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https://tede.unioeste.br/handle/tede/7490
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Velhos e novos caminhos: evocações de memória, identidade e esperança para a infância na poesia negrobrasileira |
Other Titles: | Old and new paths: evocations of memory, identity and hope for childhood in black brazilian poetry |
Autor: | Macarini, Luciana Aparecida Bravim ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Valdeci Batista de Melo |
Segundo membro da banca: | Contreras, Lilibeth Janneth Zambrano |
Terceiro membro da banca: | Lima, Maria de Fatima Gonçalves |
Quarto membro da banca: | Cruz, Antonio Donizeti da |
Quinto membro da banca: | Sella, Aparecida Feola |
Resumo: | A presente tese objetiva analisar, comparativamente, quais subjetividades coletivas e paradigmas estético-ideológicos prevalecem na expressão poética de autores negros que fazem referência à infância ou estabelecem interlocução com o público infantil. Elaboradas sob as modulações da abordagem qualitativa e do método comparativo, as análises se centralizaram em textos poéticos cujos eixos temáticos contemplavam a valorização ancestral da população negra por meio da recomposição da memória coletiva, o fortalecimento da constituição identitária positiva da criança negra contemporânea e a formulação do conceito de esperança, como instrumento de mobilização do leitor para a transformação da materialidade sóciohistórica. Esse esforço resultou na seleção dos seguintes poemas: Vozes-mulheres, de Conceição Evaristo, Aviso, de Geni Guimarães, Sentinelas, de Paulo Colina, Muleque, de Solano Trindade, Para entender e ouvir “Estrela”, de Cuti, Para a menina, de Conceição Evaristo, e Olhando no espelho, de Abdias do Nascimento. As reflexões formuladas se embasaram na revisão do percurso histórico estabelecido pela criança negra na sociedade brasileira, na comparação entre as distintas formas de representação da criança negra nos discursos literários de autores negros e brancos e na atuação da Poesia Negrobrasileira como ferramenta de enfrentamento ao racismo. Como arcabouço teórico, foram considerados os estudos historiográficos, filosóficos e culturais de Bergson (1999), Halbswachs (1990), Le Goff (1990), Pollak (1992), Del Priore (2001), Hall (2005), Bloch (2005) e Spinoza (2015). E, concernentes à Teoria Literária da Lírica e da Poesia Negrobrasileira, Paz (1982), Bosi (1993), Cuti (2010) e Evaristo (2010). As conclusões se encaminharam para a percepção da proeminência de um discurso subversivo, contraposto aos ditames literários racistas e intrinsicamente comprometido com o processo de conscientização racial da população negra infantil. |
Abstract: | This thesis aims to comparatively analyze which collective subjectivities and aestheticideological paradigms prevail in the poetic expression of black authors who refer to childhood or establish dialogue with children. Elaborated under the modulations of the qualitative approach and the comparative method, the analyses focused on poetic texts whose thematic axes included the ancestral valorization of the black population through the recomposition of collective memory, the strengthening of the positive identity constitution of the contemporary black child and the formulation of the concept of hope, as an instrument for mobilizing the reader for the transformation of socio-historical materiality. This effort resulted in the selection of the following poems: Vozes-mulheres, by Conceição Evaristo, Aviso, by Geni Guimarães, Sentinelas, by Paulo Colina, Muleque, by Solano Trindade, Para entender e ouvir “Estrela”, by Cuti, Para a menina, by Conceição Evaristo, and Olhando no espelho, by Abdias do Nascimento. The reflections formulated were based on a review of the historical trajectory established by the black child in Brazilian society, a comparison between the different ways in which the black child is represented in the literary discourses of black and white authors and the role of Black Brazilian Poetry as a tool for confronting racism. As a theoretical foundation, we considered the historiographical, philosophical and cultural studies of Bergson (1999), Halbswachs (1990), Le Goff (1990), Pollak (1992), Del Priore (2001), Hall (2005), Bloch (2005) and Spinoza (2015). And, regarding the Literary Theory of Black Brazilian Lyric and Poetry, Paz (1982), Bosi (1993), Cuti (2010) and Evaristo (2010). The conclusions led to the perception of the prevalence of a subversive discourse, opposed to racist literary principles and intrinsically committed to the process of racial awareness among the black child population. |
Keywords: | Poesia Negrobrasileira Infância Negra Educação Antirracista Black Brazilian Poetry, Black Childhood, Antiracist Education. Black Childhood Antiracist Education |
CNPq areas: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação, Comunicação e Artes |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Campun: | Cascavel |
Citation: | MACARINI, Luciana Aparecida Bravim. Velhos e novos caminhos: evocações de memória, identidade e esperança para a infância na poesia negrobrasileira. 2024. 134 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7490 |
Issue Date: | 13-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Letras (CVL) |
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