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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7625
Tipo do documento: Dissertação
Title: A oferta do ensino remoto e a presença/ausência da mediação do professor: um estudo sobre o Colégio Estadual do Campo Professora Celly Tereza Grezzana - Chopinzinho/Pr e a Escola Estadual do Campo Dois Irmãos - São João/Pr - (2020 -2021).
Other Titles: The offer of remote teaching and the presence/absence of teacher mediation: a study on State Field High School Professor Celly Tereza Grezzana - Chopinzinho/Pr and State Field Junior High Dois Irmãos - São João/Pr - (2020 -2021)
Autor: Batistus, Deniz Maria 
Primeiro orientador: Ghedini, Cecilia Maria
Primeiro membro da banca: Ghedini, Cecilia Maria
Segundo membro da banca: Bonamigo, Carlos Antonio
Terceiro membro da banca: Mendes, Marciane Maria
Resumo: Este trabalho de Dissertação de Mestrado situa-se no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, Campus Francisco Beltrão/PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), área de concentração em Educação, Linha de Pesquisa: Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores, e intitula-se: A Oferta do Ensino Remoto e a Presença/Ausência da mediação do Professor: Um estudo sobre o Colégio Estadual do Campo Professora Celly Tereza Grezzana - Chopinzinho/Pr e a Escola Estadual Do Campo Dois Irmãos - São João/Pr - (2020 -2021). O problema de pesquisa foca-se nas implicações do Ensino Remoto ofertado no período pandêmico e o processo de ensino-aprendizagem, considerando se a ausência e a necessidade da mediação do professor, nas aulas que se desenvolveram na forma de atividades impressas e recursos online, aos estudantes de escolas públicas no/do campo, na rede estadual de ensino do estado do Paraná, nos anos 2020 e 2021. Diante do cenário educacional da pandemia da covid-19, um estudo acerca de como os estudantes destas escolas, mediante recursos restritivos, driblaram a ausência do professor e o distanciamento da escola torna-se relevante, uma vez que a mediação do professor é um dos meios fundamentais para seu desenvolvimento escolar. De modo geral, as escolas públicas no/do campo enfrentam dificuldades pela falta de políticas que executem as diretrizes da educação do campo. Durante a pandemia, isso se intensificou pelas situações desencadeadas, sejam financeiras, sociais, familiares ou estruturais, que demandaram um planejamento escolar não só de cunho pedagógico, mas, também, de acolhimento social. Esta pesquisa realizou-se no Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana – Ensino Fundamental e Médio (EFM), no município de Chopinzinho (PR), e na Escola Estadual do Campo Dois Irmãos – Ensino Fundamental (EF), no município de São João (PR). O estudo teve como objetivo analisar as implicações do ensino remoto ofertado no período pandêmico aos estudantes no Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana – Chopinzinho (PR) e na Escola Estadual do Campo Dois Irmãos - São João (PR), nos anos de 2020 e 2021, considerando-se a ausência e a necessidade da mediação do professor. A metodologia desenvolveu-se pela abordagem qualitativa, com o instrumento aplicado por meio de entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes que estavam nas escolas no período do ensino remoto, e alguns procedimentos da pesquisa documental, coletados através de dados extraídos do Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) e do Censo Escolar da Secretaria de Educação Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED PR). As análises constataram que a mediação do professor se mostrou como uma necessidade durante o ensino remoto, pela sua ausência, pois os dados identificaram que as diversas estratégias pedagógicas utilizadas neste período se mostraram pouco eficazes no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, depreende-se que a mediação pedagógica realizada na interação professor x estudante é uma necessidade para se dar conta do processo de ensino aprendizagem, e as plataformas digitais, recursos tecnológicos ou apenas atividades impressas são potenciais, mas necessitam serem integradas à prática docente, como recurso pedagógico complementar e de apoio, não suprimindo a ação e a presença do professor nas aulas.
Abstract: This Master's Dissertation work is located in the Postgraduate Program in Education - Master's Degree, Francisco Beltrão Campus/PR, of the State University of Western Paraná (UNIOESTE), area of concentration in Education, Line of Research: Culture, Educational Processes and Teacher Formation and is entitled: The Offer of Remote Teaching and the Absence of Teacher Mediation: A study on the State Field High School Professora Celly Tereza Grezzana - Chopinzinho/Pr and the State Field Junior High Dois Irmãos - São João/Pr - (2020 -2021). The research problem focuses on the implications of remote teaching offered in the pandemic period and the teaching-learning process, considering the absence and need for teacher mediation, in classes that were developed in the form of printed activities and online resources, to students of public schools in/from the field, in the state education network of the state of Paraná, in the years 2020 and 2021. Faced with the educational scenario of the covid 19 pandemic, a study on how the students of these schools, through restrictive resources, circumvented the teacher's absence and distancing from the school becomes relevant, since the teacher's mediation is one of the fundamental means for their school development. In general, public schools in/fromthe field face difficulties due to the lack of policies that implement field education guidelines. During the pandemic, this was intensified by the situations triggered, whether financial, social, family or structural, which required school planning not only of a pedagogical nature, but also of social reception. This research was carried out at State Field High School Cely Tereza Grezzana – Junior High and High School (EFM), in the municipality of Chopinzinho (PR) and at State Field Junior High Dois Irmãos – Junior High (EF), in the municipality of São João (PR). The study aimed to analyze the implications of remote teaching offered in the pandemic period to students at State Field High School Cely Tereza Grezzana – Chopinzinho (PR) and State Field Junior High Dois Irmãos - São João (PR), in the years 2020 and 2021, considering the absence and need for teacher mediation. The methodology was developed through a qualitative approach, with the instrument of semi-structured interviews with teachers and students, who were in schools during the remote teaching period, and some documentary research procedures, through data extracted from the State School Registration System (Sere) and School Census of the Secretary of Education State Department of Education of Paraná (SEED-PR). The analyzes found that teacher mediation proved to be a necessity during remote teaching, due to its absence, as the data identified that the various pedagogical strategies used in this period proved to be ineffective in the teaching-learning process. In this sense, it appears that the pedagogical mediation carried out in the teacher-student interaction is a need to realize the teaching-learning process and digital platforms, technological resources or just printed activities are potential, but need to be integrated into teaching practice, as a complementary and supporting pedagogical resource, not suppressing the teacher's action and presence in classes.
Keywords: Educação do campo
Escolas públicas no/do campo
Ensino remoto
Ensino-aprendizagem
Mediação do professor
Field education
Public schools in/from the field
Remote teaching
Teaching learning
Teacher mediation
CNPq areas: CIÊNCIAS HUMANAS:EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Campun: Francisco Beltrão
Citation: BATISTUS, Deniz Maria. A oferta do ensino remoto e a presença/ausência da mediação do professor: um estudo sobre o Colégio Estadual do Campo Professora Celly Tereza Grezzana - Chopinzinho/Pr e a Escola Estadual do Campo Dois Irmãos - São João/Pr - (2020 -2021). 2024. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7625
Issue Date: 22-Aug-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação (FBE)

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