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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7521
Tipo do documento: Dissertação
Title: Políticas públicas para atendimento educacional da pessoa com deficiência e/ou transtornos na rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu
Other Titles: Public policies for educational support for people with disbilities and/or disorders in the municipal education system in Foz do Iguaçu
Autor: Ressel, Emily Rayana da Cruz 
Primeiro orientador: Aguirre, Lissandra Espinosa de Mello
Primeiro membro da banca: André, Tamara Cardoso
Segundo membro da banca: Vieira, Maria Eta
Terceiro membro da banca: Volpato, Elaine Cristina Francisco
Resumo: A presente pesquisa visou analisar de maneira interdisciplinar as políticas públicas implementadas na rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu – PR no que tange ao Atendimento Educacional Especializado de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos funcionais específicos ou altas habilidades/ superdotação. O atendimento educacional inclusivo da pessoa com deficiência rompe com a ideia de integração e, sobretudo, de segregação, indo além de tais conceitos que por muito tempo estiveram vigentes na seara educacional. Destina-se a assegurar aos alunos o desenvolvimento pleno de todas as suas potencialidades através de um trabalho individualizado e especializado. Para solucionar o problema de pesquisa foram apontados importantes marcos legais do direto da pessoa com deficiência, sobretudo em âmbito educacional, dada a fundamentalidade do direito social à educação. Considerou-se também os apontamentos trazidos por importantes nomes da pedagogia a fim de compreender os avanços obtidos em termos de atendimento educacional da pessoa com deficiência ou com transtornos relacionados à aprendizagem, que evidenciam a árdua caminhada de superação da exclusão deste público dos ambientes comuns de aprendizagem. Analisou-se o conceito de educação especial na perspectiva da educação inclusiva e as políticas públicas voltadas para sua efetivação. A metodologia adotada foi a análise qualiquantitativa de documentos e dados apresentados pelo Município de Foz do Iguaçu, além da pesquisa bibliográfica. Ao final da pesquisa foi possível traçar um panorama do atendimento educacional ofertado ao alunado da Educação Especial na cidade em comento, identificando-se que há de fato políticas educacionais inclusivas, mas que ainda há muito que avançar para assegurar uma inclusão educacional plena e efetiva, pois os dados coletados indicam lacunas na oferta do atendimento.
Abstract: This research aimed to analyze, in an interdisciplinary manner, the public policies implemented in the municipal education system in Foz do Iguaçu – PR, concerning the Specialized Educational Assistance for students with disabilities, global developmental disorders, specific functional disorders, or giftedness/talents. The inclusive educational service for people with disabilities breaks with the idea of integration and, above all, segregation, going beyond these concepts that have long prevailed in the educational field. It aims to ensure that students fully develop all their potential through individualized and specialized work. To address the research problem, important legal milestones regarding the rights of people with disabilities were identified, especially in the educational field, given the fundamental nature of the social right to education. The contributions of key names in pedagogy were also considered in order to understand the progress made in terms of educational service for people with disabilities or learning-related disorders, highlighting the challenging journey of overcoming the exclusion of this group from common learning environments. The concept of special education from the perspective of inclusive education and the public policies aimed at its implementation were analyzed. The methodology adopted was a qualitative and quantitative analysis of documents and data presented by the Municipality of Foz do Iguaçu, in addition to bibliographic research. At the end of the research, it was possible to outline an overview of the educational services offered to Special Education students in the city in question, identifying that there are indeed inclusive educational policies, but there is still much to be done to ensure full and effective educational inclusion, as the collected data indicate gaps in the provision of services.
Keywords: Educação inclusiva
Políticas públicas
Direito social
Pessoa com deficiência
Inclusive education
Public policies
Social rights
People with disabilities
CNPq areas: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Ressel, Emily Rayana da Cruz. Políticas públicas para atendimento educacional da pessoa com deficiência e/ou transtornos na rede municipal de ensino em Foz do Iguaçu. 2025. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7521
Issue Date: 2-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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