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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7666
Tipo do documento: Tese
Title: DESVENDANDO IMAGINÁRIOS: gênero e sexualidade na perceção de famílias de alunos e alunas da Educação Infantil da rede pública municipal de ensino de Cascavel-PR
Other Titles: UNVEILING IMAGINARIES: gender and sexuality in the perception of families of students of Early Childhood Education in the municipal public school system of Cascavel-PR
Autor: Santos, Mayara dos
Primeiro orientador: Schröder, ânia Maria Rechia
Primeiro membro da banca: Marterlli, Andrea Cristina
Segundo membro da banca: Zanardini, Isaura Monica Souza
Terceiro membro da banca: Abreu, Claudia barcelos de Moura
Quarto membro da banca: Oliveira, Lucila Maria Pesce de
Resumo: Esta pesquisa investiga os imaginários de gênero e sexualidade nas percepções de representantes de famílias de alunos e alunas da Educação Infantil pública em Cascavel, PR, visando compreender como essas questões são discutidas, assimiladas e transmitidas no contexto familiar. Parte-se do pressuposto de que o conhecimento sobre gênero e sexualidade é socialmente construído desde a infância, sendo transmitido por meio de interações diversas. Nesse processo, diferentes imaginários são assimilados e incorporados, com a escola e a família desempenhando papéis fundamentais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e exploratória, combinando análise bibliográfica com pesquisa de campo baseada em entrevistas. O referencial teórico é fundamentado na fenomenologia formista de Michel Maffesoli (1998) e nas reflexões de Jean François Lyotard (1988; 1994) sobre a pós- modernidade e o fim das metanarrativas. No campo dos estudos de gênero e sexualidade, destacam-se as contribuições de Guacira Lopes Louro (2000; 2008; 2010), Judith Butler (2017) e Michel Foucault (1988), que discutem os conceitos de gênero, sexualidade e corpo como construções sociais em constante transformação. A abordagem sobre imaginários é embasada nas obras de Gilbert Durand (1998; 2012) e Maffesoli (2001; 2010), que analisam as dimensões simbólicas e coletivas desses imaginários. Os resultados indicam que os representantes das famílias entrevistadas possuem uma visão majoritariamente binária de gênero e heteronormativa de sexualidade, acreditando que a educação sobre esses temas deve ocorrer exclusivamente no âmbito familiar. Essa perspectiva revela a necessidade de um trabalho pedagógico que seja sensível e acolhedor, capaz de dialogar com essas diferentes concepções, sem perder de vista a importância de expandir as compreensões sobre gênero e sexualidade. As conclusões destacam o papel da escola como um espaço potencial de mudança. Ao fortalecer o diálogo com as famílias, a escola pode propor práticas educativas que acolham a diversidade e respeitem os diferentes modos de existir.
Abstract: This research investigates the imaginaries of gender and sexuality in the perceptions of representatives of families of students of public Early Childhood Education in Cascavel, PR, aiming to understand how these issues are discussed, assimilated and transmitted in the family context. It is assumed that knowledge about gender and sexuality is socially constructed since childhood, being transmitted through diverse interactions. In this process, different imaginaries are assimilated and incorporated, with school and family playing fundamental roles. The research adopts a qualitative and exploratory approach, combining bibliographic analysis with field research based on interviews. The theoretical framework is based on the formist phenomenology of Michel Maffesoli (1998) and on the reflections of Jean François Lyotard (1988; 1994) on postmodernity and the end of metanarratives. In the field of gender and sexuality studies, the contributions of Guacira Lopes Louro (2000; 2008; 2010), Judith Butler (2017) and Michel Foucault (1988) stand out, who discuss the concepts of gender, sexuality and body as social constructions in constant transformation. The approach to imaginaries is based on the works of Gilbert Durand (1998; 2012) and Maffesoli (2001; 2010), who analyze the symbolic and collective dimensions of these imaginaries. The results indicate that the representatives of the families interviewed have a predominantly binary view of gender and a heteronormative view of sexuality, believing that education on these topics should occur exclusively within the family. This perspective reveals the need for pedagogical work that is sensitive and welcoming, capable of dialoguing with these different conceptions, without losing sight of the importance of expanding understandings about gender and sexuality. The conclusions highlight the role of the school as a potential space for change. By strengthening the dialogue with families, the school can propose educational practices that embrace diversity and respect the different ways of existing.
Keywords: Gênero
Sexualidade
Imaginários
Famílias
Educação infantil.
Gender
Sexuality
Imaginaries
Families
Early childhood education
CNPq areas: EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Cascavel
Citation: Santos, Mayara dos. DESVENDANDO IMAGINÁRIOS: gênero e sexualidade na perceção de famílias de alunos e alunas da Educação Infantil da rede pública municipal de ensino de Cascavel-PR. 2024. 198 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7666
Issue Date: 6-Dec-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação (CVL)

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