Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.unioeste.br/handle/tede/7443
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Viola Xadrez: memórias, narrativas e prestígio |
Other Titles: | Viola Xadrez: memories, narratives and prestige Viola Xadrez: memorias, narrativas e prestigio |
Autor: | Fernandes, Michel Presley ![]() |
Primeiro orientador: | Klauck, Samuel |
Primeiro membro da banca: | Gregory, Valdir |
Segundo membro da banca: | Brito, Rainer Miranda |
Resumo: | A Viola Xadrez, fabril-artesania fundada em meados do século passado no interior paulista, e situada atualmente em Catanduva/SP, suscita reflexão sobre sua trajetória. Desde seus registros na literatura especializada em música caipira, passando por estudos de sociologia e antropologia das suas técnicas de construção de instrumentos de cordas, com destaque para a viola caipira, reclamava, porém, debate sobre suas memórias e historicidade. Após revisão de estado da arte, promove-se no presente estudo uma construção dialógica entre uma dissertação de mestrado acerca daquelas técnicas e as transcrições de excertos de três entrevistas; entrevistados cujas memórias estão vinculadas à história da Viola Xadrez desde seus primórdios até os dias atuais. Procura-se promover uma hipótese segundo a qual o prestígio que tal fabril artesania perseguiu e ainda sustenta perante o público consumidor tem elementos de explicação distintos daqueles alcançados pelos estudos antropológicos mencionados. Os diálogos entre as fontes tiveram como marcos teóricos as noções de “liminaridade”, “memórias” e “narrativas”. O texto é finalizado com a procura da construção científica de um “conceito de prestígio”, apto a ser aplicado a casos similares ao da Viola Xadrez. |
Abstract: | Viola Xadrez, an artisanal factory founded half a century ago in the interior of São Paulo, and currently located in Catanduva/SP, urges us to reflecti about its trajectory. From its presence in specialized literature on peasant music, through sociology and anthropology studies on its construction techniques for stringed instruments, with an emphasis on peasant guitar, it demanded, however, a debate on its memories and historicity. In order to review the state of the art, this study promotes a dialogic construction between a Master's thesis on these techniques and transcriptions of extracts from three interviews; interviewees whose memories are linked to the history of Viola Xadrez from its beginnings
to the present day. We seek to promote a hypothesis according to which the prestige that artisanal manufacturing pursues and also maintains among the consumer public has elements of explanation different to those achieved by the aforementioned anthropological studies. The dialogues between the sources serve as theoretical frameworks the notions of “liminality”, “memories” and “narratives”. The text ends with the search for the scientific construction of a “prestige concept”, likely to be applied to similar cases to Viola Xadrez. Viola Xadrez, una fábrica artesanal fundada a mediados del siglo pasado en el interior de São Paulo, y actualmente ubicada en Catanduva/SP, provoca reflexión sobre su trayectoria. Desde sus registros en la literatura especializada en música campesina, pasando por estudios de sociología y antropología de sus técnicas de construcción de instrumentos de cuerda, con énfasis en la guitarra campesina, exigió, sin embargo, debate sobre sus memorias e historicidad. Luego de revisar el estado del arte, este estudio promueve una construcción dialógica entre una tesis de maestría sobre esas técnicas y las transcripciones de extractos de tres entrevistas; entrevistados cuyas memorias están ligadas a la historia de Viola Xadrez desde sus inicios hasta la actualidad. Buscamos promover una hipótesis según la cual el prestigio que dicha fabricación artesanal persiguió y aún mantiene entre el público consumidor tiene elementos de explicación diferentes a los alcanzados por los estudios antropológicos antes mencionados. Los diálogos entre las fuentes tuvieron como marcos teóricos las nociones de “liminalidad”, “memorias” y “narrativas”. El texto finaliza con la búsqueda de la construcción científica de un “concepto de prestigio”, susceptible de ser aplicado a casos similares al de Viola Xadrez. |
Keywords: | Viola Xadrez Memórias Narrativas Prestígio Liminaridade Viola Xadrez Memories Narratives Prestige Limitality Viola Xadrez memorias narrativas prestigio liminalidad |
CNPq areas: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Publisher: | Universidade Estadual do Oeste do Paraná |
Sigla da instituição: | UNIOESTE |
Departamento: | Centro de Educação Letras e Saúde |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras |
Campun: | Foz do Iguaçu |
Citation: | Fernandes, Michel Presley. Viola xadrez: memórias, narrativas e prestígio. 2024. 113f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu - PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.unioeste.br/handle/tede/7443 |
Issue Date: | 23-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras (FOZ) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Michel_Presley_Fernandes_2024.pdf | Documento principal | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open Preview |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.