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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7498
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A relação de direito e de fato entre religião e escola pública nos Colégios Estaduais de Corbélia - PR |
Other Titles: | The jure and the facto relationship between religion and public schools in the Corbélia - PR State High Schools |
Autor: | Pereira, Isabela Machke ![]() |
Primeiro orientador: | Derisso, José Luis |
Primeiro membro da banca: | Derisso, José Luis |
Segundo membro da banca: | Orso, Paulino José |
Terceiro membro da banca: | Silva, Luzia Batista de Oliveira |
Quarto membro da banca: | Sepúlveda, José Antonio Miranda |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar as relações existentes entre religião e escola pública. Esta pesquisa ocorreu no âmbito histórico, a partir de pesquisas bibliográficas, por meio de livros e artigos da internet. Alguns tópicos abordados foram relacionados à definição de laicidade e seus pressupostos que definem o Brasil como um Estado laico. Compreende-se que no atual modelo de sociedade, o Estado atua juntamente com a política e o meio jurídico, e dentro desses meios, um é influenciado pelo outro para que então seja possível a organização social. Entretanto, comumente observamos o poder político dar prioridade à vontade e interesses dos que detêm o poder, portanto, quando utilizamos a frase “de direito e de fato” no título desta dissertação, o intuito é referir-se ao fato de que, quando se trata dos documentos regidos pela lei que devem ser seguidos no âmbito público no que se refere à laicidade do Estado, principalmente no contexto escolar, o que notamos muitas vezes são dinâmicas escolares que se contradizem com o que realmente é de direito estabelecido juridicamente nas leis brasileiras. Segundo as fontes bibliográficas, buscou-se trazer a história da implantação do Ensino Religioso nas escolas públicas brasileiras e o que esse componente curricular remete ao campo educacional. Também se realizou uma pesquisa de campo com professores e gestores dos Colégios Estaduais de Corbélia, com entrevista e questionário, com o intuito analisar a compreensão desses profissionais com relação à laicidade das unidades escolares e ao Ensino Religioso. A partir da teoria e das análises empreendidas por meio da pesquisa de campo, com auxílio da Análise de Conteúdo, abordam-se as contradições existentes na relação religião/escola e o decorrente conflito com os pressupostos de um Estado laico. |
Abstract: | This study aims to analyze the relationships between religion and public schools. This research was conducted in a historical context, based on bibliographical research, through books and articles on the internet. Some topics covered were related to the definition of secularism and its assumptions that define Brazil as a secular state. It is understood that in the current model of society, the State acts together with politics and the legal environment, and within these environments, one is influenced by the other so that social organization is possible. However, we commonly observe that political power gives priority to the will and interests of those who hold power, therefore, when we use the phrase “de jure and de facto” in the title of this dissertation, the intention is to refer to the fact that, when it comes to documents governed by law that must be followed in the public sphere with regard to the secularity of the State, especially in the school context, what we often notice are school dynamics that contradict what is actually legally established in Brazilian laws. According to the bibliographic sources, the aim was to present the history of the implementation of Religious Education in Brazilian public schools and what this curricular component refers to the educational field. A field study was also conducted with teachers and administrators of the State Schools of Corbélia, with interviews and questionnaires, with the aim of analyzing the understanding of these professionals regarding the secular nature of the schools and Religious Education. Based on the theory and analyses undertaken through field research, with the help of Content Analysis, the contradictions existing in the relationship between religion and school and the resulting conflict with the assumptions of a secular State are addressed. |
Keywords: | Laicidade Ensino religioso Escola pública Práticas religiosas Secularism Religious education Public schools Religious practices |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Campun: | Cascavel |
Citation: | PEREIRA, Isabela Machke. A relação de direito e de fato entre religião e escola pública nos Colégios Estaduais de Corbélia - PR. 2024. 77 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7498 |
Issue Date: | 4-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação(CVL) |
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