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Tipo do documento: Tese
Title: Fragmentos Do Feminino: Estilhaços, Metamorfoses E Alegorias No Cinema Sul-Americano
Other Titles: Fragments of the Feminine: Shards, Metamorphoses, and Allegories in South American Cinema
Autor: Ribeiro, Josiane Valcarenghi 
Primeiro orientador: Silva, Acir Dias da
Primeiro membro da banca: Silva, Acir Dias da
Segundo membro da banca: Martins, Zeloi Aparecida
Terceiro membro da banca: Stecz, Solange
Quarto membro da banca: Diniz, Alai Garcia
Quinto membro da banca: Fachin, Paulo Cesar
Resumo: A pesquisa apresenta reflexões e análise envolvendo a representação da mulher nas obras cinematográficas de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Com o propósito de encontrar respostas à problematização de como a figura da mulher é mostrada nas produções fílmicas geograficamente citadas. Como objetivo geral, apresenta-se a hipótese de representação do feminino no cinema sul-americano contemporâneo ligado a uma história compartilhada de opressão e resistência, utilizando a alegoria para revelar entrecruzamento desse passado comum, a alegoria como uma ferramenta para explorar as complexidades da experiência feminina, expondo tanto a opressão quanto a resistência às estruturas patriarcais e coloniais e ainda de que essas representações transcendem o olhar masculino, desafiando narrativas hegemônicas e desconstruindo estruturas coloniais ao recuperar vozes e perspectivas marginalizadas. A tese propõe integrar discussões sobre gênero, narrativa cinematográfica, decolonialidade, patriarcado e machismo para analisar como o cinema sulamericano retrata a mulher. Esta deixa de ser coadjuvante e passa a ser protagonista, desafiando e reconstruindo conceitos preestabelecidos sobre seu papel nas sociedades, sob uma perspectiva alegórica. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos de Maria Lugones, com a inclusão de Walter Mignolo e Aníbal Quijano no debate sobre decolonialidade e gênero na América do Sul. As discussões sobre “alegoria” são fundamentadas em Jeanne-Marie Gagnebin, complementadas por Walter Benjamin e Ismail Xavier. Já para a análise das narrativas e personagens do cinema sul-americano, a referência principal é Robert Stam. Além disso, busca-se também integrar teóricos sulamericanos para fortalecer a base teórica, sem excluir outras fontes relevantes. Trata-se de uma pesquisa inserida nos Estudos Comparados, de natureza analítica e comparativa interartes, com caráter bibliográfico e qualitativo. O estudo utiliza um método comparativista para analisar os filmes Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho (Brasil); La Ciénaga (2001), de Lucrecia Martel (Argentina); Gloria (2013), de Sebastián Lelio (Chile); Las Herederas (2018), de Marcelo Martinessi (Paraguai); e Mi Amiga del Parque (2015), de Ana Katz (Argentina/Uruguai). Esse processo de investigação busca encontrar um ponto de convergência que não imponha certezas rígidas sobre a representação da mulher sulamericana, mas que promova uma visão flexível das múltiplas possibilidades de ser. O estudo explora como a imagem dessas mulheres ocupa um território ainda marcado pela condição colonial e pela imposição de padrões externos.
Abstract: The research presents reflections and analysis involving the representation of women in the cinematic works of Argentina, Brazil, Chile, Paraguay, and Uruguay, aiming to address the question of how women are depicted in the aforementioned film productions. The overarching goal is to propose the hypothesis that the representation of femininity in contemporary South American cinema is tied to a shared history of oppression and resistance, using allegory as a tool intersection of this common past. Allegory is employed as a means to explore the complexities of female experience, exposing both oppression and resistance to patriarchal and colonial structures. Furthermore, these representations transcend the male gaze, challenging hegemonic narratives and dismantling colonial frameworks by reclaiming marginalized voices and perspectives. The thesis seeks to integrate discussions on gender, cinematic narrative, decoloniality, patriarchy, and machismo to analyze how South American cinema portrays women. Women cease to be mere supporting characters and emerge as protagonists, challenging and reconstructing preconceived notions about their roles in society from an allegorical perspective. To achieve this objective, the research is grounded in the theoretical foundations of Maria Lugones, incorporating the contributions of Walter Mignolo and Aníbal Quijano to the discourse on decoloniality and gender in South America. Discussions on “allegory” draw upon Jeanne-Marie Gagnebin, complemented by Walter Benjamin and Ismail Xavier. For the analysis of narratives and characters in South American cinema, Robert Stam serves as a primary reference. Additionally, the study seeks to integrate South American theorists to strengthen its theoretical framework without excluding other relevant sources. This research is positioned within Comparative Studies, characterized by an analytical and inter-art comparative nature, employing bibliographical and qualitative approaches. A comparative method is used to analyze the films Aquarius (2016) by Kleber Mendonça Filho (Brazil), La Ciénaga (2001) by Lucrecia Martel (Argentina), Gloria (2013) by Sebastián Lelio (Chile), Las Herederas (2018) by Marcelo Martinessi (Paraguay), and Mi Amiga del Parque (2015) by Ana Katz (Argentina/Uruguay). This investigative process seeks to find a convergence point that does not impose rigid certainties about the representation of South American women but rather fosters a flexible perspective on the multiple possibilities of being. The study explores how the image of these women occupies a space still marked by colonial conditions and the imposition of external standards.
Keywords: Representação do Feminino
Alegoria
Cinema Sul-Americano
Representation of the feminine
Allegory
South American Cinema
CNPq areas: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Publisher: Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Sigla da instituição: UNIOESTE
Departamento: Centro de Educação, Comunicação e Artes
Program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Campun: Cascavel
Citation: RIBEIRO, Josiane Valcarenghi. Fragmentos Do Feminino: Estilhaços, Metamorfoses E Alegorias No Cinema Sul-Americano. 2024. 145 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7512
Issue Date: 8-Oct-2024
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

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