformation from a reformist perspective, however, at the time he developed CIEP's educational ideal, he pointed out that education should promote the modification of students' individual trajectories, deducing that modifications would generate a collective effect on society. |
Keywords: | Darcy Ribeiro História da educação Escola de tempo integral Transformação social Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Darcy Ribeiro History of education Full-time school Social transformation Integrated Center of Public Education (CIEP) |
CNPq areas: | EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | Pereira, Thiago Fernandes dos Santos. Darcy Ribeiro e o papel da escola no processo de transformação social. 2024.203 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná,Cascavel. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7667 |
Issue Date: | 28-Nov-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (CVL) |
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