Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7627
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | As concepções de educação sexual das professoras das escolas do campo do município de Francisco Beltrão/PR |
Other Titles: | The conceptions of sexual education of teachers from rural schools in the municipality of Francisco Beltrão/PR. |
Autor: | Thome, Jaqueline Sockenski ![]() |
Primeiro orientador: | Gagliotto, Giseli Monteiro |
Primeiro membro da banca: | Gagliotto , Giseli Monteiro |
Segundo membro da banca: | Pilonetto, Roseli de Fátima Rech |
Terceiro membro da banca: | Ballão, Cléa Maria |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar a concepção de educação sexual das professoras do campo do município de Francisco Beltrão-PR. Para que essa investigação fosse possível realizamos uma pesquisa qualitativa e quantitativa por meio da revisão teórico bibliográfica das produções científicas no banco de dados da BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), de todo o território nacional, com os seguintes descritores: 1: educação sexual + escolas do campo + "prática pedagógica”; 2: educação sexual + "escolas do campo" + prática pedagógica; 3: “educação sexual” + escolas do campo + prática pedagógica. O resultado apontou a existência de poucas pesquisas sobre a temática em todo o território brasileiro, fato que auxilia na justificativa desta pesquisa. Além disso, conduzimos uma análise de documentos de domínio público e governamentais relacionados às propostas de educação sexual destinadas a crianças pequenas, especialmente no contexto da educação infantil, sendo eles a Base Nacional Comum Curricular e o Referencial Curricular do Paraná. Ademais, realizamos a aplicação de um questionário em todas as escolas do campo (totalizando 7), do município de Francisco Beltrão–PR, o instrumento foi preenchido por professores regentes (ou substitutos no momento) pelas turmas do infantil IV e V, com o intuito de verificar a concepção de educação sexual das professoras, as dificuldades em abordar essa área de estudo em seus planejamentos, conhecimento a respeito da violência sexual, bem como as dificuldades em realizar a denúncia. Como resultados da análise do Referencial Curricular do Paraná, concluímos que o documento não apresenta uma concepção clara de educação sexual e sexualidade, porém apresenta objetivos de aprendizagens, saberes e conhecimentos que podem ser utilizados no trabalho com a Educação Sexual. Como principal resultado da coleta de dados, por meio do questionário, concluímos que a concepção de educação sexual das professoras é superficial, relacionando-a principalmente com o corpo, entretanto utilizam sentimentos, emoções e gostos também. Ao longo do trabalho buscamos apontar a importância e a contribuição da psicanálise e da educação sexual para o campo educacional, considerando os seus aspectos históricos, econômicos e sociais, para isto usamos como aporte teórico as obras de Freud, Gagliotto, Ribeiro, Figueiró, Kosik, Frigotto entre outros, que nos ajudaram com grandes contribuições teóricas e reflexivas. Esta pesquisa foi realizada com olhar crítico, usando referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético, na intenção de compreender as diversas interfaces do processo educativo que envolve a educação sexual. |
Abstract: | The present research aimed to investigate the conception of Sexual Education of rural teachers in the municipality of Francisco Beltrão. To make this investigation possible, we carried out qualitative and quantitative research through a theoretical bibliographic review of scientific productions in the BDTD (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) database, throughout the national territory, with the following descriptors: 1: sexual education + rural schools + "pedagogical practice"; 2: sexual education + "country schools" + pedagogical practice; 3: “sexual education” + rural schools + pedagogical practice. The result showed that there is little research on theme throughout the Brazilian territory, a fact that helps justify this research. Furthermore, we conducted an analysis of public domain and government documents related to sexual education proposals aimed at young children, especially in the context of early childhood education, which are the basis. National Common Curricular and the Curriculum Reference of Paraná. Furthermore, we carried out a questionnaire in all rural schools (totaling 7), in the municipality of Francisco Beltrão–PR, the instrument was filled out by teachers in the kindergarten classes IV and V, with the aim of verifying the teachers' conception of Sexual Education, the difficulties in approaching this area of study in their planning, knowledge regarding sexual violence, as well as the difficulties in reporting it. As a result of the analysis of the Paraná Curricular Reference, we concluded that the document does not present a clear conception of sexual and sexuality education, however it presents learning objectives, knowledge and knowledge that can be used in working with Sexual Education. As the main result of data collection, through the questionnaire, we concluded that the teachers' conception of sexual education is superficial, relating it mainly to the body, however they also use feelings, emotions and tastes. Throughout the work we seek to point out the importance and contribution of psychoanalysis and sexual education to the educational field, considering its historical, economic and social aspects, for this we use the works of Freud, Gagliotto, Ribeiro, Figueiró, Kosik , Frigotto among others, who helped us with great theoretical and reflective contributions. This research was carried out with a critical eye, using a theoretical-methodological framework of historical-dialectical materialism, with the intention of understanding the various interfaces of the educational process that involves Sexual Education. |
Keywords: | Educação sexual Professores Escolas do campo Psicanálise Sexualidade Sexual education Teachers Rural schools Psychoanalysis Sexuality |
CNPq areas: | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Francisco Beltrão |
Citation: | THOMÉ, Jaqueline Sockenski. As concepções de educação sexual das professoras das escolas do campo do município de Francisco Beltrão/PR. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7627 |
Issue Date: | 30-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (FBE) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jaqueline S. Thomé 24.pdf | 3.14 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.