Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.unioeste.br/handle/tede/7490
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMacarini, Luciana Aparecida Bravim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0594383543149585por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.contributor.referee1Oliveira, Valdeci Batista de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2009141052525686por
dc.contributor.referee2Contreras, Lilibeth Janneth Zambrano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036895701114656por
dc.contributor.referee3Lima, Maria de Fatima Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911por
dc.contributor.referee4Cruz, Antonio Donizeti da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9408709557013563por
dc.contributor.referee5Sella, Aparecida Feola-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297322988541357por
dc.date.accessioned2025-01-14T16:15:17Z-
dc.date.issued2024-09-13-
dc.identifier.citationMACARINI, Luciana Aparecida Bravim. Velhos e novos caminhos: evocações de memória, identidade e esperança para a infância na poesia negrobrasileira. 2024. 134 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel - Paraná.por
dc.identifier.urihttps://tede.unioeste.br/handle/tede/7490-
dc.description.resumoA presente tese objetiva analisar, comparativamente, quais subjetividades coletivas e paradigmas estético-ideológicos prevalecem na expressão poética de autores negros que fazem referência à infância ou estabelecem interlocução com o público infantil. Elaboradas sob as modulações da abordagem qualitativa e do método comparativo, as análises se centralizaram em textos poéticos cujos eixos temáticos contemplavam a valorização ancestral da população negra por meio da recomposição da memória coletiva, o fortalecimento da constituição identitária positiva da criança negra contemporânea e a formulação do conceito de esperança, como instrumento de mobilização do leitor para a transformação da materialidade sóciohistórica. Esse esforço resultou na seleção dos seguintes poemas: Vozes-mulheres, de Conceição Evaristo, Aviso, de Geni Guimarães, Sentinelas, de Paulo Colina, Muleque, de Solano Trindade, Para entender e ouvir “Estrela”, de Cuti, Para a menina, de Conceição Evaristo, e Olhando no espelho, de Abdias do Nascimento. As reflexões formuladas se embasaram na revisão do percurso histórico estabelecido pela criança negra na sociedade brasileira, na comparação entre as distintas formas de representação da criança negra nos discursos literários de autores negros e brancos e na atuação da Poesia Negrobrasileira como ferramenta de enfrentamento ao racismo. Como arcabouço teórico, foram considerados os estudos historiográficos, filosóficos e culturais de Bergson (1999), Halbswachs (1990), Le Goff (1990), Pollak (1992), Del Priore (2001), Hall (2005), Bloch (2005) e Spinoza (2015). E, concernentes à Teoria Literária da Lírica e da Poesia Negrobrasileira, Paz (1982), Bosi (1993), Cuti (2010) e Evaristo (2010). As conclusões se encaminharam para a percepção da proeminência de um discurso subversivo, contraposto aos ditames literários racistas e intrinsicamente comprometido com o processo de conscientização racial da população negra infantil.por
dc.description.abstractThis thesis aims to comparatively analyze which collective subjectivities and aestheticideological paradigms prevail in the poetic expression of black authors who refer to childhood or establish dialogue with children. Elaborated under the modulations of the qualitative approach and the comparative method, the analyses focused on poetic texts whose thematic axes included the ancestral valorization of the black population through the recomposition of collective memory, the strengthening of the positive identity constitution of the contemporary black child and the formulation of the concept of hope, as an instrument for mobilizing the reader for the transformation of socio-historical materiality. This effort resulted in the selection of the following poems: Vozes-mulheres, by Conceição Evaristo, Aviso, by Geni Guimarães, Sentinelas, by Paulo Colina, Muleque, by Solano Trindade, Para entender e ouvir “Estrela”, by Cuti, Para a menina, by Conceição Evaristo, and Olhando no espelho, by Abdias do Nascimento. The reflections formulated were based on a review of the historical trajectory established by the black child in Brazilian society, a comparison between the different ways in which the black child is represented in the literary discourses of black and white authors and the role of Black Brazilian Poetry as a tool for confronting racism. As a theoretical foundation, we considered the historiographical, philosophical and cultural studies of Bergson (1999), Halbswachs (1990), Le Goff (1990), Pollak (1992), Del Priore (2001), Hall (2005), Bloch (2005) and Spinoza (2015). And, regarding the Literary Theory of Black Brazilian Lyric and Poetry, Paz (1982), Bosi (1993), Cuti (2010) and Evaristo (2010). The conclusions led to the perception of the prevalence of a subversive discourse, opposed to racist literary principles and intrinsically committed to the process of racial awareness among the black child population.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Neusa Fagundes (neusa.fagundes@unioeste.br) on 2025-01-14T16:15:17Z No. of bitstreams: 1 Luciana_Macarini2024.pdf: 1329384 bytes, checksum: 6762fd2c2dcb3310a9475934b6bd4004 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-14T16:15:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana_Macarini2024.pdf: 1329384 bytes, checksum: 6762fd2c2dcb3310a9475934b6bd4004 (MD5) Previous issue date: 2024-09-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Oeste do Paranápor
dc.publisher.departmentCentro de Educação, Comunicação e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNIOESTEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPoesia Negrobrasileirapor
dc.subjectInfância Negrapor
dc.subjectEducação Antirracistapor
dc.subjectBlack Brazilian Poetry, Black Childhood, Antiracist Education.eng
dc.subjectBlack Childhoodeng
dc.subjectAntiracist Educationeng
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleVelhos e novos caminhos: evocações de memória, identidade e esperança para a infância na poesia negrobrasileirapor
dc.title.alternativeOld and new paths: evocations of memory, identity and hope for childhood in black brazilian poetryeng
dc.typeTesepor
dc.publisher.campusCascavelpor
Appears in Collections:Doutorado em Letras (CVL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luciana_Macarini2024.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open Preview


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.