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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7513
Tipo do documento: Dissertação
Title: Inclusão escolar: um estudo acerca do atendimento ofertado ao aluno com transtorno do espectro autista do ensino fundamental I em Foz do Iguaçu no Brasil e em Puerto Iguazú na Argentina
Other Titles: School inclusion: a study about the care offered to students with autism spectrum disorder in elementary school I in Foz do Iguaçu in Brazil and in Puerto Iguazú in Argentina
Autor: Menezes, Luciene Acordi de 
Primeiro orientador: Bondezan, Andreia Nakamura
Primeiro membro da banca: Goes, Eliane Pinto de
Segundo membro da banca: Silva, Sandra Salete de Camargo
Resumo: Esta dissertação consiste em um estudo sobre o atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Fundamental I situados no contexto de inclusão escolar na Fronteira Brasil (Foz do Iguaçu) e Argentina (Puerto Iguazú). A educação reconhece o processo de escolarização inclusiva desses alunos como um grande desafio para todos os envolvidos. A presente pesquisa apresenta como os alunos diagnosticados com TEA estão sendo atendidos em uma cidade do Brasil e uma da Argentina, apresentando também os principais documentos oficiais de cada país que garantem a educação escolar a este público, bem como entender a educação inclusiva e as especificidades desse transtorno. Tratamos das concepções de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva da Teoria Histórico-cultural que salvaguarda a importância da mediação docente para que a aprendizagem e o desenvolvimento das pessoas com deficiência ocorram. Obteve-se autorização dos órgãos responsáveis pela educação e educação especial nos dois municípios e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP). Utilizamos a abordagem qualitativa, realizamos o levantamento de dados junto aos órgãos responsáveis pela educação especial em cada localidade, tendo iniciado as entrevistas semiestruturadas em agosto de 2023, com os responsáveis pela educação especial, com os diretores das escolas e com os professores que atuam com alunos com TEA. Os dados obtidos por meio dos questionários foram analisados com a técnica de análise de conteúdo. Este estudo proporcionou uma visão diferente no que se refere à inclusão de alunos com TEA, bem como saberes que dizem respeito a esse transtorno que antes não eram conhecidos. Se faz necessário, pensar novamente em formações iniciais e continuadas para que realmente proporcionem uma visão diferenciada da inclusão, que busque a construção de uma sociedade realmente inclusiva, o que não é possível em uma sociedade excludente. É necessário, portanto, investir nas políticas públicas e nas formações continuadas, objetivando um atendimento de qualidade e a permanência de todos os alunos no processo de inclusão. Isso requer a implementação de ações concretas que contemplem a diversidade das necessidades educacionais, promovam a capacitação constante dos profissionais da educação e assegurem recursos pedagógicos e tecnológicos adequados. Somente assim será possível construir um ambiente escolar verdadeiramente inclusivo, que respeite as individualidades e garanta o pleno desenvolvimento dos estudantes em um contexto de equidade e justiça social.
Abstract: This dissertation consists of a study on the care of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Elementary School I located in the context of school inclusion in the Brazilian (Foz do Iguaçu) and Argentina (Puerto Iguazú) Borders. Education recognizes the process of inclusive schooling of these students as a great challenge for all involved. The present research presents how students diagnosed with ASD are being cared for in a city in Brazil and one in Argentina, also presenting the main official documents of each country that guarantee school education to this public, as well as understanding inclusive education and the specificities of this disorder. We deal with the conceptions of development and learning from the perspective of the Historical-cultural Theory, which safeguards the importance of teacher mediation so that the learning and development of people with disabilities occurs. Authorization was obtained from the bodies responsible for education and special education in the two municipalities and approval from the Human Research Ethics Committee (CEP). We used the qualitative approach, carried out data collection with the bodies responsible for special education in each location, having started semi-structured interviews in August 2023, with those responsible for special education, with school principals and with teachers who work with students with ASD. The data obtained through the questionnaires were analyzed using the content analysis technique. This study provided a different view regarding the inclusion of students with ASD, as well as knowledge regarding this disorder that was not known before. If necessary, think again about initial and continuing education that really provides a differentiated view of inclusion, which seeks to build a truly inclusive society, which is not possible in an excluding society. It is therefore necessary to invest in public policies and continuous training, aiming for quality service and the permanence of all students in the inclusion process. This requires the implementation of concrete actions that address the diversity of educational needs, promote the constant training of education professionals, and ensure adequate pedagogical and technological resources. Only then will it be possible to build a truly inclusive school environment that respects individuality and ensures the full development of students in a context of equity and social justice.
Keywords: Educação Inclusiva
Transtorno do espectro autista
Aprendizagem e desenvolvimento
Inclusive education
Autism spectrum disorder
Learning and development
CNPq areas: EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação Letras e Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Campun: Foz do Iguaçu
Citation: Menezes, Luciene Acordi de. Inclusão escolar: um estudo acerca do atendimento ofertado ao aluno com transtorno do espectro autista do ensino fundamental I em Foz do Iguaçu no Brasil e em Puerto Iguazú na Argentina. 2024. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7513
Issue Date: 10-Oct-2024
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ)

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