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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7518
Tipo do documento: | Tese |
Title: | DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: tecendo caminhos e aproximações na formação continuada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Other Titles: | PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN UNIVERSITY TEACHING: weaving paths and approaches in continuing education at the State University of Western Paraná |
Autor: | Silva, Ligiane de Lourdes da ![]() |
Primeiro orientador: | Carvalho, Marco Antonio Batista |
Primeiro coorientador: | Manchope, Elenita Conegero Pastor |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Marco Antonio Batista |
Segundo membro da banca: | Schroeder, Tânia Maria Rechia |
Terceiro membro da banca: | Bastos, Carmen Celia Barradas Correia |
Quarto membro da banca: | Melo, Angelita Cristine de |
Quinto membro da banca: | Santos, Wanda Terezinha Pacheco dos |
Resumo: | A pesquisa objetiva compreender como o Desenvolvimento Profissional Docente (DPD) se insere na formação continuada de professores universitários na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), tendo como parâmetro o trabalho institucional realizado em três Universidades: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Estadual do CentroOeste. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva-analítica, nos princípios da modalidade da pesquisa qualitativa que mescla dados quantitativos e qualitativos. Utilizou-se a pesquisa documental, tendo como base os documentos relevantes à formação continuada no contexto da docência universitária. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os interlocutores: Assessores pedagógicos; Pró-reitor de Graduação; Diretor Pedagógico e Coordenadores dos Programas de Formação Docente. Na análise das entrevistas utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva apoiada pelo software IRAMUTEQ. O corpus textual foi composto por 55 textos, referentes às 11 entrevistas, com por cinco perguntas cada, das quais obteve-se 699 segmentos de textos, com aproveitamento de 629 deles (89,99%), os quais apresentam vocabulários semelhantes entre si, e com maior densidade (score) em cada categoria intermediária gerada. Formaram-se seis categorias intermediárias, das quais resultaram três metatextos finais: A - Formação do docente universitário: articulação entre as ações institucionais para a formação continuada e a necessidade formativa do professor; B - Perspectivas e desafios: das necessidades de formação continuada ao Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Superior; C - Programas de formação docente na Educação Superior: integração entre o ensino, pesquisa e extensão. Com base no referencial teórico, pautado nos estudos da Pedagogia Universitária, especialmente, de Cunha, Marcelo, Masetto, Nóvoa. Podese inferir que os documentos institucionais e as entrevistas analisadas apontam uma aproximação entre o discurso institucional e de seus interlocutores de forma variável. A UNIOESTE apresenta um modelo predominante de centralização e controle das ações pela Pró-reitoria de Graduação, por meio da Assessoria Pedagógica, com ações de formação de forma fragmentada e episódica. Dentre as necessidades destacam-se ações formativas iniciais e continuadas dos docentes universitários, principalmente em decorrência dos desafios advindos dos contextos emergentes. A institucionalização do programa de formação docente em processo de construção na UNIOESTE, deve oferecer suporte, infraestrutura e oportunidades de aprendizado contínuo. Ainda, deve estar alinhado e contextualizado ao DPD, de forma a atender as necessidades docentes nas diferentes fases da carreira profissional. Desta forma, essa tese amplia a compreensão da formação docente na Educação Superior; propõe caminhos para a construção de programas de formação docente mais eficazes e contribui para a valorização da docência na carreira docente. |
Abstract: | The research aims to understand how Teaching Professional Development (DPD) is part of the continued training of university teachers at the State University of Western Paraná (UNIOESTE), taking as a parameter the institutional work carried out at three Universities:Londrina State University, Ponta Grossa State University and CentralWest State University. This is a descriptive-analytical research, based on the principles of qualitative research that mixes quantitative and qualitative data. Documentary research was used, based on documents relevant to continuing education in the context of university teaching. Semi-structured interviews were carried out with the interlocutors: Pedagogical advisors; Dean of Undergraduate Studies; Pedagogical Director and Coordinators of Teacher Training Programs. In analyzing the interviews, the Discursive Textual Analysis methodology was used, supported by the IRAMUTEQ software. The textual corpus was composed of 55 texts, referring to the 11 interviews, with five questions each, from which 699 text segments were obtained, 629 of which were used (89.99%), which have similar vocabulary to each other, and with greater density (score) in each intermediate category generated. Six intermediate categories were formed, which resulted in three final metatexts: A - University teacher training: articulation between institutional continuing education actions and teacher training needs; B - Perspectives and challenges: from ongoing training needs to Teaching Professional Development in Higher Education; C - Teacher training programs in Higher Education: integration between teaching, research and extension. Based on the theoretical framework, based on studies of University Pedagogy, especially by Cunha, Marcelo, Masetto, Nóvoa. It can be inferred that the institutional documents and interviews analyzed indicate an approximation between the institutional discourse and that of its interlocutors in different ways. UNIOESTE presents a predominant model of centralization and control of the actions of the Dean of Undergraduate Studies, through pedagogical advice, with training actions in a fragmented and episodic manner. Among the needs, initial and continuing training actions for university teachers stand out, mainly due to the challenges arising from emerging contexts. The institutionalization of the teacher training program under construction at UNIOESTE must offer support, infrastructure and opportunities for continuous learning. Furthermore, it must be aligned and contextualized with DPD, in order to meet teaching needs at different stages of their professional career. In this way, this thesis expands the understanding of teacher training in Higher Education; proposes ways to build more effective teacher training programs and contributes to the valorization of teaching in the teaching career. |
Keywords: | Formação docente Pedagogia Universitária Políticas institucionais Teacher training University Pedagogy Institutional policies |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | SILVA, Ligiane de Lourdes da. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: tecendo caminhos e aproximações na formação continuada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 2024. 159 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7518 |
Issue Date: | 24-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (CVL) |
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