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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7499
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Formação de Professores de uma Clínica-Escola Especializada para Crianças com Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista: contribuições da perspectiva histórico-cultural |
Other Titles: | Teacher’s Formative Process at a Specialized School Clinic for Children Diagnosed with Autism Spectrum Disorder: contributions from a historical-cultural perspective |
Autor: | Comparin, Karen Andréa ![]() |
Primeiro orientador: | Szymanski, Maria Lídia Sica |
Primeiro membro da banca: | Szymanski, Maria Lídia Sica |
Segundo membro da banca: | Iacono, Jane Peruzo |
Terceiro membro da banca: | Zoia, Elvenice Tatiana |
Quarto membro da banca: | Bernardes, Maria Eliza Mattosinho |
Quinto membro da banca: | Digiovanni, Alayde Maria Pinto |
Resumo: | Levando em consideração o número crescente de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), desafiando a Educação, e tendo a díade professor-aluno como fundamental nesse processo, a presente pesquisa objetivou analisar os desdobramentos de um processo de formação continuada, fundamentado na perspectiva histórico-cultural, visando ampliar a emancipação de professores de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista. Foram objetivos específicos: Analisar quais as contribuições da perspectiva histórico-cultural para o processo de humanização e emancipação de crianças e adultos; Identificar nas pesquisas apoiadas na perspectiva histórico-cultural, que integram as plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Periódicos CAPES e LILACS, as contribuições para a compreensão de processos de formação docente; Analisar o impacto da formação continuada na prática do professor que atende crianças com diagnóstico de TEA. O estudo desenvolveu-se na Clínica-Escola do Transtorno do Espectro Autista (CETEA), na cidade de Cascavel – PR, e foram sujeitos da pesquisa 14 professores dessa instituição. A pesquisa envolveu um processo de formação docente continuada, e nos encontros, abordaram-se, entre outros assuntos: os pressupostos filosóficos na perspectiva histórico-cultural, articulados com o currículo da rede municipal de ensino; os conceitos de humanização e emancipação; as funções psicológicas superiores; a zona de desenvolvimento iminente; e a periodização do desenvolvimento psíquico. Foram elaboradas tarefas, baseadas na Teoria da Atividade, para serem aplicadas no dia a dia escolar dos professores, com o foco no aluno autista, as quais posteriormente foram usadas para análise de seus efeitos na formação docente. Para organização e análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, visando captar o movimento dos professores. A partir do Estado do Conhecimento e com base na fundamentação teórica do estudo, os resultados foram analisados conforme as seguintes categorias: Limites e Possibilidades da Formação Docente, Atividade-Guia e Processo de EnsinoAprendizagem. Observou-se um avanço no pensamento teórico do professor durante o processo de formação, trazendo elementos da teoria para fundamentar a prática, numa relação dialética. A formação possibilitou, ao docente, maior compreensão e consequentemente maior clareza de sua responsabilidade no processo de ensinoaprendizagem de seus alunos, ampliando sua concepção inicial, restrita principalmente às condições de TEA. Conclui-se, confirmando a tese de que formações apoiadas na teoria histórico-cultural podem gerar transformações nos professores envolvidos, que ampliam sua emancipação à medida que se apropriam dos fundamentos do fazer pedagógico. |
Abstract: | Considering the growing number of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), challenging Education, and having the teacher-student dyad as fundamental in this process, the present research aimed to analyze the development of teacher's continuous formative process, based on a historical-cultural perspective, aiming to expand their emancipation on the work with children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. The specific objectives were: Analyze the contributions of the historicalcultural perspective to the process of children and adults humanization and emancipation; Identify in a research based on a historical-cultural perspective, on the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), CAPES and LILACS Periodicals, the contributions to understanding the continuous formative process of teacher's; Analyze the impact of a continuous formative process of teacher's in the learning process of children diagnosed with ASD. The study, involving 14 teacher's, was carried out at the Autistic Spectrum Disorder School Clinic (CETEA), in the city of Cascavel – PR. The process included meetings addressed, among other topics: philosophical assumptions, from a historical-cultural perspective, articulating with the curriculum of the municipal education network; concepts of humanization and emancipation; higher psychological functions; zone of imminent development; and periodization of psychic development. Tasks were developed, based on Activity Theory, to be applied in teacher's daily school life, with a focus on autistic students, which were later used to analyze their effects. Content Analysis was used to organize and analyze the data, aiming to capture the teaching movement. From the State of Knowledge and based on the theoretical foundation of the study, the results were analyzed according to the following categories: Limits and Possibilities of Teacher's formative process, Guide Activity and Teaching-Learning Process. An advance was observed in the teacher's theoretical thinking during the formative process, bringing elements of theory to support practice in a dialectic relationship, demonstrating a greater understanding and consequently greater clarity of his responsibility for the entire teaching and learning process of the student, expanding the initial conception, mainly restricted to ASD conditions. In conclusion, the thesis defended is confirmed as a continuous formative process based on a historical-cultural theory can generate transformations in the teacher's involved, who expand their emancipation as they appropriate the foundations of their pedagogical work. |
Keywords: | Atividade-guia Formação Docente Processo de Ensinoaprendizagem Teoria da Atividade Transtorno do Espectro Autista Guide Activity Teacher’s Formative Process Teaching-learning Process Activity Theory Autism Spectrum Disorder |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | COMPARIN, Karen Andréa. Formação de Professores de uma Clínica-Escola Especializada para Crianças com Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista: contribuições da perspectiva histórico-cultural. 2024. 174 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7499 |
Issue Date: | 18-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação (CVL) |
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