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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7588
Tipo do documento: Tese
Title: Sustainability and climate change: the role of Education in Technical training and Postgraduate studies in Brazil
Autor: Zamban, Vanessa Cristina 
Primeiro orientador: Matte, Alessandra
Primeiro coorientador: Zonin, Wilson João
Primeiro membro da banca: Matte, Alessandra
Segundo membro da banca: LITRE, Gabriela
Terceiro membro da banca: Foguesatto, Cristian Rogério
Quarto membro da banca: Dal' Magro, Glenio Piran
Quinto membro da banca: Feiden, Armin
Resumo: Em uma era marcada por crises ambientais e disparidades sociais, o papel da educação em cultivar práticas sustentáveis no setor agrário é primordial. Este estudo investiga a integração dos princípios de sustentabilidade no currículo do programa de Educação Profissional Técnica em Agropecuária (EPT) do Colégio Agrícola Estadual de Toledo (CAET) no Paraná, Brasil. Ao comparar o foco do currículo na sustentabilidade com as percepções dos alunos, esta pesquisa revela insights críticos sobre como futuros profissionais agrícolas estão sendo preparados para o desenvolvimento sustentável. Os resultados destacam uma forte associação entre a disciplina agricultura e sustentabilidade, sendo ela a disciplina mais mencionada pelos alunos, seguida de perto pela agroecologia. Outras disciplinas mencionadas incluem horticultura, gestão ambiental e ciência do solo. Apesar de o currículo não vincular explicitamente algumas disciplinas à sustentabilidade, os métodos de ensino dos professores frequentemente incorporam esses princípios. Apesar disso, existe uma lacuna notável entre a importância percebida das discussões sobre sustentabilidade nas disciplinas base e sua ocorrência real, sugerindo a necessidade de aplicação da interdisciplinaridade. As aulas práticas são percebidas como as mais eficazes para estudar sustentabilidade, seguidas por aulas dialógicas que incentivam o pensamento crítico e a aprendizagem colaborativa. Aulas expositivas, embora tradicionais, ainda são valorizadas por alguns alunos. Apresentações de seminários e metodologias ativas são menos preferidas, indicando uma prioridade por métodos de aprendizagem mais interativos e experienciais. Para preencher a lacuna entre as intenções do currículo e sua aplicação prática, é essencial investir na educação e treinamento direcionados para professores. Este estudo enfatiza a importância de uma abordagem deliberada e holística para incorporar a sustentabilidade na educação, ao fazer isso, os futuros profissionais estarão equipados com o conhecimento e as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento rural sustentável. Interações interdisciplinares desempenham um papel crucial na promoção da educação para a sustentabilidade, promovendo a integração de diversos conjuntos de conhecimentos e resultando em uma compreensão mais holística de questões complexas. Essa abordagem não só enriquece a experiência educacional, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios multifacetados da sustentabilidade em suas futuras carreiras. Em última análise, esta pesquisa ressalta o papel crítico da educação em moldar as perspectivas e ações dos futuros profissionais agrários. Através de treinamento direcionado para professores e educação abrangente em sustentabilidade, as instituições podem preparar melhor os alunos para liderar o desenvolvimento rural sustentável, garantindo a resiliência e viabilidade dos sistemas agrícolas para as próximas gerações.
Abstract: In an era marked by environmental crises and social disparities, the role of education in cultivating sustainable practices within the agrarian sector is paramount. This study investigates the integration of sustainability principles into the curriculum of the Agricultural Technical Vocational Education and Training (TVET) program at the State Agricultural College of Toledo (CAET) in Paraná, Brazil. By comparing the curriculum’s focus on sustainability with students’ perceptions, this research unveils critical insights into how future agricultural professionals are being prepared for sustainable development. The findings highlight a robust association between agriculture and sustainability, with agriculture being the most frequently mentioned discipline among students, followed closely by agroecology. Other significant disciplines include horticulture, environmental management, and soil science. Despite the curriculum not explicitly linking some disciplines to sustainability, instructors’ teaching methods often incorporate these principles. However, a notable gap exists between the perceived importance of sustainability discussions in core disciplines and their actual occurrence, suggesting a need for enhanced integration. Practical, hands-on classes are perceived as the most effective for studying sustainability, followed by dialogical lessons that encourage critical thinking and collaborative learning. Expository lectures, while traditional, are still valued by some students. Seminar presentations and active methodologies are less favored, indicating a preference for more interactive and experiential learning methods. To bridge the gap between the curriculum’s intentions and its practical application, it is essential to invest in targeted education and training for teachers. This study emphasizes the importance of a deliberate and holistic approach to embedding sustainability in agrarian education. By doing so, future professionals will be better equipped with the knowledge and skills necessary to drive sustainable rural development. Interdisciplinary interactions play a crucial role in promoting sustainability education, fostering the integration of diverse knowledge sets and resulting in a more holistic understanding of complex issues. This approach not only enriches the educational experience but also prepares students to address the multifaceted challenges of sustainability in their future careers. Ultimately, this research underscores the critical role of education in shaping the perspectives and actions of future agrarian professionals. Through targeted teacher training and comprehensive sustainability education, institutions can better prepare students to lead in sustainable rural development, ensuring the resilience and viability of agricultural systems for generations to come.
Keywords: Sustentabilidade
Técnico Agropecuário
Integração Curricular
Percepções dos Alunos
Treinamento de Professores
CNPq areas: CIÊNCIAS AGRÁRIAS: DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Ciências Agrárias
Program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável
Campun: Marechal Cândido Rondon
Citation: ZAMBAN, Vanessa Cristina. Sustainability and climate change: the role of Education in Technical training and Postgraduate studies in Brazil. 2024. 198f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7588
Issue Date: 3-Jun-2024
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável (MCR)

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