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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7542
Tipo do documento: | Tese |
Title: | O Movimento Nacional Por Uma Educação do Campo, das Águas e das Florestas Enquanto Intelectual Coletivo de Classe |
Other Titles: | The National Movement for Education of Countryside, Water, and Forest Peoples as an Intellectual Collective Class |
Autor: | Campos, João Carlos de ![]() |
Primeiro orientador: | Fiuza, Alexandre Felipe |
Primeiro membro da banca: | Fiuza, Alexandre Felipe |
Segundo membro da banca: | Hammel, Ana Cristina |
Terceiro membro da banca: | Onçay, Solange Todero Von |
Quarto membro da banca: | Martins, Fernando Jose |
Quinto membro da banca: | Antonio, Clesio Acilino |
Resumo: | A presente tese de doutorado trata do Movimento Nacional Por Uma Educação dos Povos do Campo, das Águas e das Florestas (MOVECAF), aprofundando-se na sua acepção enquanto intelectual coletivo de classe. Apoia-se teoricamente nas elaborações de Antônio Gramsci acerca dos intelectuais e da organização da cultura. Na visão de Gramsci, o intelectual coletivo de classe não está encarnado em um indivíduo, mas sim em uma organização coletiva e dirigente. O intelectual coletivo de classe atua junto à massa, desenvolvendo uma função organizadora e dirigente na perspectiva de uma nova cultura, que se realizaria coletivamente, desde o ponto de vista da consciência de classe para si. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, toma-se como foco de análise a trajetória histórica do MOVECAF. É por este processo histórico que se persegue a elucidação da tese, de que nos processos engendrados na luta dessa organização, se materializa um novo intelectual coletivo de classe, atuando na Educação dos Povos do Campo das Águas e das Florestas (EdoCAF) em distintos territórios e se vinculando a diversas lutas. Por conseguinte, além de se somar aos demais instrumentos políticos de luta da classe trabalhadora por direitos, também se engajou na disputa de projetos societários, com importantes contribuições prático-teóricas nessa trajetória de 26 anos de sua existência. Para tanto, assume-se como objetivo geral do trabalho, a análise, a partir da trajetória histórica do MOVECAF, de seu papel enquanto intelectual coletivo de classe. Já, como objetivos específicos, se estabelece: i) explicitar o contexto de emergência do MOVECAF em nível nacional, destacando seus marcos históricos, perspectivas e desafios; ii) analisar os marcos conceituais da EdoCAF, a partir dos marcos legais conquistados e da produção coletiva bibliográfica e documental, do MOVECAF; iii) compreender, a partir das ações do MOVECAF, a materialização do intelectual coletivo de classe na luta pela EdoCAF. A desigualdade socioeconômica é um marco na história da sociedade brasileira, a segregação, exclusão e o racismo são marcas de uma sociedade que historicamente tem negado os direitos mais básicos a parcelas importantes da população. Produto destas desigualdades, são os diferentes movimentos sociais populares em nossa história. Uma novidade no cenário educacional brasileiro pode ser registrada a partir de 1998 com a emergência do que posteriormente foi categorizado como Movimento Nacional Por Uma Educação do Campo. A luta no marco deste movimento tem demarcado importantes conquistas na política educacional brasileira, por exemplo, já em 1998 a conquista do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária; em 2002 as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, produto desta luta. Por isso, a EdoCAF atualmente é reconhecida enquanto modalidade de ensino e instituída como política nacional. Foram essas conquistas, que não ocorreriam sem organização e luta, que demarcaram uma nova visão sobre a educação dos povos do campo, das águas e das florestas. |
Abstract: | This doctoral thesis focuses on the National Movement for the Education of Countryside, Water, and Forest Peoples (MOVECAF). It delves into MOVECAF's role as an intellectual collective class. The theoretical foundation draws from Antonio Gramsci’s work on intellectuals and culture structure. According to Gramsci, the intellectual collective class is not embodied in an individual, but rather in a collective and leading organization. This intellectual collective class works alongside the masses, assuming an organizing and guiding function toward a new culture, which would be realized collectively, both from the perspective of class consciousness and from the perspective of consciousness of self. Based on bibliographical and documentary research, the study focuses on the historical trajectory of MOVECAF. It is from this historical trajectory that we seek to elucidate the thesis: that a new intellectual collective class emerged from the processes engendered by the struggle of this organization, which is involved in the education of countryside, water, and forest peoples (EdoCAF) across different regions and supports various causes. In addition, to contributing to the broader political struggle for workers' rights, MOVECAF challenges societal projects, providing valuable practical and theoretical insights over its 26-year existence. The main goal of this study was to analyze MOVECAF's role as an intellectual collective class based on its historical trajectory. The specific objectives included I) to contextualize the emergence of MOVECAF at the national level, highlighting key milestones, perspectives, and challenges; II) to analyze the conceptual frameworks of EdoCAF, based on the legal frameworks achieved and the collective bibliographic and documentary production of MOVECAF; and III) to understand the construction of the intellectual collective class in the pursuit of EdoCAF, based on the MOVECAF’s initiatives. Socioeconomic inequality is a landmark in the history of Brazilian society. Segregation, exclusion and racism are hallmarks of a society that has historically denied the most basic rights to significant segments of the population. The product of these inequalities is the various social movements in our history. A novelty in the Brazilian educational scene can be registered from 1998 onwards with the emergence of what was later categorized as the National Movement for Countryside Education. The struggle within the framework of this movement has outlined important achievements in Brazilian educational policy: in 1998 the achievement of the National Education Program in Agrarian Reform and in 2002 the Operational Guidelines for Basic Education in Countryside Schools. As a result of this struggle, EdoCAF is currently recognized as a teaching modality and established as national policy. These achievements would not have occurred without organization and struggle, which marked a new vision for the education of countryside, water, and forest peoples. |
Keywords: | Educação do Campo, das Águas e das Florestas Movimento Nacional Intelectual Coletivo de Classe Countryside Education, Water and Forest Education National Movement Intellectual Collective Class |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | CAMPOS, João Carlos de. O Movimento Nacional Por Uma Educação do Campo, das Águas e das Florestas Enquanto Intelectual Coletivo de Classe. 2024. 122 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7542 |
Issue Date: | 12-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (CVL) |
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