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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7650
Tipo do documento: Dissertação
Title: "Recuperar o tempo perdido?": ensino-aprendizagem, controle e avaliação face aos efeitos da pandemia em uma escola municipal em Foz do Iguaçu
Other Titles: "Making up for lost time?": teaching-learning, control and evaluation in the face of the effects of the pandemic in a municipal school in Foz do Iguaçu
Autor: Valdez, Nataly Lemes 
Primeiro orientador: Silva, Regina Coeli Machado e
Primeiro membro da banca: Bayma, Andréa Cristina Pavão
Segundo membro da banca: Estrada, Adrian Alvarez
Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar reflexões sobre o trabalho desenvolvido por uma comunidade escolar de uma escola municipal de Ensino Fundamental (anos iniciais) localizada na cidade de Foz do Iguaçu-PR, durante o processo de retomada das aulas presenciais após a pandemia de covid-19. Levando-se em consideração que o fechamento das escolas durante pandemia trouxe impactos para a organização escolar (tempo) e para os processos de ensino-aprendizagem, nossas análises enfocaram na organização da escola a fim de determinar quais foram as ações de recuperação das aprendizagens realizadas pela Escola no período de retomada das aulas presenciais. Para isso, privilegiamos a etnografia escolar, por meio da observação-participante e entrevistas semiestruturadas, tendo por foco o trabalho desempenhado pelos gestores da escola, pela coordenação pedagógica, pelos docentes e pelos familiares dos estudantes matriculados na escola. A observação-participante foi realizada durante dois calendários letivos distintos: a) de maio a dezembro de 2022; e, b) de fevereiro a agosto de 2023. As entrevistas foram realizadas no mês de agosto de 2023. A dinâmica escolar da Escola nesse período construiu diferentes significados da categoria tempo depois da pandemia. Ao contrário da ideia de que o tempo estava “paralisado” ele foi vivido sob quatro formas na gestão do tempo da escola relacionado aos coordenadores pedagógicos e diretores escolares; na sobreposição das funções docentes; na identificação como pandêmicos para crianças que estavam matriculados durante a pandemia; na inventividade escolar da comunidade escolar para driblar as adversidades vividas no cotidiano da Escola. Para professores e outros profissionais da escola o envolvimento da comunidade escolar tornou-se chave para constituir um processo de recuperação dos estudantes nas salas de reforço, e nos projetos mais amplos como Festival Cultural, Mostra Pedagógica e a Fanfarra. Argumentamos que a ação conjunta entre escola e comunidade escolar experimentam significados do tempo escolar em suas dimensões cronológicas (passado, presente e futuro), como também no tempo que é vivenciado pela experiência compartilhada entre os atores do processo escolar.
Abstract: This dissertation aims to present a study of the social and academic context after the return to face-to-face classes from Covid-19 pandemic in a public elementary school in the municipality of Foz do Iguaçu, Paraná, Brazil. To assert how the school management and teachers organized the education work to recover from classes suspension and moving to the on-line classes, our analysis investigated the school planning and organization, considering that the in-person classes interruption during pandemic brough several challenges and negative impacts in the classes schedule and time, and to the learning process. The field work in the school Ethnography was performed using participatory research with the school management, educational staff, teachers and student families. Data collection was performed in two parts. First, the participatory research from May 2022 to December of the same year, and from February to August 2023. Second, in August 2023, with semi structured interviews. Unlike the common idea that time was “suspended” during Covid, this research provides a very different perspective, with a clear diversification in the meaning of time as a category for the people involved. During the pandemic, school daily dynamic build up a different system with three categories for the perception of time related to four different social groups: school pedagogic and management personnel needing to engage in a new multitask and multidimensional demands of functions and teaching needs, students as people under a pandemic, decease, condition, and the school community under constant challenge to come up with new and creative solutions for the Covid challenges to academic life. For teachers and school personnel, strengthening ties with the school community using extra classes and larger academic, social and cultural projects, were key to a successful student’s academic and psychological recovery. In conclusion, we advocate that time, as past, present and future, can assume various meanings and significances as the result of the interaction between the school staff, students and its community, as well the perception of time during the shared experiences between the teaching and learning process.
Keywords: Escola
Tempo
Pandemia
Retorno escolar
School
Time
Pandemic
School return
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Valdez, Nataly Lemes. "Recuperar o tempo perdido?": ensino-aprendizagem, controle e avaliação face aos efeitos da pandemia em uma escola municipal em Foz do Iguaçu. 2024. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7650
Issue Date: 13-Nov-2024
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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