Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7496
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Carlile Danieli Piacentini dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0465095793324627por
dc.contributor.advisor1Christofoletti, João Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740674244821811por
dc.contributor.referee1Christofoletti, João Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740674244821811por
dc.contributor.referee2Cacciamani, Jackson Luis Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4652180789613389por
dc.contributor.referee3Fioresi, Claudia Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0611627004429141por
dc.date.accessioned2025-01-15T13:09:20Z-
dc.date.issued2024-07-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Carlile Danieli Piacentini dos. Mídias sociais e divulgação científica na educação em ciências: usos e percepções de alunos do ensino médio. 2024. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7496-
dc.description.resumoA divulgação de informação científica para um público não especializado possui uma longa trajetória, envolvendo diferentes temas, meios de comunicação, abordagens e objetivos. Com o advento das mídias digitais e das redes sociais, essa prática passou por uma transformação significativa, especialmente em relação ao formato, volume de informações, credibilidade e acesso. Tais mudanças tornaram mais simples para jovens estudantes acessar informações sobre conteúdos relacionados às ciências naturais. No entanto, ainda são pouco conhecidas as características do acesso e do uso dessas informações por esse público, particularmente no contexto do estudo formal. Diante disso, este estudo exploratório teve como objetivo investigar como jovens estudantes do ensino médio utilizam e consomem informações científicas divulgadas nas redes sociais, considerando suas preferências, modos de uso, razões e objetivos. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas coletivas com 18 estudantes do ensino médio em um município do estado do Paraná. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin, o que permitiu identificar quatro categorias principais: tradução e/ou simplificação da ciência, motivação para estudar ciências, interesse em conteúdos científicos e redes sociais como complemento ao ensino formal. Os resultados destacam a relevância das redes sociais no aprendizado desses jovens, que valorizam aspectos como facilidade de acesso, linguagem informal, dinamismo das apresentações, presença de humor e recursos visuais atrativos. Essas características mostram que as mídias sociais podem desempenhar um papel complementar ao ensino formal, estimulando o interesse e a motivação para o estudo das ciências naturais. Como uma pesquisa exploratória, este estudo lança luz sobre questões que demandam investigações futuras mais detalhadas e específicas.por
dc.description.abstractThe dissemination of scientific information to a non-specialized audience has a long history, encompassing various themes, communication methods, approaches, and objectives. With the advent of digital media and social networks, this practice has undergone significant transformation, especially in terms of format, volume of information, credibility, and access. These changes have made it easier for young students to access information on topics related to natural sciences. However, the characteristics of how this audience accesses and uses such information, particularly in the context of formal education, remain largely unknown. In this context, this exploratory study aimed to investigate how high school students consume and utilize scientific information shared on social networks, considering their preferences, usage modes, reasons, and objectives. Data collection involved questionnaires and group interviews with 18 high school students from a municipality in the state of Paraná, Brazil. The data were analyzed using Bardin's content analysis technique, which led to the identification of four main categories: translation and/or simplification of science, motivation to study science, interest in scientific content, and social networks as a complement to formal education. The results highlight the relevance of social networks in the learning process of these young students, who value aspects such as ease of access, informal language, dynamic presentations, humor, and appealing visual resources. These characteristics indicate that social networks can play a complementary role in formal education by fostering interest and motivation for studying natural sciences. As an exploratory study, this research sheds light on issues that require further, more detailed investigations in the future.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2025-01-15T13:09:20Z No. of bitstreams: 1 Carlile_Piacentini_Santos2024.pdf: 3005513 bytes, checksum: a40175c2dd8442e6c8beaa07d66af1cd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-15T13:09:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlile_Piacentini_Santos2024.pdf: 3005513 bytes, checksum: a40175c2dd8442e6c8beaa07d66af1cd (MD5) Previous issue date: 2024-07-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectMídias sociaispor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectScientific disseminationeng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectScience educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMídias sociais e divulgação científica na educação em ciências: usos e percepções de alunos do ensino médiopor
dc.title.alternativeHuman capital configured in the child: the world bank's training project for children on the periphery of capitalismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlile_Piacentini_Santos2024.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.