Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Josiane Valcarenghi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1147688437234655por
dc.contributor.advisor1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee1Silva, Acir Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6902191554348937por
dc.contributor.referee2Martins, Zeloi Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4062798556830780por
dc.contributor.referee3Stecz, Solange-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6933734062626717por
dc.contributor.referee4Diniz, Alai Garcia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1533451239385381por
dc.contributor.referee5Fachin, Paulo Cesar-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2707418857014611por
dc.date.accessioned2025-01-17T15:01:27Z-
dc.date.issued2024-10-08-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Josiane Valcarenghi. Fragmentos Do Feminino: Estilhaços, Metamorfoses E Alegorias No Cinema Sul-Americano. 2024. 145 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7512-
dc.description.resumoA pesquisa apresenta reflexões e análise envolvendo a representação da mulher nas obras cinematográficas de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Com o propósito de encontrar respostas à problematização de como a figura da mulher é mostrada nas produções fílmicas geograficamente citadas. Como objetivo geral, apresenta-se a hipótese de representação do feminino no cinema sul-americano contemporâneo ligado a uma história compartilhada de opressão e resistência, utilizando a alegoria para revelar entrecruzamento desse passado comum, a alegoria como uma ferramenta para explorar as complexidades da experiência feminina, expondo tanto a opressão quanto a resistência às estruturas patriarcais e coloniais e ainda de que essas representações transcendem o olhar masculino, desafiando narrativas hegemônicas e desconstruindo estruturas coloniais ao recuperar vozes e perspectivas marginalizadas. A tese propõe integrar discussões sobre gênero, narrativa cinematográfica, decolonialidade, patriarcado e machismo para analisar como o cinema sulamericano retrata a mulher. Esta deixa de ser coadjuvante e passa a ser protagonista, desafiando e reconstruindo conceitos preestabelecidos sobre seu papel nas sociedades, sob uma perspectiva alegórica. Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa se baseia nos pressupostos teóricos de Maria Lugones, com a inclusão de Walter Mignolo e Aníbal Quijano no debate sobre decolonialidade e gênero na América do Sul. As discussões sobre “alegoria” são fundamentadas em Jeanne-Marie Gagnebin, complementadas por Walter Benjamin e Ismail Xavier. Já para a análise das narrativas e personagens do cinema sul-americano, a referência principal é Robert Stam. Além disso, busca-se também integrar teóricos sulamericanos para fortalecer a base teórica, sem excluir outras fontes relevantes. Trata-se de uma pesquisa inserida nos Estudos Comparados, de natureza analítica e comparativa interartes, com caráter bibliográfico e qualitativo. O estudo utiliza um método comparativista para analisar os filmes Aquarius (2016), de Kleber Mendonça Filho (Brasil); La Ciénaga (2001), de Lucrecia Martel (Argentina); Gloria (2013), de Sebastián Lelio (Chile); Las Herederas (2018), de Marcelo Martinessi (Paraguai); e Mi Amiga del Parque (2015), de Ana Katz (Argentina/Uruguai). Esse processo de investigação busca encontrar um ponto de convergência que não imponha certezas rígidas sobre a representação da mulher sulamericana, mas que promova uma visão flexível das múltiplas possibilidades de ser. O estudo explora como a imagem dessas mulheres ocupa um território ainda marcado pela condição colonial e pela imposição de padrões externos.por
dc.description.abstractThe research presents reflections and analysis involving the representation of women in the cinematic works of Argentina, Brazil, Chile, Paraguay, and Uruguay, aiming to address the question of how women are depicted in the aforementioned film productions. The overarching goal is to propose the hypothesis that the representation of femininity in contemporary South American cinema is tied to a shared history of oppression and resistance, using allegory as a tool intersection of this common past. Allegory is employed as a means to explore the complexities of female experience, exposing both oppression and resistance to patriarchal and colonial structures. Furthermore, these representations transcend the male gaze, challenging hegemonic narratives and dismantling colonial frameworks by reclaiming marginalized voices and perspectives. The thesis seeks to integrate discussions on gender, cinematic narrative, decoloniality, patriarchy, and machismo to analyze how South American cinema portrays women. Women cease to be mere supporting characters and emerge as protagonists, challenging and reconstructing preconceived notions about their roles in society from an allegorical perspective. To achieve this objective, the research is grounded in the theoretical foundations of Maria Lugones, incorporating the contributions of Walter Mignolo and Aníbal Quijano to the discourse on decoloniality and gender in South America. Discussions on “allegory” draw upon Jeanne-Marie Gagnebin, complemented by Walter Benjamin and Ismail Xavier. For the analysis of narratives and characters in South American cinema, Robert Stam serves as a primary reference. Additionally, the study seeks to integrate South American theorists to strengthen its theoretical framework without excluding other relevant sources. This research is positioned within Comparative Studies, characterized by an analytical and inter-art comparative nature, employing bibliographical and qualitative approaches. A comparative method is used to analyze the films Aquarius (2016) by Kleber Mendonça Filho (Brazil), La Ciénaga (2001) by Lucrecia Martel (Argentina), Gloria (2013) by Sebastián Lelio (Chile), Las Herederas (2018) by Marcelo Martinessi (Paraguay), and Mi Amiga del Parque (2015) by Ana Katz (Argentina/Uruguay). This investigative process seeks to find a convergence point that does not impose rigid certainties about the representation of South American women but rather fosters a flexible perspective on the multiple possibilities of being. The study explores how the image of these women occupies a space still marked by colonial conditions and the imposition of external standards.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2025-01-17T15:01:27Z No. of bitstreams: 1 Josiane_Ribeiro2024.pdf: 5437110 bytes, checksum: 22cb3912fa55ca48d223d68d04837f35 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-17T15:01:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josiane_Ribeiro2024.pdf: 5437110 bytes, checksum: 22cb3912fa55ca48d223d68d04837f35 (MD5) Previous issue date: 2024-10-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRepresentação do Femininopor
dc.subjectAlegoriapor
dc.subjectCinema Sul-Americanopor
dc.subjectRepresentation of the feminineeng
dc.subjectAllegoryeng
dc.subjectSouth American Cinemaeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleFragmentos Do Feminino: Estilhaços, Metamorfoses E Alegorias No Cinema Sul-Americanopor
dc.title.alternativeFragments of the Feminine: Shards, Metamorphoses, and Allegories in South American Cinemaeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Josiane_Ribeiro2024.pdf5.31 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.